Revista do Euro’2016: Áustria

- Advertisement -

A FIGURA

Mais tarde ou mais cedo, David Alaba vai ultrapassar Andi Herzog como o mais internacional de sempre pela Áustria  Fonte: Ailura
Mais tarde ou mais cedo, David Alaba vai tornar-se mais internacional de sempre pela Áustria
Fonte: Ailura

O porta-estandarte desta selecção austríaca é, sem sombra de dúvidas, David Alaba. Pese embora a inegável qualidade de muitos dos seus companheiros, é o único dos convocados de quem se pode dizer que é dos melhores futebolistas do mundo.

Nascido em Viena, criado no Austria Wien e resgatado pelo Bayern de Munique em 2008, David Alaba rapidamente ganhou o seu espaço num dos mais prestigiados clubes da Europa. Iniciou o seu percurso na selecção principal com apenas 17 anos – o mais novo de sempre a estrear-se com a camisola da Áustria, claro! -, quando ainda actuava na formação secundária dos bávaros e actuou pela primeira vez na equipa principal do Bayern também com 17 anos – o mais novo de sempre a estrear-se com a camisola do Bayern, claro! Sim, aos 17 anos Alaba já era internacional AA pelo seu país e já jogava na Liga dos Campeões ao serviço de um colosso europeu.

Depois de uma época de empréstimo ao TSG 1899 Hoffenheim, em 2010/11, regressou ao plantel do Bayern para se fixar de pedra e cal. Hoje, aos 23 anos, tem 46 internacionalizações e 11 golos marcados pela Áustria e já leva 218 jogos e 20 golos marcados pelo Bayern de Munique. Colossal!

Fortíssimo em todos os capítulos do jogo – técnico, táctico, físico e emocional -, é de uma inteligência e de uma polivalência absolutamente incomuns. Notabilizou-se como lateral-esquerdo ao serviço do seu clube, mas também jogou várias vezes como extremo. Guardiola fez dele central em inúmeras partidas na última temporada e utilizou-o várias vezes na zona nevrálgica do terreno: o meio-campo. E é precisamente a pele de médio centro que Alaba deverá vestir neste Euro 2016. É essa a posição que Marcel Koller lhe confia para liderar os sonhos de toda a nação austríaca.

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Em canal aberto: onde ver o Portugal x Chile de preparação para o Mundial 2026?

Portugal recebe o Chile no primeiro encontro de preparação para o Mundial 2026. Encontro joga-se no Estádio Nacional, no Jamor.

Futsal: Braga vence Sporting e iguala meia-final em noite infeliz de Tomas Paçó

O Braga venceu o Sporting nas grandes penalidades por 5-4, após empate 3-3 no tempo regulamentar. O terceiro jogo será no dia 7.

Florentino Pérez justifica eleições e escolha de José Mourinho e promete quebrar mercado de transferências: «Será o maior valor que o Real Madrid já...

Florentino Pérez concedeu uma entrevista. Eleições no Real Madrid, José Mourinho e mercado foram temas abordados.

Costa do Marfim surpreende e parte para o Mundial 2026 com vitória em casa da França

A Costa do Marfim venceu a França num encontro particular. Ambas as equipas ultimam preparação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Depois de Luis Suárez e Gonçalo Inácio, Hakan Safi anuncia acordo com antigo defesa do Sporting para reforçar o Fenerbahçe e já recebeu resposta

Hakan Safi tenta prometer vários nomes de potenciais reforços do Fenerbahçe. Agora é a vez de Merih Demiral, antigo defesa do Sporting.

FC Porto quer aproveitar empréstimo bem sucedido para se livrar de excedentário por quem pagou mais de 10 milhões de euros

O FC Porto quer colocar Gabriel Veron já neste verão. Avançado brasileiro entra no último ano de contrato e saiu valorizado do empréstimo.

Santiago Lencina tem cláusula de rescisão de 100 milhões de euros e está muito próximo de chegar ao Braga por empréstimo

Santiago Lencina está muito próximo do Braga. Negociações dos arsenalistas com o River Plate estão bem encaminhadas.