HNK Hadjuk Split 3-1 Vitória SC: Batalha perdida, mas Guerra ainda viva

- Advertisement -

A CRÓNICA: RESISTÊNCIA CROATA MAIS FORTE DO QUE A EMBOSCADA DE MAGA

Numa demanda pelo sonho europeu, o Vitória SC marcharam até à Croácia para enfrentar o HNK Hadjuk Split na 1.ª ronda da batalha.

No geral, definiria a primeira-parte como “equilíbrio”. Posse de bola idêntica, sucesso defensivo e rigor tático. A equipa croata possuiu inicialmente o domínio de bola, mas acabou por partilhar, de quando em vez, com os homens de Guimarães. Ninguém se queria afastar do plano e não haviam quase riscos, à exceção dos últimos 10 minutos em que o Vitória SC ainda permitiu dois remates à baliza. Bruno Varela interveio e reestabeleceu a ordem.

A segunda-parte trouxe mais futebol. O HNK Hadjuk Split delineou uma estratégia ofensiva e foi em busca do golo. O cerco estava montado, mas o Vitória persistia por detrás da sua fortaleza organizada e de contra-ataques rápidos. Não aguentavam muito mais, mas ainda tinham uma carta na manga. Emboscada aos croatas. No momento mais difícil do jogo, o lateral Miguel foi “mago” e inventou, com o seu pé mais fraco, um grande golo digno de magia (0-1).

O problema foi que não pôs verdadeiramente fim aos croatas. Eles resistiram e organizaram-se. Lutaram e, em oito minutos, construíram uma reviravolta (2-1, golos de Sahiti e Melnjak). Este último com erro de Miguel Maga, o autor do golo do Vitória. Krovinovic ainda quis pertencer à festa e fez um belíssimo golo (3-1) após um erro defensivo. Afinal de contas, a fortaleza, que outrora gloriosa, caiu…

 

A FIGURA

Filip Krovinovic: Participou em grande parte da construção croata e, no minuto 87, ampliou a vantagem com um golo fantástico que pode ser muito importante na eliminatória.

 

O FORA-DE-JOGO

Desconcentração defensiva do Vitória SC nos últimos 30 minutos: Durante a maior parte do jogo, estiveram muito bem organizados e eficazes neste processo. Depois, descambaram. Notou-se uma grande desconcentração e vários erros que tiveram um impacto significativo no resultado.

 

ANÁLISE TÁTICA – HNK HADJUK SPLIT

Uma vez que jogam em casa, é natural que queiram provar a sua força e intimidar o adversário. Organizados em 4-2-3-1, procuraram aplicar uma pressão alta, dominar a posse e chegar com facilidade ao último terço. Nos primeiros 60 minutos, não tiveram vida fácil frente à organização defensiva do Vitória SC, mas depois foi erro atrás de erro e saíram com sucesso.

 

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Lovre Kalinic (6)

Dario Melnjak (7)

Josip Elez (6)

Stefan Simic (6)

Dino Mikanovic (6)

Lukas Grgic (6)

Josip Vukovic (6)

Stipe Biuk (6)

Filip Krovinovic (8)

Emir Sahiti (7)

Marko Livaja (6)

SUBS UTILIZADOS

Jani Atanasov (6)

David Colina (6)

Gergo Lovrencsics (6)

Chidozie Awaziem (-)

 

ANÁLISE TÁTICA –  VITÓRIA SC

Na viagem à Croácia, o Vitória SC alinhou-se em 4-3-3 que se traduzia em 4-1-4-1 no processo defensivo, onde se refletiu uma alta concentração no posicionamento. Nesse aspeto, detiveram o controlo e conseguiram estagnar a força croata em vários momentos do jogo – isto até sensivelmente aos 60 minutos. A maioria das transições rápidas não foram eficazes (apesar do golo nascer assim), o ataque organizado nem sempre foi possível implementar e houve claras dificuldades na passagem do último terço (criação de perigo).

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bruno Varela (6)

Ryoya Ogawa (7)

Mikel Villanueva (6)

Abdul Mumin (6)

Miguel Maga (7)

Tiago Silva (6)

Alfa Semedo (6)

André Almeida (5)

Nelson Luz (6)

André Silva (7)

Rúben Lameiras (6)

SUBS UTILIZADOS

Daniel Silva (6)

Anderson Silva (6)

Jota Silva (6)

Antoñín (-)

 

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Gianluca Prestianni e José Mourinho no treino do Benfica no Santiago Bernabéu na véspera do confronto contra o Real Madrid

O Benfica treina no Santiago Bernabéu esta terça-feira. Águias pisaram relvado do jogo contra o Real Madrid e Gianluca Prestianni e José Mourinho estiveram no treino.

João Tralhão responde ao Bola na Rede: «O nosso plano de jogo é claro e não vai fugir à nossa identidade enquanto equipa»

João Tralhão fez a antevisão do Real Madrid x Benfica da Champions League. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Luis Enrique reage ao julgamento de Achraf Hakimi por alegado crime de violação

Luis Enrique reagiu ao alegado caso de violação que envolve Achraf Hakimi. O defesa do PSG será julgado em tribunal.

Fredrik Aursnes: «Não deveria haver nenhum lugar para o racismo»

Fredrik Aursnes realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Encontro marca a segunda mão do playoff da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Tralhão e a hipótese de José Mourinho marcar presença no Bernabéu: «Não sei onde estará»

João Tralhão realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Encontro marca a segunda mão do playoff da Champions League.

O direito do Estrela da Amadora em vender bem

O Estrela da Amadora tem realizado várias vendas interessantes no mercado de transferências, captando a atenção para as suas movimentações.

João Tralhão projeta Real Madrid x Benfica: «Obviamente sabemos da complexidade do jogo»

João Tralhão realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Encontro marca a segunda mão do playoff da Champions League.