«O meu Golf é verde por causa do Moreirense» – Entrevista Ricardo Andrade

- Advertisement -

Zico, Paraguai e Cachorros do Vietname

A força de Cacau foi, portanto, importantíssima para que se concretizasse a saída da Favela directamente para o Centro de Futebol Zico, onde deu os primeiros passos como profissional e teve como presidente o homem que dá a cara do projecto – «Zico foi o melhor presidente que eu tive, cumpria rigorosamente tudo aquilo que falava, como há poucos hoje em dia».

Seguiram-se aventuras curiosas no Paraguai (2003), país do qual guarda boa memória pela adesão do público nos jogos do Sport Colombia, clube que representou – «os estádios tinham sempre muita gente, entre 6 e 8 mil pessoas» – e no Vietname (2005).

Ricardo ao serviço do Pinhalnovense
Ricardo ao serviço do Pinhalnovense

Do país asiático traz-nos confidências curiosas – «eu tinha medo daquelas carnes de cão e assim, sabe? Então minha comida lá era peixe, frango e banana. Os meus amigos lá nem eram os brasileiros, até eram os vietnamitas. Eles me diziam “Ricardo, vem cá comer um cão”. Como cá era normal dizer-se “Vamos ali ao café comer uma nata?”, lá era normal dizer-se “Vamos  ali comer um cão?”»

Algo que não amedrontou Ricardo Andrade. Afinal, um ser humano tem na capacidade de adaptação a sua maior qualidade, e o guardião não teve problemas nenhuns em adaptar-se a outro país e outra cultura. Só não ficou mais tempo lá porque «tinham uma política muito fechada quanto a trazer famílias, e eu já tinha um filho de um ano».

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona elege extremo brasileiro como possível sucessor de Raphinha

Perante o assédio a Raphinha, o Barcelona coloca Gabriel Martinelli no topo das prioridades para o verão de 2026. O extremo dos Gunners acaba o seu contrato em 2027.

Gigante inglês coloca Morgan Rogers no topo das prioridades para o mercado de verão

A imprensa espanhola coloca Morgan Rogers na rota do Manchester United, que define o jogador como alvo prioritário. Perante o interesse, o Aston Villa fixa o preço de saída em 100 milhões de euros e recusa abrir negociações por valores inferiores.

Ex-FC Porto Jorge Sánchez é o mais recente reforço do PAOK

Esta sexta-feira Jorge Sánchez foi confirmado como o mais recente reforço do PAOK. O lateral chegou proveniente do Cruz Azul por 2,5 milhões.

Braga prolonga o vínculo do jovem Tiago Ferreira até 2029

Tiago Ferreira renovou o seu contrato com o Braga até 2029. O jovem médio chegou aos Guerreiros do Minho em 2021.

PUB

Mais Artigos Populares

Xaver Schlager rejeita renovação e confirma saída do Leipzig no final da temporada

Xaver Schlager não vai continuar a representar o Leipzig a partir do mercado de verão. O jogador termina contrato no final da temporada e já tem interessados.

João Henriques responde ao Bola na Rede: «Este é o caminho que nós queremos»

João Henriques respondeu ao Bola na Rede após a derrota do AVS SAD contra o Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal.

Salvador Blopa recupera de lesão mas é enviado para a equipa B

Salvador Blopa esteve afastado durante cerca de um mês devido a uma lesão muscular no gémeo. Apesar da recuperação, o jovem foi integrado na equipa B.