Dívidas mancham início do Girabola Zap 2019/20

- Advertisement -

Longe da festa aguardada em muitos campos nacionais, a edição 2019/20 do Girabola Zap, que arrancou na passada sexta-feira, com a vitória do Desportivo da Huíla, diante do Bravos do Maquis, por 2-0, no Estádio do Ferroviário, no Lubango, a contar para a 1ª jornada, ficou manchada pela não realização de dois dos sete jogos agendados, depois do adiamento do jogo Progresso do Sambizanga e o 1º de Agosto.

À semelhança da época passada, Recreativo da Caála e Santa Rita de Cássia Futebol Clube, falharam abertura do campeonato, sábado, no Estádio Municipal 4 de Janeiro, por alegada dívidas contraídas ao longo da época, o cenário voltou a repetir-se com as mesmas formações, no mesmo local e pelas mesmas razões. Igual cenário registou-se em Benguela, no Estádio Nacional de Ombaka, no “dérbi” entre 1º de Maio e Académica do Lobito, já que o “histórico” 1º de Maio que regressa ao Girabola, têm um passivo com a FAF e ex-jogadores.

Entre as coincidências da época anterior, o Desportivo da Huíla voltou a receber no seu território o Bravos do Maquis, desta na sexta-feira, tendo sido o jogo inaugural da prova, vencendo por 2-0, com golo (primeiro da época) de Sargento, aos 14′ e Nandinho, aos 56′. Na sequência da jornada, no sábado, o Interclube foi goleado no Dundo, pelo Sagrada Esperança da Lunda Norte, por 4-1, com os forasteiros a inaugurarem o marcador com auto-golo de Cachi, aos seis minutos, mas a alegria dos “polícias” durou até aos 24 minutos, quando o congolês democrático, Mawiya Jiresse empatou a partida, para quatro minutos depois, o central Simão ampliar o resultado ainda na primeira parte. Na segunda metade do encontro, o Sagrada Esperança marcou mais dois golos através dos nigerianos Musa Najare (77′) e Joseph Femi (80′).

No Estádio Nacional de Ombaka, em Benguela, o estreante Wiliete Sport Clube, que a menos de 15 dias ascendeu ao Girabola, fruto da desistência do Benfica do Lubango, protagonizou a surpresa da jornada, ao empatar a dois golos, com o Petro de Luanda, com o avançado brasileiro Toni apontar aos 4 minutos, para o jovem João Vala igualar aos 11′. Na etapa complementar, o avançado Yano que reforçou o Petro de Luanda, proveniente do Progresso do Sambizanga, fez o desempate aos 51′, mas cinco minutos depois, Quinho entrou para aos 4 minutos, no tempo de compensação, apontou o tento da igualdade.

Fonte: www.claquemagazine.com

No Domingo, o Sporting de Cabinda surpreendeu o Recreativo do Libolo, ao vencer por 3-1, no Estádio Municipal do Tafe, com a formação leonina a fazer a reviravolta, por Castro (45′), Zeca (63′) e Jó Paciência (67′), depois de estar a perder, por 1-0. No Estádio dos Kuricutelas, o Ferrovia do Huambo, um dos dois estreantes começou a prova com derrota, diante do Cuando Cubango FC, por 1-2, com os visitantes a inaugurarem o marcador, por intermédio de Nandinho, aos 26 minutos, para em seguida Die Massadila, ampliar à passagem do minuto 53. O Ferrovia do Huambo reduziu por Chabalala, no minuto seguinte.

A jornada fica completa no próximo dia 27, no Estádio dos Coqueiros, com o 1º de Agosto, campeão em título, a visitar o Progresso do Sambizanga, enquanto os jogos entre o Santa Rita vs Recreativo da Caála e 1º de Maio de Benguela vs Académica do Lobito, aguarda pela decisão do Conselho Técnico da Federação Angolana de Futebol.

Artigo redigido pelo site Claque Magazine

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Tribunal Europeu condena Estado português a indemnizar FC Porto por violação da liberdade de expressão

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a indemnizar o FC Porto por violação do direito à liberdade de expressão.

Gianni Infantino e Real Madrid defendem Kylian Mbappé após ataques racistas

Depois da condenação de Gianni Infantino aos ataques racistas contra Kylian Mbappé, o Real Madrid também saiu em defesa do francês.

Ruben Amorim quer pérola europeia mas desejo é caro: 40 milhões de euros

O AC Milan de Ruben Amorim está interessado em contratar Konstantinos Karetsas, jogador que representa o Genk.

Portugal em remodelações: os 8 jogadores que podem ter uma oportunidade em breve

Portugal foi eliminado do Mundial 2026 nos oitavos de final frente à Espanha, com os adeptos a pedirem mudanças imediatas.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: há novidades em relação à posição de extremo esquerdo

O Sporting quer contratar um novo extremo esquerdo. Os leões querem um jogador com caraterísticas distintas às de Pedro Gonçalves.

Selecionador do Egito de cabeça perdida: «se eles querem tanto que a Argentina ganhe, para que é que convidam toda a gente a vir...

Hossam Hassan falou sobre o encontro entre o Egito e a Argentina e abordou a derrota da seleção africana.

Jakub Kaminski no Benfica: Colónia ‘desconfia’ dos encarnados e colocam cláusula especial

O Colónia colocou uma cláusula especial na venda de Jakub Kaminski ao Benfica, confirmada durante esta terça-feira.