Publicidade

Do exemplo de Diana Silva ao tema tabu da gravidez no futebol: «A maior parte das mulheres sentem-se descalças porque não sabem o que é que vai acontecer depois»

Diogo Ribeiro · 2 min

Foto: Carlos Silva / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A maternidade e a gravidez em análise. Este é um excerto da Antevisão da Primeira Liga Feminina 2026/27.

Para ajudar a antecipar a nova temporada, o Bola na Rede falou com Catarina Realista, média do Racing Power, e com Fernando Meira, treinador do Tadim, da 4.ª Divisão do Futebol Feminino e com passagens na formação de Braga, Vitória SC e Gil Vicente no feminino. 

Lê na íntegra o artigo Especial Antevisão da Primeira Liga Feminina 2026/27 e o retrato do Futebol Feminino em Portugal do Bola na Rede. Abaixo, um excerto relativo ao tabu da gravidez e às dificuldades da maternidade.

O tabu da gravidez

Outra dúvida persiste na cabeça das jogadoras: e se não for uma lesão que me vai obrigar a parar? A gravidez e a maternidade continuam a ser um tópico muitas vezes varrido para debaixo do tapete. 

«A maternidade é um tema que ainda é muito tabu em Portugal. A maior parte das mulheres sentem-se descalças porque não sabem o que é que vai acontecer depois. Vou dar um exemplo, e não é nada concreto. Tens contrato e o teu contrato acaba no final deste ano. Se tu engravidas agora e depois acabas o contrato, não há nenhuma obrigatoriedade de o renovarem. No final do dia não estás protegido enquanto atleta nem enquanto pessoa», destaca Catarina Realista. O exemplo de Itália, onde uma gravidez obriga o clube a renovar contrato de forma automática com a atleta, é um vislumbrar de futuro nos horizontes da média.

O tabu já foi maior. Poucos dias antes do arranque da Primeira Liga Feminina, voltou-se a falar de gravidez, da expectativa para o nascimento de uma criança e da vinda ao mundo de um novo ser. Diana Silva, avançada do Benfica e da seleção portuguesa, vai ser mãe. O testemunho da avançada tem de servir de base para o crescimento neste capítulo. 

«Na semana passada, faltei a um treino porque fui ao médico, fazer a ecografia de final do primeiro trimestre e queria comunicar que estou grávida. Foi uma notícia inesperada para o clube, mas estou muito feliz pela forma como a estrutura encarou o desafio. Ofereceram-me o apoio necessário desde início. Fiquei mesmo feliz com a forma como receberam a informação. Mostra uma evolução no desporto feminino em Portugal», revelou a avançada num testemunho partilhado pelo clube encarnado. O caminho está traçado para o futuro. 

Diogo Ribeiro

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.