5  jogadores fora do radar para acompanhar no Mundial 2026

- Advertisement -

Os Mundiais são frequentemente associados aos maiores nomes do futebol mundial. No entanto, para além das estrelas que monopolizam atenções antes do apito inicial, existe sempre espaço para novas caras se apresentarem ao mundo. Ao longo da história da competição, vários jogadores aproveitaram a montra global para se transformarem em figuras reconhecidas internacionalmente, iniciando percursos que poucos previam antes do torneio.

O Mundial 2026 não deverá ser diferente. Entre seleções tradicionais e outras que procuram surpreender, há vários jovens talentos preparados para dar o salto mediático. Estes são cinco jogadores ainda relativamente fora do radar que merecem atenção especial durante a competição.

5.

Kerim Alajbegovic Bósnia e Herzegovina
Fonte: Red Bull Salzburg

Kerim Alajbegovic (Bósnia e Herzegovina) – A Bósnia e Herzegovina atravessa um período de renovação e Kerim Alajbegovic surge como um dos principais rostos dessa nova geração. O jovem médio ofensivo tem dado nas vistas nas camadas jovens do Bayer Leverkusen e é visto por muitos como um dos jogadores mais talentosos que o país produziu nos últimos anos.

O que mais chama a atenção em Alajbegovic é a facilidade com que encontra soluções em espaços reduzidos. É um jogador criativo, capaz de desequilibrar através do passe ou da condução de bola, mas que também revela uma maturidade pouco habitual para a idade quando tem de tomar decisões no último terço.

A Bósnia está longe de ser apontada como uma das candidatas à surpresa do torneio, mas precisamente por isso Alajbegovic poderá jogar sem a pressão que recai sobre outros jovens talentos. E, em competições deste género, isso pode fazer toda a diferença.

Podes saber mais sobre Alajbegovic no Olheiro BnR que fizemos sobre ele.

4.

Gilberto Mora, México
Fonte: FIFA

Gilberto Mora (México) – Poucos jogadores chegam a um Mundial com tanta expectativa em torno do seu potencial quanto Gilberto Mora. O jovem mexicano tem sido apontado como uma das maiores promessas do futebol do seu país e chega à competição numa fase em que continua a acumular experiência e confiança.

Mora impressiona pela maturidade com que interpreta o jogo, algo pouco comum para a sua idade. Dotado de excelente qualidade técnica, capacidade para criar oportunidades e uma notável inteligência posicional, o médio ofensivo parece sempre jogar alguns segundos à frente dos adversários.

A jogar em casa, perante o apoio dos adeptos mexicanos, poderá encontrar no Mundial o cenário perfeito para confirmar todo o potencial que lhe é apontado. Caso consiga assumir protagonismo, dificilmente passará despercebido aos principais clubes europeus.

Podes saber mais sobre Gilberto Mora no Olheiro BnR que fizemos sobre ele.

3.

Ayyoub Bouaddi
Fonte: Lille

Ayyoub Bouaddi (Marrocos) – Marrocos foi uma das grandes histórias do Mundial 2022 e chega a esta edição determinado em provar que esse percurso não foi um acaso. Entre a nova geração que procura dar continuidade ao crescimento do futebol marroquino destaca-se Ayyoub Bouaddi.

O médio do Lille tem sido apontado como um dos talentos mais promissores do futebol francês e impressiona pela forma natural como controla os ritmos do jogo. Apesar da juventude, revela uma serenidade pouco habitual quando tem a bola nos pés, aliando qualidade técnica a uma inteligência tática muito desenvolvida.

Bouaddi poderá não ser o jogador que acumula mais manchetes durante o torneio, mas tem tudo para se tornar uma peça fundamental no equilíbrio da seleção marroquina. Muitas vezes, são precisamente estes jogadores menos mediáticos que acabam por marcar a diferença nas grandes competições.

2.

Luka Vuskovic Tottenham Hotspur
Fonte: Tottenham Hotspur FC

Luka Vuskovic (Croácia) – A Croácia habituou o mundo a produzir médios de excelência, mas a próxima grande estrela do país poderá surgir na defesa. Luka Vuskovic é apontado há vários anos como um dos centrais mais promissores da sua geração e começa finalmente a aproximar-se do patamar onde poderá demonstrar todo o seu potencial.

Fisicamente imponente, forte nos duelos e muito competente na saída de bola, Vuskovic reúne praticamente todas as características procuradas num defesa-central moderno. A sua maturidade competitiva tem sido particularmente impressionante, sobretudo tendo em conta a idade.

Com vários veteranos croatas a aproximarem-se do final dos respetivos ciclos internacionais, o Mundial 2026 poderá representar o início da afirmação definitiva de Vuskovic ao mais alto nível. E se a Croácia voltar a realizar uma campanha de destaque, o jovem central terá fortes possibilidades de estar entre os protagonistas.

1.

Yan Diomande RB Leipzig
Fonte: RB Leipzig

Yan Diomande (Costa do Marfim) – Se existe um jogador nesta lista capaz de levantar adeptos da cadeira com uma única ação, esse jogador é Yan Diomande. O extremo costa-marfinense possui precisamente aquelas características que costumam fazer a diferença em grandes torneios: velocidade, irreverência e capacidade para decidir jogos através do talento individual.

Diomande gosta de assumir riscos, procura constantemente o um para um e não tem receio de enfrentar adversários mais experientes. Esse tipo de personalidade costuma encaixar perfeitamente no ambiente de um Mundial, onde muitas vezes basta um momento de inspiração para mudar o rumo de uma partida.

A Costa do Marfim tem vindo a consolidar uma geração muito interessante e procura afirmar-se cada vez mais entre as principais seleções africanas. Se conseguir ganhar espaço durante o torneio, Diomande poderá tornar-se um dos nomes mais falados da competição.

Nem sempre são os jogadores mais famosos que deixam a sua marca num Mundial. Muitas vezes, as grandes histórias da competição começam precisamente com atletas que chegam sem grande mediatismo e aproveitam a oportunidade para se apresentarem ao mundo. Kerim Alajbegovic, Gilberto Mora, Ayyoub Bouaddi, Luka Vušković e Yan Diomande partem para o Mundial 2026 longe dos principais holofotes, mas com talento suficiente para mudar esse cenário. E se há algo que a história dos Mundiais nos ensinou, é que basta um mês para transformar promessas em estrelas.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Neto projeta Finlândia x Portugal: «O nosso objetivo é continuar esta sequência de triunfos»

Francisco Neto realizou a antevisão ao Finlândia x Portugal, relativo à qualificação para o Mundial Feminino de 2027.

Iker Casillas felicita Enrique Riquelme pelos resultados na candidatura à presidência do Real Madrid: «35% de votos em apenas duas semanas»

Iker Casillas felicitou Enrique Riquelme pelos resultados obtidos nas eleições do Real Madrid, apesar de ter ficado atrás de Florentino Pérez.

Ruslan Malinovskyi reforça o Trabzonspor a custo zero

O médio ucraniano Ruslan Malinovskyi, de 33 anos, assinou por três épocas com o Trabzonspor, após rescindir com o Genoa.

Fabio Grosso é o novo treinador da Fiorentina

O italiano Fabio Grosso, assinou contrato com a Fiorentina até 2028, chegando após uma passagem pelo Sassuolo.

PUB

Mais Artigos Populares

Saint-Étienne oficializa contratação de Ian Cathro para o comando técnico

O Saint-Étienne oficializou a contratação de Ian Cathro. O treinador escocês deixou o Estoril Praia ao fim de duas temporadas.

Renato Veiga responde ao Bola na Rede: «A posição onde me sinto mais confortável é a de defesa-central»

Renato Veiga falou com os jornalistas em conferência de imprensa. O internacional português respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Renato Veiga comenta expulsão de Rafael Leão frente ao Chile: «O que se passou espelha muito aquilo que é o nosso balneário»

Renato Veiga marcou presença na sala de imprensa e abordou a expulsão de Rafael Leão no particular frente ao Chile.