Sindicato dos Jornalistas ataca declarações de Roger Schmidt: «Não podem ser toleradas»

- Advertisement -

O Sindicato dos Jornalistas já reagiu às declarações de Roger Schmidt na conferência de imprensa. Treinador do SL Benfica acusou jornalista de ser do FC Porto ou do Sporting CP.

O Sindicato dos Jornalistas já respondeu a Roger Schmidt. Num comunicado intitulado «A liberdade de questionar não tem clube», o órgão defende o jornalista e visou a postura do técnico encarnado.

Recorde-se que Roger Schmidt acusou um jornalista de ser adepto do Sporting ou do Porto depois de realizar uma pergunta sobre a exibição do Benfica no dérbi.

Eis o comunicado do Sindicato dos Jornalistas sobre Roger Schmidt na íntegra:

«O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudia as declarações do treinador Roger Schmidt, após o jogo entre o Benfica e o Sporting, no estádio da Luz, quando questionou, por duas vezes, a preferência clubística de um jornalista presente na sala de imprensa, colocando em causa a sua independência e credibilidade. As declarações do técnico não podem ser toleradas num país em que tem que ser respeitada e garantida a liberdade de fazer perguntas.

A atitude de Roger Schmidt é inaceitável num país em que a Liberdade de Imprensa é uma garantia fundamental e vinda de um protagonista que tem dimensão pública e social e que deve saber ter comportamentos responsáveis e ajustados a essa mesma dimensão.

O Sindicato dos Jornalistas lamenta que, mais uma vez, os jornalistas sejam o bode expiatório para fugir a questões legítimas e que podem e devem ser feitas. Questionar é a essência do exercício do Jornalismo e atitudes como esta colocam em causa a idoneidade de uma classe profissional. Os jornalistas questionam, e vão continuar a questionar. É esse o seu papel. E está garantido na Constituição, no Artigo 38.º e chama-se Liberdade de Imprensa.  

O SJ aproveita para reiterar o apelo às Direções dos órgãos de informação, e respetivos profissionais, para que reajam ativamente a este tipo de atitudes, que atentam contra os jornalistas coletivamente, e tomem posição pública contra as mesmas. Ao jornalista em causa em concreto, o SJ coloca-se à disposição para tomar as ações que considerar convenientes.

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações! A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola solta a bomba: Bernardo Silva esteve para assinar com o Atlético Madrid na manhã de quinta-feira

Bernardo Silva vai ser reforço do Real Madrid, mas esteve muito perto de assinar um contrato com o Atlético Madrid.

De saída do Sporting: lateral pode voltar a trabalhar com treinador na Primeira Liga

David Moreira pode sair do Sporting neste mercado de transferências. O Nacional da Madeira é um dos clubes que está interessado.

José Mourinho está atento: Real Madrid não pode realizar mais contratações sem vender e motivo é de simples explicação

O Real Madrid não pode realizar mais contratações. Primeiro, o emblema do Bernabéu necessita de realizar algumas vendas no mercado.

Benfica: jovem promessa quer mostrar-se a Marco Silva mas pode sair da Luz

João Rego quer mostrar as suas qualidades a Marco Silva, mas não descarta uma saída do Benfica por empréstimo neste mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Milão quer Lukas Hornicek e Braga define valor de venda

O Inter Milão continua interessado em Lukas Hornicek. O Braga não vai deixar sair o jogador por menos de 30 milhões de euros.

Sporting: há mais um extremo apontado aos leões

Adrian Mazilu é o mais recente nome a ser associado ao Sporting. O jogador pertence ao Dínamo de Bucareste, conjunto da Roménia.

Chegada de César Peixoto ao Wolverhampton já gera confusão: internacional inglês considera rescindir

César Peixoto vai ser o sucessor de Rob Edwards no comando técnico do Wolverhampton. Kieran Trippier não ficou contente com a decisão.