Nice suspende Youcef Atal depois de publicação pró-Palestina e o jogador já é alvo de processo do Ministério Público

- Advertisement -

O OGC Nice decidiu suspender Youcef Atal. O jogador fez uma publicação pró-Palestina e está inclusive a ser investigado pelo Ministério Público.

O OCG Nice anunciou nesta quarta-feira que tomou a decisão de suspender Youcef Atal. A decisão foi tomada pelo clube francês na sequência da republicação de um vídeo de um pregador palestiniano chamado Mahmoud al-Hasanat. No vídeo é feito um pedido a Deus para enviar «um dia negro aos judeus» além de proteger os palestinos «se atirassem a pedra».

Youcef Atal apagou o vídeo e justificou o seu ponto de vista. «Gostaria de esclarecer o meu ponto de vista sem qualquer ambiguidade: condeno firmemente todas as formas de violência, em qualquer parte do mundo, e apoio todas as vítimas. Jamais apoiarei uma mensagem de ódio», pode ler-se numa mensagem publicada pelo jogador argelino.

Ainda assim o caso não foi colocado debaixo do tapete e o próprio Ministério Público de Nice abiru um processo de investigação a Atal por instigação a terrorismo.

«Apreendidos hoje, ao abrigo do artigo 40.º do Código de Processo Penal, pelo Presidente da Câmara dos Alpes Marítimos e pelo Presidente da Câmara Municipal de Nice, factos suscetíveis de serem atribuídos ao Sr. Youcef Atal, jogador profissional da equipa de futebol OGC Nice, no âmbito da divulgação, na semana passada, de mensagens nas redes sociais, a promotoria de Nice vai abrir uma investigação preliminar sobre as acusações de apologia ao terrorismo e incitação pública ao ódio ou à violência com base em uma religião específica», pode ler-se no comunicado do Ministério Público.

Também o Nice, na manhã desta quarta-feira, lançou um comunicado no qual afirma que tomou a decisão de suspender Youcef Atal por tempo indeterminado na sequência da publicação do jogador argelino.

Recorde-se que Anwar El-Ghazi foi dispensado do 1. FSV Mainz 05 por uma posição pública favorável à Palestina.

Eis o comunicado do OGC Nice na íntegra:

«Assim que regressou da seleção argelina, onde estava desde 9 de outubro, os diretores do OGC Nice convocaram e trocaram impressões com Youcef Atal.

O OGC Nice entende que o jogador reconheceu o seu erro ao remover rapidamente a publicação e emitindo um pedido de desculpas público e por escrito. No entanto, dada a natureza da publicação partilhada e a sua gravidade, o clube tomou a decisão de tomar imediatamente as primeiras sanções disciplinares contra o jogador, antes daquelas que poderiam ser decididas pelas autoridades desportivas e judiciais.

Como tal, o clube decidiu suspender Youcef Atal até novo aviso.

Gostaríamos de enfatizar que a reputação e a unidade do OGC Nice são o resultado do comportamento de todos os seus funcionários, que deve estar alinhado com os valores defendidos pela instituição. Tal como na sua mensagem da passada sexta-feira, em que o OGC Nice reiterou o seu firme compromisso em assegurar que a paz prevaleça sobre todas as outras considerações».

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações! A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Marcelo Bielsa de cabeça perdida grita com os jornalistas depois da derrota do Uruguai

Marcelo Bielsa estava muito insatisfeito depois da derrota do Uruguai contra a Espanha, jogo da fase de grupos do Mundial 2026.

Boas notícias para o Sporting? A situação de Rodrigo Zalazar no Mundial 2026

Rodrigo Zalazar não foi utilizado durante um minuto durante o Mundial 2026 e vai apresentar-se em breve ao serviço do Sporting.

Vontade de Cristiano Ronaldo não foi feita: Almería escolhe outro treinador para o comando da equipa

O Almería deve eleger Javier García Pimienta como novo treinador. Cristiano Ronaldo detém 25% do emblema espanhol.

Colômbia x Portugal: eis os onzes prováveis para a partida do Mundial 2026

Colômbia e Portugal enfrentam-se durante esta madrugada, a partir das 00h30, num encontro da terceira jornada da fase de grupos do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Apontar à liderança | Colômbia x Portugal

Após a goleada protagonizada diante do Uzbequistão, Portugal aponta agora miras ao terceiro (e último) embate da fase de grupos

A Bola de Ouro vai para Cabo Verde – Diário do Mundial 2026 #16

Cabo Verde fez história e, na estreia, está na fase a eliminar do Mundial 2026. Também o Egito é inédito, ao contrário de França, Senegal, Espanha ou Bélgica.

Já estão definidos 9 jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026

Já estão definidos mais de metade dos jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026. Falta apenas um dia para todos os embates serem conhecidos.