Futbol Club Barcelona: Temporada agridoce

- Advertisement -

O Barcelona apresentou-se na última temporada bastante abaixo do seu nível habitual, mas ainda assim sagrou-se campeão nacional espanhol. Contudo, no futebol é tão importante olhar para os troféus erguidos assim como para o jogo produzido pelas equipas.

Em comparação com os últimos anos, os blaugrana perderam criatividade no seu momento ofensivo, capacidade de posse de bola e revelam maiores fragilidades defensivas. É certo que se registaram algumas alterações no plantel, mas em 2019 um dos principais responsáveis foi mesmo o treinador Ernesto Valverde.

A imprensa desportista diz inclusivamente que a possibilidade de rescisão de contrato é cada vez maior.

Dada esta nova realidade, o Barcelona além do título nacional nada mais conquistou e não se livrou de algumas humilhações durante a época.

Começando pelo campeonato espanhol, o Barcelona mesmo longe do seu melhor foi feliz muito por culpa do principal rival, o Real Madrid, que fez uma das piores campanhas da sua história. O clube da Catalunha conquistou a La Liga com 11 pontos de avanço sobre o segundo classificado Atlético de Madrid, com um total de 26 vitórias, nove empates e três derrotas.

O 26º título nacional do FC Barcelona
Fonte: FC Barcelona

No que diz respeito à Liga dos Campeões, troféu que escapa há quatro temporadas, o Barcelona com uma campanha razoável até então, foi eliminado nas meias-finais e caiu com enorme estrondo, numa das noites mais tristes da história do clube.

Após vitória por 3-0 na primeira mão, o Barcelona foi até Anfield Road confiante de que havia já garantido um lugar na final de Madrid, mas viveu uma noite de terror. De um lado o conto de fadas do Liverpool e do outro o pesadelo dos espanhóis, no qual o Barcelona só se pode queixar de si próprio uma vez que primeiramente demonstrou displicência e depois uma estranha apatia e falta de experiência. Contra todas as previsões, o Barcelona perdeu por 4-0 e foi surpreendentemente eliminado da Liga dos Campeões.

Se a massa associativa blaugrana já desconfiava de Ernesto Valverde, após esta brutal desilusão esse sentimento alastrou-se um pouco por todo o mundo do futebol e ainda algo mais estava para vir… A final da Copa do Rey.

Naquele que foi o último jogo da temporada, o Barcelona procurava dar outro brilho ao seu percurso em 2018/2019, mas a noite tornou a não correr de feição.

No estádio Benito Villamarín, diante do Valência, o Barcelona entrou muito mal na partida e à passagem da meia hora de jogo já perdia por duas bolas a zero, numa primeira parte em que a prestação da defensiva do Barcelona ficou bastante aquém do esperado.

No segundo tempo o grito de revolta veio de Lionel Messi, o mas inconformado ao longo da partida, lançou os blaugrana para o ataque, conseguiu reduzir a desvantagem, mas foi insuficiente de salvar o Barcelona de mais uma derrota.

Parece cruel caracterizar a época do Barcelona como fraca, uma vez que conquistou a competição mais importante, mas não foi uma época de sucesso fruto das derrotas em momentos determinantes e ainda a quebra na qualidade de jogo.

Agora é hora de preparar a próxima temporada, com a dúvida se Ernesto Valverde se mantém no comando, mas o Barcelona precisa de se reerguer, reencontrar a forma de há uns anos atrás e apontar à Liga dos Campeões na próxima temporada.

Foto de Capa: UEFA

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli bate adjunto e é eleito Treinador do Mês

Francesco Farioli foi eleito por parte da Liga Portugal como o Treinador do Mês da Primeira Liga, galardão relativo a dezembro.

Internacional português com passagem pelo Sporting deixa o Varzim

O Varzim anunciou a saída de André Santos do plantel, com a rescisão do contrato entre ambas as partes.

Moreirense pode perder mais um nome importante para a China

Alanzinho pode ser o próximo a deixar o Moreirense para rumar à China. O médio ofensivo encontra-se em final de contrato.

Donyell Malen será emprestado à AS Roma com opção de compra

A AS Roma chegou a acordo com o Aston Villa para garantir o empréstimo de Donyell Malen, com opção de compra de 28,8 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Estoril Praia perto de perder lateral neste mercado

Léo Santos vai deixar de ser jogador do Estoril Praia neste mercado de transferências. O lateral vai rumar à Geórgia.

Braga interessado em jovem promessa croata: jogador custa 5 milhões de euros

O Braga está interessado em contratar Adriano Jagusic, médio de 20 anos que pertence aos quadros do Slaven Belupo.

Antonio Conte suspenso por dois jogos devido a «linguagem abusiva»

O técnico italiano foi suspenso por dois jogos pelo comportamento intimidatório contra a equipa de arbitragem no empate com o Inter Milão.