HNK Hadjuk Split 3-1 Vitória SC: Batalha perdida, mas Guerra ainda viva

- Advertisement -

A CRÓNICA: RESISTÊNCIA CROATA MAIS FORTE DO QUE A EMBOSCADA DE MAGA

Numa demanda pelo sonho europeu, o Vitória SC marcharam até à Croácia para enfrentar o HNK Hadjuk Split na 1.ª ronda da batalha.

No geral, definiria a primeira-parte como “equilíbrio”. Posse de bola idêntica, sucesso defensivo e rigor tático. A equipa croata possuiu inicialmente o domínio de bola, mas acabou por partilhar, de quando em vez, com os homens de Guimarães. Ninguém se queria afastar do plano e não haviam quase riscos, à exceção dos últimos 10 minutos em que o Vitória SC ainda permitiu dois remates à baliza. Bruno Varela interveio e reestabeleceu a ordem.

A segunda-parte trouxe mais futebol. O HNK Hadjuk Split delineou uma estratégia ofensiva e foi em busca do golo. O cerco estava montado, mas o Vitória persistia por detrás da sua fortaleza organizada e de contra-ataques rápidos. Não aguentavam muito mais, mas ainda tinham uma carta na manga. Emboscada aos croatas. No momento mais difícil do jogo, o lateral Miguel foi “mago” e inventou, com o seu pé mais fraco, um grande golo digno de magia (0-1).

O problema foi que não pôs verdadeiramente fim aos croatas. Eles resistiram e organizaram-se. Lutaram e, em oito minutos, construíram uma reviravolta (2-1, golos de Sahiti e Melnjak). Este último com erro de Miguel Maga, o autor do golo do Vitória. Krovinovic ainda quis pertencer à festa e fez um belíssimo golo (3-1) após um erro defensivo. Afinal de contas, a fortaleza, que outrora gloriosa, caiu…

 

A FIGURA

Filip Krovinovic: Participou em grande parte da construção croata e, no minuto 87, ampliou a vantagem com um golo fantástico que pode ser muito importante na eliminatória.

 

O FORA-DE-JOGO

Desconcentração defensiva do Vitória SC nos últimos 30 minutos: Durante a maior parte do jogo, estiveram muito bem organizados e eficazes neste processo. Depois, descambaram. Notou-se uma grande desconcentração e vários erros que tiveram um impacto significativo no resultado.

 

ANÁLISE TÁTICA – HNK HADJUK SPLIT

Uma vez que jogam em casa, é natural que queiram provar a sua força e intimidar o adversário. Organizados em 4-2-3-1, procuraram aplicar uma pressão alta, dominar a posse e chegar com facilidade ao último terço. Nos primeiros 60 minutos, não tiveram vida fácil frente à organização defensiva do Vitória SC, mas depois foi erro atrás de erro e saíram com sucesso.

 

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Lovre Kalinic (6)

Dario Melnjak (7)

Josip Elez (6)

Stefan Simic (6)

Dino Mikanovic (6)

Lukas Grgic (6)

Josip Vukovic (6)

Stipe Biuk (6)

Filip Krovinovic (8)

Emir Sahiti (7)

Marko Livaja (6)

SUBS UTILIZADOS

Jani Atanasov (6)

David Colina (6)

Gergo Lovrencsics (6)

Chidozie Awaziem (-)

 

ANÁLISE TÁTICA –  VITÓRIA SC

Na viagem à Croácia, o Vitória SC alinhou-se em 4-3-3 que se traduzia em 4-1-4-1 no processo defensivo, onde se refletiu uma alta concentração no posicionamento. Nesse aspeto, detiveram o controlo e conseguiram estagnar a força croata em vários momentos do jogo – isto até sensivelmente aos 60 minutos. A maioria das transições rápidas não foram eficazes (apesar do golo nascer assim), o ataque organizado nem sempre foi possível implementar e houve claras dificuldades na passagem do último terço (criação de perigo).

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bruno Varela (6)

Ryoya Ogawa (7)

Mikel Villanueva (6)

Abdul Mumin (6)

Miguel Maga (7)

Tiago Silva (6)

Alfa Semedo (6)

André Almeida (5)

Nelson Luz (6)

André Silva (7)

Rúben Lameiras (6)

SUBS UTILIZADOS

Daniel Silva (6)

Anderson Silva (6)

Jota Silva (6)

Antoñín (-)

 

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

O que dizem as lágrimas de Lionel Messi? – Diário do Mundial 2026 #27

A Argentina bem pode agradecer a Lionel Messi por ter evitado uma surpresa contra o Egito. No Mundial 2026, a última vaga nos quartos de final ficou com a Suíça.

Eis o quadro final dos quartos de final do Mundial 2026

Já são conhecidos todos os quatro jogos dos quartos de final do Mundial 2026. Argentina e Suíça juntam-se ao chaveamento já conhecido.

Decisão nos penáltis: Suíça vence a Colômbia e é a última seleção apurada para os quartos de final do Mundial 2026

A Suíça venceu a Colômbia e continua no Mundial 2026. Decisão só foi conhecida através da marcação das grandes penalidades.

Lyon de Paulo Fonseca pede adiamento da estreia na Ligue 1 devido à Champions League

O Lyon solicitou à Liga de Futebol Profissional francesa o adiamento do jogo da primeira jornada da Ligue 1, caso siga em frente na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sacavenense reforça plantel enquanto aguarda decisão sobre vaga no Campeonato de Portugal

O Sacavenense continua a preparar a temporada 2026/27 e mantém a esperança de integrar o Campeonato de Portugal.

Thibaut Courtois responde às críticas: «Recebemos muitas faltas de respeito nos últimos dias»

Depois da vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, por 4-1, Thibaut Courtois reagiu às críticas dirigidas aos Diabos Vermelhos.

João Mário mexe com o mercado: Juventus tem nas mãos proposta de 9 milhões de euros

João Mário pode trocar a Juventus pela Fiorentina no mercado de transferências de verão. Os viola fizeram uma oferta de nove milhões de euros.