10 campeões surpresa nos últimos 10 anos

    5. Estugarda FC – 2006/07

    Mario Gómez foi figura de destaque no último título do Estugarda Fonte: Goal.com

    A época 2006/2007 não era aguardada com grande expectativa em Estugarda. A equipa terminara o campeonato anterior na 9ª posição e uma qualificação europeia já seria encarada com agrado.

    O início de época revelou uma equipa meio destrambelhada, somando duas derrotas caseiras nos primeiros jogos no seu reduto. Aliás, só ao quarto jogo em casa é que a equipa assentou. Não era o começo mais auspicioso, mas mantinha aceso o sonho de uma qualificação europeia.

    Depois dessa vitória, diante do Leverkusen, a equipa entrou numa espiral positiva de resultados e, no final da primeira volta, aos dois empates somados até à 7ª ronda, somou mais três e às duas derrotas acrescentou uma, normalíssima, em casa do Bayern de Munique. Contas feitas, e em 17 jogos o Estugarda tinha vencido por 9 vezes, empatado 4 e perdido 3. Estava bem colocada para uma qualificação europeia.

    A equipa manteve a capacidade competitiva e à medida que as boas performances e os bons resultados apareciam, a crença no cumprimento dos objectivos aumentava, ainda que houvesse adversários de respeito. Porém, estes foram caíndo. O Bayern desiludiu na recta final e restavam três equipas na luta pelo topo. O Schalke 04 e o Werder Bremem eram encarados como naturais favoritos a ficar com o primeiro lugar, o Estugarda era o outsider. Mas o que viesse a mais era bónus. Nesta altura, estava garantido o sonho de uma qualificação europeia.

    Chegou-se à jornada 33 e estava tudo em aberto. O Schalke liderava com 65 pontos, seguido de Estugarda, com 64, e Bremem com 63. Os dois primeiros deslocavam-se a Dortmund e Bochum, respectivamente, o Bremem recebia o Frankfurt. Vantagem teórica para o Bremem. Porém, o melhor ataque da Bundesliga baqueou e perdeu. O Schalke também saiu derrotado do Signal Iduna Park. O Estugarda parecia ir pelo mesmo caminho, vendo-se a perder ao intervalo. Porém, os golos de Mario Gómez e Cacau catapultaram a equipa para a vitória e para a liderança no campeonato. Estava em jogo muito mais que uma qualificação europeia.

    Chegados à última jornada, a equipa mais jovem da liga tinha a oportunidade de fazer história ao sagrar-se campeã. O adversário era o Energie Cottbus. O jogo começou mal, com um golo de Stefan Radu, porém, Hitzlsperger empatou a partida e o intervalo chegou de forma relativamente tranquila. O reatamento da partida trouxe um Estugarda em busca de um título histórico, onde se destacou…. Sami Khedira. O agora jogador da Juventus assinou o 2-1 final. O Estugarda, capitaneado pelo “nosso” Fernando Meira ganhou muito mais que uma qualificação europeia. Fez história na Bundesliga e no futebol mundial.

    Para além do ex-Real Madrid e do antigo internacional português, esta equipa contava com nomes como os de Cacau, Gómez, Tomasson, Boka, Hildebrand ou… Farnerud (os dois últimos viriam a representar o Sporting).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    A Caminhada até Paris #3: Andebol

    Para chegarmos ao Andebol praticado nos dias de hoje...

    Frankfurt volta às vitórias na Bundesliga

    O Frankfurt venceu em casa o Augsburg por 3-1...
    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.