As 7 participações de Portugal em Europeus | Euro 2020

2.

Euro 2012 – Os quatro anos que separaram este do Campeonato da Europa de 2008 foram dos mais turbulentos da história recente da Seleção. Carlos Queiroz chegou, desiludiu no Mundial 2010 e saiu no meio de muita polémica. O escolhido para o substituir foi Paulo Bento, que garantiu o apuramento no play-off.

Se em 2008 a geração de ouro já mostrava algum desgaste, em 2012 estávamos numa clara fase de transição, sem grandes talentos a emergir. Mais do que nunca, Cristiano Ronaldo era a grande esperança dos portugueses. A verdade é que a Seleção não se saiu nada mal e só foi eliminada nos penaltys frente a Espanha.

À derrota inaugural contra a Alemanha, seguiram-se dois triunfos auspiciosos diante de Dinamarca e Holanda. Nos quartos de final, Portugal vingou a eliminação de 1996 e bateu a República Checa por 1-0, com golo de Ronaldo. A derrota acabou por chegar nas meias-finais, frente à futura vencedora do troféu, a Espanha.

Onze mais utilizados: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão; Raúl Meireles, João Moutinho, Miguel Veloso; Cristiano Ronaldo, Nani, Hélder Postiga

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa neerlandesa revela valor da oferta do FC Porto por Kenneth Taylor

O FC Porto está interessado na contratação de Kenneth Taylor. Os dragões estão dispostos a pagar 15 milhões de euros ao Ajax.

Imprensa italiana assegura que já há acordo verbal de Alberto Costa com o Sporting: eis os detalhes

Alberto Costa está cada vez mais perto do Sporting. O lateral-direito inglês vai assinar com o clube verde e branco até 2030.

Thiago Almada já aceitou rumar ao Atlético Madrid

Thiago Almada está mais próximo de rumar ao Atlético Madrid. O médio argentino já aceitou a mudança para o clube espanhol.

West Ham fecha reforço por 22 milhões de euros

O West Ham garantiu uma contratação de peso. El Hadji Diouf está a caminho dos hammers proveniente do Slavia Praga.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica recebe proposta por jogador que integra a pré-época e está às ordens de Bruno Lage

O Benfica continua a querer colocar Casper Tengstedt no mercado de transferências. Genoa fez proposta pelo avançado.

Alvo do Benfica recusa mudar-se para o Zenit após proposta de 30 milhões de euros e dá preferência… à AS Roma

Richard Ríos tem como prioridade mudar-se para a AS Roma. O Benfica também está na corrida pelo médio, que recusou o Zenit.

Francisco Conceição rejeita mudar-se para a Premier League e trava transferência de 30 milhões de euros para o FC Porto

Francisco Conceição decidiu rejeitar a proposta do Everton. Emblema inglês dispôs-se a pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.