«O meu Golf é verde por causa do Moreirense» – Entrevista Ricardo Andrade

- Advertisement -

Zico, Paraguai e Cachorros do Vietname

A força de Cacau foi, portanto, importantíssima para que se concretizasse a saída da Favela directamente para o Centro de Futebol Zico, onde deu os primeiros passos como profissional e teve como presidente o homem que dá a cara do projecto – «Zico foi o melhor presidente que eu tive, cumpria rigorosamente tudo aquilo que falava, como há poucos hoje em dia».

Seguiram-se aventuras curiosas no Paraguai (2003), país do qual guarda boa memória pela adesão do público nos jogos do Sport Colombia, clube que representou – «os estádios tinham sempre muita gente, entre 6 e 8 mil pessoas» – e no Vietname (2005).

Ricardo ao serviço do Pinhalnovense
Ricardo ao serviço do Pinhalnovense

Do país asiático traz-nos confidências curiosas – «eu tinha medo daquelas carnes de cão e assim, sabe? Então minha comida lá era peixe, frango e banana. Os meus amigos lá nem eram os brasileiros, até eram os vietnamitas. Eles me diziam “Ricardo, vem cá comer um cão”. Como cá era normal dizer-se “Vamos ali ao café comer uma nata?”, lá era normal dizer-se “Vamos  ali comer um cão?”»

Algo que não amedrontou Ricardo Andrade. Afinal, um ser humano tem na capacidade de adaptação a sua maior qualidade, e o guardião não teve problemas nenhuns em adaptar-se a outro país e outra cultura. Só não ficou mais tempo lá porque «tinham uma política muito fechada quanto a trazer famílias, e eu já tinha um filho de um ano».

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rendimento de 2 jogadores travou novas idas do Benfica ao mercado em janeiro

O Benfica fez menos duas contratações do que o previsto em janeiro. Andreas Schjelderup e Anísio Cabral convenceram a estrutura encarnada.

Eis o valor exigido pelo Sporting para vender Morten Hjulmand em janeiro

Morten Hjulmand foi alvo do interesse do Atlético Madrid em janeiro. Sporting exigia 80 milhões de euros da clásula de rescisão para vender o médio.

Oleksandr Zinchenko deixa Arsenal em definitivo e é reforço do Ajax

Oleksandr Zinchenko foi oficializado como reforço do Ajax. Lateral esquerdo deixa Arsenal em definitivo por 1,5 milhões de euros.

Al Ittihad de Sérgio Conceição paga 30 milhões de euros e garante George Ilenikhena como substituto de Karim Benzema

O Al Ittihad de Sérgio Conceição oficializou a contratação de George Ilenikhena. Avançado francês chega como substituto de Karim Benzema.  

PUB

Mais Artigos Populares

Fabrizio Romano: «Bernardo Silva vai deixar o Manchester City no verão»

Bernardo Silva prepara-se para encerrar o ciclo do Manchester City. Médio de 31 anos deixa clube no final da temporada.

Wolverhampton apresenta 2 reforços no último dia do mercado

O Wolverhampton oficializou dois reforços no último dia do mercado. Angel Gomes e Adam Armstrong juntam-se aos wolves.

Sporting: Boas notícias para Rui Borges relacionado com Fotis Ioannidis

Fotis Ioannidis deverá voltar esta quinta-feira no Sporting x AVS SAD. Avançado grego está a recuperar de lesão.