Futbol Club Barcelona: Temporada agridoce

O Barcelona apresentou-se na última temporada bastante abaixo do seu nível habitual, mas ainda assim sagrou-se campeão nacional espanhol. Contudo, no futebol é tão importante olhar para os troféus erguidos assim como para o jogo produzido pelas equipas.

Em comparação com os últimos anos, os blaugrana perderam criatividade no seu momento ofensivo, capacidade de posse de bola e revelam maiores fragilidades defensivas. É certo que se registaram algumas alterações no plantel, mas em 2019 um dos principais responsáveis foi mesmo o treinador Ernesto Valverde.

A imprensa desportista diz inclusivamente que a possibilidade de rescisão de contrato é cada vez maior.

Dada esta nova realidade, o Barcelona além do título nacional nada mais conquistou e não se livrou de algumas humilhações durante a época.

Começando pelo campeonato espanhol, o Barcelona mesmo longe do seu melhor foi feliz muito por culpa do principal rival, o Real Madrid, que fez uma das piores campanhas da sua história. O clube da Catalunha conquistou a La Liga com 11 pontos de avanço sobre o segundo classificado Atlético de Madrid, com um total de 26 vitórias, nove empates e três derrotas.

O 26º título nacional do FC Barcelona
Fonte: FC Barcelona

No que diz respeito à Liga dos Campeões, troféu que escapa há quatro temporadas, o Barcelona com uma campanha razoável até então, foi eliminado nas meias-finais e caiu com enorme estrondo, numa das noites mais tristes da história do clube.

Após vitória por 3-0 na primeira mão, o Barcelona foi até Anfield Road confiante de que havia já garantido um lugar na final de Madrid, mas viveu uma noite de terror. De um lado o conto de fadas do Liverpool e do outro o pesadelo dos espanhóis, no qual o Barcelona só se pode queixar de si próprio uma vez que primeiramente demonstrou displicência e depois uma estranha apatia e falta de experiência. Contra todas as previsões, o Barcelona perdeu por 4-0 e foi surpreendentemente eliminado da Liga dos Campeões.

Se a massa associativa blaugrana já desconfiava de Ernesto Valverde, após esta brutal desilusão esse sentimento alastrou-se um pouco por todo o mundo do futebol e ainda algo mais estava para vir… A final da Copa do Rey.

Naquele que foi o último jogo da temporada, o Barcelona procurava dar outro brilho ao seu percurso em 2018/2019, mas a noite tornou a não correr de feição.

No estádio Benito Villamarín, diante do Valência, o Barcelona entrou muito mal na partida e à passagem da meia hora de jogo já perdia por duas bolas a zero, numa primeira parte em que a prestação da defensiva do Barcelona ficou bastante aquém do esperado.

No segundo tempo o grito de revolta veio de Lionel Messi, o mas inconformado ao longo da partida, lançou os blaugrana para o ataque, conseguiu reduzir a desvantagem, mas foi insuficiente de salvar o Barcelona de mais uma derrota.

Parece cruel caracterizar a época do Barcelona como fraca, uma vez que conquistou a competição mais importante, mas não foi uma época de sucesso fruto das derrotas em momentos determinantes e ainda a quebra na qualidade de jogo.

Agora é hora de preparar a próxima temporada, com a dúvida se Ernesto Valverde se mantém no comando, mas o Barcelona precisa de se reerguer, reencontrar a forma de há uns anos atrás e apontar à Liga dos Campeões na próxima temporada.

Foto de Capa: UEFA

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle cobiça jovem promessa do Manchester United para o mercado de inverno

O Newcastle está atento à situação de Kobbie Mainoo no Manchester United e poderá investir no médio no próximo mercado de transferências.

Arne Slot defende Florian Wirtz em antevisão ao jogo para a Champions League: «Os que já estavam na equipa, não marcaram quatro golos, nem...

Arne Slot defendeu Florian Wirtz e a estratégia de mercado do clube na conferência de imprensa antes do jogo contra o Atlético de Madrid.

Pedro Caixinha irá receber 2,3 milhões de euros do Santos por decisão da FIFA

A FIFA tomou a decisão de condenar o Santos a indemnizar Pedro Caixinha em 2,3 milhões após a rescisão unilateral de contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristóvão Carvalho aconselha Benfica a esquecer José Mourinho e insiste: «Iniciava já as negociações para a contratação de Klopp»

Cristóvão Carvalho voltou a assumir que gostaria de contar com Jurgen Klopp no posto de treinador do Benfica, cargo que está atualmente livre.

João Diogo Manteigas contra a oficialização de José Mourinho: «Rui Costa não deveria arriscar cometer mais um erro»

João Diogo Manteigas defende que Rui Costa não deveria anunciar a contratação de um novo treinador antes das eleições.

O Anel de Fogo da Luz | Benfica

A inevitabilidade do Anel de Fogo que assombrou as águias apareceu e o castelo de cartas tombou e o Benfica perdeu com o Qarabag.