As 7 participações de Portugal em Europeus | Euro 2020

2.

- Advertisement -

Euro 2012 – Os quatro anos que separaram este do Campeonato da Europa de 2008 foram dos mais turbulentos da história recente da Seleção. Carlos Queiroz chegou, desiludiu no Mundial 2010 e saiu no meio de muita polémica. O escolhido para o substituir foi Paulo Bento, que garantiu o apuramento no play-off.

Se em 2008 a geração de ouro já mostrava algum desgaste, em 2012 estávamos numa clara fase de transição, sem grandes talentos a emergir. Mais do que nunca, Cristiano Ronaldo era a grande esperança dos portugueses. A verdade é que a Seleção não se saiu nada mal e só foi eliminada nos penaltys frente a Espanha.

À derrota inaugural contra a Alemanha, seguiram-se dois triunfos auspiciosos diante de Dinamarca e Holanda. Nos quartos de final, Portugal vingou a eliminação de 1996 e bateu a República Checa por 1-0, com golo de Ronaldo. A derrota acabou por chegar nas meias-finais, frente à futura vencedora do troféu, a Espanha.

Onze mais utilizados: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão; Raúl Meireles, João Moutinho, Miguel Veloso; Cristiano Ronaldo, Nani, Hélder Postiga

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nápoles confirma ausência de Romelu Lukaku e anuncia medidas disciplinares

O Nápoles emitiu um comunicado oficial, no qual confirmou que Romelu Lukaku não compareceu no treino, revelando que serão tomadas medidas disciplinares.

Ibrahima Ba renova com o Famalicão até 2030

O Famalicão anunciou o acordo com Ibrahima Ba para a renovação do contrato, prolongando a ligação entre as partes por mais uma temporada. O vínculo fica agora válido até ao final da época 2029/2030.

Gianni Infantino garante presença do Irão no Mundial 2026: «Não há planos B, C ou D»

Apesar de o Irão ter anunciado o boicote ao Mundial 2026, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, insiste que os iranianos competirão na prova.

Francisco Neto: «Queremos regressar o mais importante à Liga A»

O Bola na Rede está presente no Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol 2026, que se realiza entre os dias 30 e 31 de março.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense alcança marca histórica na Primeira Liga

O Moreirense vai chegar aos 500 jogos na elite do futebol português no encontro deste sábado, em casa, frente ao Braga. Um marco histórico construído ao longo de 24 anos.

Benfica ganha a corrida ao Barcelona e garante internacional brasileiro como reforço para a próxima temporada

O Benfica vai fechar a contratação de Cléber Souza. O ala brasileiro pertence à equipa de Futsal do Al Qadisiyah e era também cobiçado pelo Barcelona.

Roy Hodgson já fala como treinador do Bristol City: «Espero tirar algum prazer de estar aqui»

O antigo selecionador de Inglaterra, Roy Hodgson, regressa ao comando do Bristol City, num regresso que será apenas até ao final da presente temporada.