HNK Hadjuk Split 3-1 Vitória SC: Batalha perdida, mas Guerra ainda viva

- Advertisement -

A CRÓNICA: RESISTÊNCIA CROATA MAIS FORTE DO QUE A EMBOSCADA DE MAGA

Numa demanda pelo sonho europeu, o Vitória SC marcharam até à Croácia para enfrentar o HNK Hadjuk Split na 1.ª ronda da batalha.

No geral, definiria a primeira-parte como “equilíbrio”. Posse de bola idêntica, sucesso defensivo e rigor tático. A equipa croata possuiu inicialmente o domínio de bola, mas acabou por partilhar, de quando em vez, com os homens de Guimarães. Ninguém se queria afastar do plano e não haviam quase riscos, à exceção dos últimos 10 minutos em que o Vitória SC ainda permitiu dois remates à baliza. Bruno Varela interveio e reestabeleceu a ordem.

A segunda-parte trouxe mais futebol. O HNK Hadjuk Split delineou uma estratégia ofensiva e foi em busca do golo. O cerco estava montado, mas o Vitória persistia por detrás da sua fortaleza organizada e de contra-ataques rápidos. Não aguentavam muito mais, mas ainda tinham uma carta na manga. Emboscada aos croatas. No momento mais difícil do jogo, o lateral Miguel foi “mago” e inventou, com o seu pé mais fraco, um grande golo digno de magia (0-1).

O problema foi que não pôs verdadeiramente fim aos croatas. Eles resistiram e organizaram-se. Lutaram e, em oito minutos, construíram uma reviravolta (2-1, golos de Sahiti e Melnjak). Este último com erro de Miguel Maga, o autor do golo do Vitória. Krovinovic ainda quis pertencer à festa e fez um belíssimo golo (3-1) após um erro defensivo. Afinal de contas, a fortaleza, que outrora gloriosa, caiu…

 

A FIGURA

Filip Krovinovic: Participou em grande parte da construção croata e, no minuto 87, ampliou a vantagem com um golo fantástico que pode ser muito importante na eliminatória.

 

O FORA-DE-JOGO

Desconcentração defensiva do Vitória SC nos últimos 30 minutos: Durante a maior parte do jogo, estiveram muito bem organizados e eficazes neste processo. Depois, descambaram. Notou-se uma grande desconcentração e vários erros que tiveram um impacto significativo no resultado.

 

ANÁLISE TÁTICA – HNK HADJUK SPLIT

Uma vez que jogam em casa, é natural que queiram provar a sua força e intimidar o adversário. Organizados em 4-2-3-1, procuraram aplicar uma pressão alta, dominar a posse e chegar com facilidade ao último terço. Nos primeiros 60 minutos, não tiveram vida fácil frente à organização defensiva do Vitória SC, mas depois foi erro atrás de erro e saíram com sucesso.

 

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Lovre Kalinic (6)

Dario Melnjak (7)

Josip Elez (6)

Stefan Simic (6)

Dino Mikanovic (6)

Lukas Grgic (6)

Josip Vukovic (6)

Stipe Biuk (6)

Filip Krovinovic (8)

Emir Sahiti (7)

Marko Livaja (6)

SUBS UTILIZADOS

Jani Atanasov (6)

David Colina (6)

Gergo Lovrencsics (6)

Chidozie Awaziem (-)

 

ANÁLISE TÁTICA –  VITÓRIA SC

Na viagem à Croácia, o Vitória SC alinhou-se em 4-3-3 que se traduzia em 4-1-4-1 no processo defensivo, onde se refletiu uma alta concentração no posicionamento. Nesse aspeto, detiveram o controlo e conseguiram estagnar a força croata em vários momentos do jogo – isto até sensivelmente aos 60 minutos. A maioria das transições rápidas não foram eficazes (apesar do golo nascer assim), o ataque organizado nem sempre foi possível implementar e houve claras dificuldades na passagem do último terço (criação de perigo).

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bruno Varela (6)

Ryoya Ogawa (7)

Mikel Villanueva (6)

Abdul Mumin (6)

Miguel Maga (7)

Tiago Silva (6)

Alfa Semedo (6)

André Almeida (5)

Nelson Luz (6)

André Silva (7)

Rúben Lameiras (6)

SUBS UTILIZADOS

Daniel Silva (6)

Anderson Silva (6)

Jota Silva (6)

Antoñín (-)

 

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha mais perto: Eis a convicção do Benfica relativamente ao negócio

O Benfica está convicto de que João Palhinha está cada vez mais próximo de assinar com o clube e conta com o tempo como aliado.

Iker Casillas sobre José Mourinho: «Cumprimentamo-nos, podemos até sentar-nos à mesa e conversar sem qualquer problema»

Iker Casillas recordou a ligação que tinha com Jose Mourinho no Real Madrid. O guardião espanhol assume que foi um «casamento que acabou mal».

Thibaut Courtois após a eliminação da Bélgica: «Gostaria talvez de fazer uma pausa na Liga das Nações, já que não é o mais importante»

Thibaut Courtois sofreu uma lesão na derrota da Bélgica e admitiu o possível adeus definitivo à sua seleção nacional.

Antigo internacional francês defende Cristiano Ronaldo e critica jogadores portugueses: «Nota-se que foi boicotado pela própria equipa»

Youri Djorkaeff afirma que os jogadores da seleção nacional boicotaram Cristiano Ronaldo no Mundial de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Oficial: Manchester City contrata pérola inglesa ao Leicester City por 14,3 milhões de euros

Jeremy Monga é reforço do Manchester City por 14,3 milhões de euros. O jovem representava o Leicester City, onde cumpriu toda a formação.

França x Espanha é reedição da meia-final do Euro 2024 e da Liga das Nações 2025: lembras-te do que aconteceu?

Vai acontecer novamente um jogo entre França e Espanha nas meias-finais de uma grande competição. Eis as últimas vezes.

Sporting despede-se de Morten Hjulmand: eis o vídeo

Morten Hjulmand deixa o Sporting e é oficialmente jogador do Atlético Madrid. Leões partilharam vídeo de despedida.