Revista do Euro’2016: Áustria

- Advertisement -

A FIGURA

Mais tarde ou mais cedo, David Alaba vai ultrapassar Andi Herzog como o mais internacional de sempre pela Áustria  Fonte: Ailura
Mais tarde ou mais cedo, David Alaba vai tornar-se mais internacional de sempre pela Áustria
Fonte: Ailura

O porta-estandarte desta selecção austríaca é, sem sombra de dúvidas, David Alaba. Pese embora a inegável qualidade de muitos dos seus companheiros, é o único dos convocados de quem se pode dizer que é dos melhores futebolistas do mundo.

Nascido em Viena, criado no Austria Wien e resgatado pelo Bayern de Munique em 2008, David Alaba rapidamente ganhou o seu espaço num dos mais prestigiados clubes da Europa. Iniciou o seu percurso na selecção principal com apenas 17 anos – o mais novo de sempre a estrear-se com a camisola da Áustria, claro! -, quando ainda actuava na formação secundária dos bávaros e actuou pela primeira vez na equipa principal do Bayern também com 17 anos – o mais novo de sempre a estrear-se com a camisola do Bayern, claro! Sim, aos 17 anos Alaba já era internacional AA pelo seu país e já jogava na Liga dos Campeões ao serviço de um colosso europeu.

Depois de uma época de empréstimo ao TSG 1899 Hoffenheim, em 2010/11, regressou ao plantel do Bayern para se fixar de pedra e cal. Hoje, aos 23 anos, tem 46 internacionalizações e 11 golos marcados pela Áustria e já leva 218 jogos e 20 golos marcados pelo Bayern de Munique. Colossal!

Fortíssimo em todos os capítulos do jogo – técnico, táctico, físico e emocional -, é de uma inteligência e de uma polivalência absolutamente incomuns. Notabilizou-se como lateral-esquerdo ao serviço do seu clube, mas também jogou várias vezes como extremo. Guardiola fez dele central em inúmeras partidas na última temporada e utilizou-o várias vezes na zona nevrálgica do terreno: o meio-campo. E é precisamente a pele de médio centro que Alaba deverá vestir neste Euro 2016. É essa a posição que Marcel Koller lhe confia para liderar os sonhos de toda a nação austríaca.

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal esteve longe de brilhar e empata contra o México

Portugal não foi além de um empate a zero contra o México, num encontro particular que se realizou no Estádio Azteca.

Peru quer receber Cristiano Ronaldo e já existem conversações

O Peru quer receber no país Cristiano Ronaldo, depois de Lionel Messi ter estado presente em Lima para dois particulares.

Para estar na pré-temporada do Benfica em 2026/27? Jovem promessa dos encarnados pode ser promovido

Rafael Quintas é mais uma jovem promessa do Benfica. O jogador atua como médio e tem apenas 18 anos de idade.

Sporting: Francisco Trincão e Luis Suárez conta com interessados na Arábia Saudita

Francisco Trincão e Luis Suárez interessam a emblemas da Arábia Saudita. Os jogadores representam o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença fala sobre o Mundial 2026: «Somos candidatos»

Pedro Proença está presente no México, para assistir ao particular de Portugal frente à seleção da América do Norte.

Sporting tem de ter atenção: seleção de Inglaterra dispensa 3 jogadores do Arsenal

A seleção de Inglaterra dispensou Declan Rice, Noni Madueke e Bukayo Saka dos trabalhos. Os jogadores representam o Arsenal.

Kevin De Bruyne sobre a situação atual de Romelu Lukaku com o Nápoles: «Não é bom para ele»

Em conferência de imprensa, Kevin de Bruyne falou sobre a atual polémica de Romelu Lukaku com o Nápoles, após o jogador ter permanecido na Bélgica sem autorização do clube.