Gentlemen, start your engines!

Cabeçalho modalidadesE agora sim, começaram as corridas. Depois da chuva ter cancelado ontem as sessões de qualificação do Grande Prémio do Qatar, fazendo com que as grelhas de partida de todas as categorias tenham sido definidas pelo tempo combinado das três sessões dos treinos livres realizadas, Miguel Oliveira ficou com o quinto lugar em Moto2. A sair da pole position ficam Maverick Viñales, em MotoGP, Franco Morbidelli, em Moto2, e Jorge Martín, em Moto3.

Iniciando pelo Moto2, o português, no final da primeira volta, devido a um mau arranque, passou a rodar no sétimo lugar e teve de ir em busca do prejuízo. Ao longo das sessões de treinos livres, Oliveira rodou sempre bastante rápido e a aposta seria mesmo ficar entre os cinco primeiros. De relembrar que, apesar de ser o seu segundo ano no mundial de Moto2, é uma nova equipa.

À terceira volta, Oliveira sobe à sexta posição, ultrapassando o seu antigo companheiro de equipa, Danny Kent.
Após mais duas voltas, voltou ao lugar em que saiu da grelha, ultrapassou Xavi Vierge e ficou em quinto lugar até à décima volta, que foi quando passou por Alex Márquez (irmão de Marc Marquez) e subiu ao quarto lugar, atrás de Takaaki Nakagami.
Nesta altura, Franco Morbidelli liderava a corrida desde o início, Thomas Luthi era o segundo e Takaaki Nakagami o terceiro, e assim se manteve até ao final, apesar de na última volta o português ter tentado um ataque final para chegar ao ultimo lugar do pódio, mas a experiência do japonês acabou por levar a melhor.
Contudo, é o melhor resultado de sempre do português em Moto2, e agoira uma grande época para o Miguel Oliveira.

#44 Miguel Oliveira

 Fonte: KTM
#44 Miguel Oliveira


Fonte: KTM

Já no MotoGp, e após os resultados combinados terem dado o pódio a Viñales (Yamaha), Iannone (Suzuki) e Marquez (Honda), a chuva voltou a ameaçar estragar a festa. 
O arranque da corrida ficou adiado para as 19h30, mas quando as motos voltaram à pista, teve de ser adiada novamente. A pista ainda não estava suficientemente seca, nem muito molhada para pneus de chuva. Retiraram uma volta, e passaram a existir duas voltas de reconhecimento. No entanto, existia o aviso, poderia ser cancelada a qualquer momento.

Começo de corrida tremendo de Zarco, que mostrou realmente o porquê de ter sido o campeão de Moto2 do ano passado, Marc Marquez vinha logo atrás e Dovizioso acabava o pódio. A 15 voltas do fim, Dovizioso passa Marquez, Crutchlow tem um segundo despiste e foi o abandono. Na volta seguinte, um pequeno erro foi o suficiente para que o sonho de Zarco acabasse por culpa de uma queda. Dovizioso era o líder.
 A meio da corrida era este o cenário: 1º Dovizioso; 2º Márquez; 3º Iannone; 4º Viñales; 5º Rossi; 6º Pedrosa; 7º Redding; 8º Miller; 9º A. Espargaró; 10º Lorenzo.
 E nessa mesma volta, a queda do piloto da Suzuki, Iannone, quando tentava subir para segundo. Deu para perceber que Marc Marquez não estava muito confiante, e aos poucos e poucos as Yamaha’s iam ganhando terreno. E a oito voltas do fim, Viñales primeiro e Rossi a seguir, passam o campeão do mundo e vão atrás do líder. 
Não durou muito, na volta seguinte a liderança foi alterada, Dovizioso foi ultrapassado pelo novo piloto da Yamaha.

#25 Maverick Viñales Fonte: MotoGP
#25 Maverick Viñales
Fonte: MotoGP

A cinco voltas do fim, Viñales continuava em primeiro, a conseguir segurar os ataques na recta da meta de Dovizioso e a sua Ducati, e as voltas rápidas de Rossi. Nesta altura, Marquez perdia o contacto com o pódio, mas quando já ninguém acreditava naquele pneu traseiro da Ducati, eis que Dovizioso volta ao ataque. No entanto, acabou por não ser suficiente, Viñales, na última volta, acaba por fazer uma volta muito rápida, e acabou por conseguir a vitória, sendo mesmo o segundo mais novo a conseguir vencer com duas marcas diferentes, e a mostrar que a Yamaha não ficou nada a perder com a troca com Lorenzo, que acabou em 11º. 



Apesar de tudo, acabou por ser uma corrida com bastante emoção a abrir o campeonato do mundo. Acredito que, mesmo assim, tenha sabido a pouco para os verdadeiros adeptos, mas cada vez mais no desporto em geral, se prefere o dinheiro ao invés de agradar ao publico (que neste caso foi quase nulo).

Para finalizar em Moto3, Joan Mir (Leopard Racing) foi o grande vencedor ficando à frente de John Mcphee (British Talent). Acredito que no próximo Grande Prémio na Argentina (dia 09 de Abril), vamos ter outros vencedores porque existem muitos pilotos a querer mostrar o que valem.

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Hugo Santos
Hugo Santoshttp://www.bolanarede.pt
Futebol por amor, motociclismo por paixão. Toda uma vida a acompanhar ambos, sempre a ansiar a luz verde.                                                                                                                                                 O Hugo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique e AC Milan vão reunir por Rafael Leão e há 40 milhões de euros a separar os dois clubes

O Bayern Munique está muito interessado em garantir Rafael Leão. O jogador pertence aos quadros do AC Milan.

Lamine Yamal elogia Cristiano Ronaldo e fala da Bola de Ouro: «Para mim é para o melhor jogador do ano»

Lamine Yamal deixou grandes elogios a Cristiano Ronaldo e falou sobre a corrida à próxima edição à Bola de Ouro.

Casa Pia diz adeus a ex-Benfica e posição será reforçada

O Casa Pia não vai continuar com Cauê nos seus quadros. O jogador esteve emprestado por meia época pelo Lommel.

Boca Juniors fecha reforço ao AC Milan por 3,5 milhões de euros a tempo de defrontar Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors tem a contratação de Marco Pellegrino fechada. Defesa de 22 anos regressará à América do Sul em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Matilde Vaz foi a 1ª jogadora a marcar pelo FC Porto e renova contrato

Matilde Vaz renovou contrato com o FC Porto. A jogadora foi a primeira da história a marcar pelos azuis e brancos.

Iván Fresneda quer subir o nível: «O meu próximo objetivo é a seleção de Espanha»

Iván Fresneda acabou por ser um elemento importante para o Sporting na última temporada. O lateral quer chegar à seleção.

Wellington Carvalho renova contrato com o Chaves

Wellington Carvalho vai continuar a vestir a camisola do Chaves. O extremo é mais uma das renovações flavienses.