As 7 participações de Portugal em Europeus | Euro 2020

6.

Euro 1996 – Depois de falhar 1988 e 1992, Portugal regressou para o Euro 96, em Inglaterra. Não mais falhou uma edição. Os adversários na fase de grupos eram a Dinamarca (campeã em título), a Croácia e a Turquia.

A seleção nacional começou com um empate a um, frente aos escandinavos, seguido de um triunfo por 1-0 diante dos turcos. Na última jornada, Portugal tinha pela frente a Croácia, que até então somava duas vitórias, quatro golos marcados e zero sofridos. A resposta não poderia ter sido melhor: 3-0, com golos de Figo, João Vieira Pinto e Domingos.

O primeiro lugar no grupo dava esperança aos adeptos, mas o duelo dos quartos de final, frente à República Checa, voltou a ficar na memória pelos piores motivos. Para a posteridade ficou o célebre chapéu de Karel Poborsky a Vítor Baía. Um daqueles golos que é sempre recuperado pelas televisões aquando dos Campeonatos da Europa.

Mais uma vez, Portugal deixava uma boa imagem, mas regressava a casa sem glória.

Onze mais utilizado: Vítor Baía; Dimas, Fernando Couto, Hélder Cristóvão, Paulinho Santos; Oceano, Paulo Sousa, Rui Costa, Figo; João Vieira Pinto, Sá Pinto

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 melhores avançados da Primeira Liga 25/26

É complicado escolher os melhores avançados da Liga. Só no Sporting, Benfica e FC Porto, é possível escolher 6 avançados de enorme qualidade

Portugal bate a Espanha e está na final do Europeu de Hóquei em Patins 2026

Portugal está na final do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2026. A equipa das quinas bateu a Espanha nas meias-finais.

Iniciar caminhada com o pé direito | Arménia x Portugal

Arménia, Hungria e República da Irlanda são as turmas que Portugal terá de ultrapassar para chegar ao Mundial 2026.

Fernando Santos continua sem ganhar pelo Azerbaijão e sofre goleada de 5-0 frente à Islândia

O Azerbaijão de Fernando Santos continua num mau momento. A equipa orientada pelo técnico português foi goleada por 5-0 frente à Islândia.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire comenta primeira vitória por Portugal Sub-21: «O adversário arriscou mais um bocado, tivemos espaço e acabámos com uma grande jogada e o...

Luís Freire abordou a vitória de Portugal frente ao Azerbaijão por cinco bolas a zero, num encontro relativo aos Sub-21.

US Open #1: Os destaques negativos do torneio feminino e masculino

Está a decorrer neste momento o US Open, aquele que é o último torneio do Grand Slam do calendário tenístico.

Arménia x Portugal: as 2 opções de Roberto Martínez para a lateral direita depois da lesão de Diogo Dalot

Portugal vai enfrentar a Arménia no sábado, em jogo da primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Diogo Dalot foi dispensado.