Regresso a Casa: A Liga dos Campeões e os 3 jogos de Messi em Lisboa

- Advertisement -

3.

Messi ficou em branco na última vez que jogou em Lisboa, diante do Sporting CP                                                        Fonte: UEFA

Sporting CP 0-1 FC Barcelona, 27 de Setembro de 2017- Para Messi regressar a Lisboa foram precisos cinco anos e foi esta a última vez que o astro argentino e o FC Barcelona jogaram em Portugal para a Liga dos Campeões. Apesar da vitória por 0-1, os “catalães” reencontravam um Sporting CP competitivo que, com Jorge Jesus, foi-se intrometendo nas decisões dos títulos internos e acumulou boas exibições com outros grandes clubes europeus.

No mesmo dia e à mesma hora, o Benfica perdeu por 5-0 na Suíça com o FC Basileia, o FC Porto tinha vencido categoricamente o Mónaco por 3-0 e o Sporting apenas se ficou por uma derrota pela margem mínima com auto-golo do defesa central urugaio, Sebastian Coates. “Vender cara a derrota” foi a expressão mais lida no dia seguinte em todos os jornais e ficou a sensação de que fez uma noite europeia em Alvalade. Na retina ficaram as exibições de Mathieu, Fábio Coentrão e Rui Patrício no capítulo defensivo e, mais adiante, de Battaglia e Bruno Fernandes, que enchiam o meio-campo como podiam, e este último, agora Manchester, chegou a testar os reflexos de Ter Stegen.

Para além de FC Barcelona e Sporting CP, Juventus FC e Olympiakos compunham este grupo. Os “leões” conseguiram vencer os dois jogos com os gregos e chegaram a tirar um ponto à vecchia signora, em Alvalade, num empate a um golo. Na segunda volta, o Sporting CP perdeu por 2-0 em Barcelona, ficou em terceiro lugar e rumou à Liga Europa, onde caiu nos quartos-de-final perante o Club Atlético Madrid, que acabou por vencer esse troféu. O desfecho dessa eliminatória ditou os conhecidos desentendimentos entre o plantel sportinguista e o, na altura, presidente, Bruno de Carvalho, e o final dessa época ficou marcado pela invasão à Academia de Alcochete, a 15 de Maio de 2018.

Na “Champions”, o vencedor foi o Real Madrid CF – arqui-rival FC Barcelona tinha caído nos quartos-de-final, após uma reviravolta louca da AS Roma.

“Sinto que tive uma grande oportunidade de ganhar”, chegou a dizer Jorge Jesus no final deste Sporting CP 0-1 FC Barcelona. Quando agora o Mister fala no Brasil que aprendeu nos jogos com FC Barcelona ou Real Madrid CF, são estes momentos que ele de certeza não esquece.

E por falar em memória, o Bola na Rede esteve em Alvalade a assistir a esse encontro e o testemunho pessoal dos autores da crónica deste jogo, o Guilherme Costa e o André Maia, também não é esquecido – porque eles já podem dizer que viram Messi jogar (e viram-no ainda mais de perto à saída de Alvalade, com a situação actual parece que estamos a falar de outra era).

Quase se conta pelos dedos as vezes que Messi jogou em solo português. Por cá, vamos tendo a sorte de poder ver ao vivo (ou ter de perto a presença do) o “nosso” Cristiano Ronaldo, mas agora, um cenário pandémico e o decorrer dos seus acontecimentos fez com que Lisboa fosse novamente a capital do futebol europeu. Teremos direito a uma chuva única de todas as estrelas do futebol actual encabeçada com a presença das duas maiores figuras da nossa geração e, talvez, de sempre.

A última final europeia, em Lisboa, foi em 2014 e sorriu para uma equipa espanhola, o Real Madrid CF. Poderá agora a capital portuguesa ser o talismã para o outro gigante espanhol? Muitos dizem que quando se tem Messi, tudo pode acontecer (o “Barça” venceu sempre em Lisboa com Messi em campo e não chega à final desde 2015), mas há outros candidatos poderosos e a demonstrar rotação elevada depois desta pausa que afectou a vida de todos. Aproveitemos tudo isso no nosso querido mês de Agosto, mas em segurança.

https://www.instagram.com/p/CBidR-VJpPA/

Artigo revisto por Joana Mendes

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid pode avançar por Bola de Ouro no verão

O Real Madrid pode avançar pela contratação de Rodri. Merengues continuam assim interessados no médio do Manchester City.

Estoril Praia: João Carvalho é o Médio do Mês da Liga Portugal

João Carvalho, do Estoril Praia, foi distinguido pela Liga Portugal como o Médio do Mês. Prémio é referente a janeiro.

Moreirense: Maracás é o Defesa do Mês da Liga Portugal

Maracás, defesa-central do Moreirense, venceu o prémio de Defesa do Mês da Liga Portugal referente a janeiro.

Mateus Fernandes encaminhou reforço para o Sporting e já pensa no Mundial: «Cabe-me a mim mostrar qualidade e consistência e que possa acrescentar à...

Mateus Fernandes revelou que recomendou o Sporting a Luís Guilherme, falou da qualidade de Rafik Guitane e refletiu sobre o sonho de estar no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto x Sporting: E se Trincão jogasse mais tempo ao centro-direita do ataque, o que traria ao jogo? Estratégia vs identidade?

O Sporting apresentou-se a travar o jogo interior do FC Porto como normalmente todas as equipas nos últimos jogos o têm feito que é a vigilância apertada sobre os dois interiores.

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

Franjo Ivanovic ainda não jogou pelo Benfica na segunda volta da Primeira Liga

Franjo Ivanovic não foi utilizado ainda por José Mourinho na segunda volta da Primeira Liga. É atualmente a terceira opção para o posto de ponta de lança no Benfica.