Manchester City FC x Leicester City FC: Quem será o primeiro dos últimos?

Manchester City e Leicester defrontam-se na jornada 18 da Premier League e o que está em disputa é, acima de tudo, o segundo lugar do campeonato, o primeiro dos últimos, uma vez que o Liverpool parece ter comprado lugar cativo para o primeiro posto e não quer abdicar dele. Os Foxes estão no 2º lugar da classificação com 39 pontos, seguidos de perto pelos Citizens, que estão a quatro pontos de distância, no 3º lugar.

Ambas as equipas jogaram a meio da semana e venceram os respetivos encontros dos quartos-de-final da Carabao Cup. Os Citizens visitaram o Oxford United e venceram por 3-1, com João Cancelo a estrear-se a marcar pela equipa de Pep Guardiola. Já o Leicester afastou o Everton em Goodison Park através do desempate por grandes penalidades, após um empate a dois golos no tempo regulamentar. Nas meias-finais da competição, o detentor do troféu Manchester City irá defrontar o rival Manchester United, ao passo que o Leicester vai medir forças com o Aston Villa.

O LEICESTER CITY FC ESTÁ A FAZER UMA PREMIER LEAGUE INCRÍVEL! A VITÓRIA NO ETHIAD PODE VALER 70€ POR CADA 10€ APOSTADOS. ARRISCAS?

Nas contas do campeonato, o Leicester é segundo da geral e lidera a perseguição ao invicto Liverpool, ainda que tenha marcado passo na jornada passada com um empate surpreendente na receção ao Norwich City, penúltimo classificado do campeonato. Quem aproveitou este deslize foi o Manchester City, que não deu hipóteses ao Arsenal em Londres e venceu por 3-0, chegando aos 35 pontos e reduzindo para quatro a distância em relação ao Leicester.

Muito do que é o sucesso de um clube é medido pelo tempo em que este se consegue manter no topo, conquistando títulos e somando vitórias atrás de vitórias. O Manchester City tem sido disso exemplo nos anos recentes e pode alcançar este sábado uma marca histórica. Se vencerem o Leicester, os Citizens somam a 250ª vitória nesta década, um feito apenas obtido pelo Manchester United nos anos 2000, no que diz respeito a equipas que disputam a Premier League. Na melhor das hipóteses, a equipa de Pep Guardiola pode somar 253 vitórias em 381 jogos na década de 2010, caso vença os três jogos que ainda tem por disputar este ano, contra Leicester, Wolverhampton e Sheffield United.

O confronto direto traz clara vantagem à equipa de Pep Guardiola, que venceu quatro dos últimos cinco confrontos com o Leicester. Na época passada, os Citizens sofreram para derrotar os Foxes na penúltima jornada e só um míssil de Vincent Kompany a mais de 20 metros da baliza resolveu a questão, empurrando o City para a conquista da Premier League. Para recordar a última vitória do Leicester no Etihad Stadium temos que regressar ao dia 6 de fevereiro de 2016, quando os Foxes venceram o City por 3-1, a caminho da conquista inédita da Premier League. Nesse dia, Riyad Mahrez foi preponderante na vitória do Leicester, ele que hoje defende as cores do Manchester City, contribuindo com um golo e uma assistência.

Aguero e Vardy são dois dos melhores avançados da Premier League
Fonte: Premier League

Se o favoritismo parece pender mais para o lado da equipa da casa, não se deve menosprezar dois dados importantes sobre a equipa treinada por Brendan Rodgers, que podem equilibrar a balança. É que os Foxes estão numa série de nove jogos sem perder na Premier League e venceram os últimos quatro jogos fora de casa, com um diferencial de 17 golos marcados e apenas um sofrido.

Quanto aos jogadores em destaque nos dois conjuntos, Kevin De Bruyne chega a este jogo em grande forma após os dois golos frente ao Arsenal, assumindo-se também como o jogador com mais assistências na Premier League até ao momento: nove. Do lado do Leicester, Jamie Vardy continua a ser o artilheiro de serviço da equipa e de todo o campeonato, liderando a lista dos melhores marcadores com 16 disparos certeiros. Estes dois jogadores são também os líderes na estatística relativa à participação nos golos da equipa, com Vardy a contribuir para 19 golos e De Bruyne para 15.

Quanto aos onze prováveis, Pep Guardiola deve manter a aposta em Ederson na baliza, com o quarteto defensivo a ser composto por Kyle Walker, Otamendi, Fernandinho e Mendy. No meio-campo, o técnico espanhol deve manter a aposta em De Bruyne, juntamente com Gundogan e Rodri. Na frente de ataque, Sterling, Mahrez e Gabriel Jesus.

Do lado do Leicester, não haverá dúvidas que a baliza será entregue a Kasper Shmeichel. Na defesa, Brendan Rodgers deverá manter os habituais titulares Ricardo Pereira, Johny Evans, Soyuncu e Ben Chilwell. A linha média deverá ser composta por Ndidi, Dennis Praet, James Maddison e Tielemans, no apoio aos atacantes Iheanacho e Jamie Vardy.

O Manchester City-Leicester tem início às 17h30 deste sábado e terá arbitragem de Mike Dean.

Foto de Capa: Premier League

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

Substituto de Richard Ríos? Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio da Premier League por 10 milhões de euros

O Palmeiras fecha a contratação de Andreas Pereira ao Fulham de Marco Silva. Operação a rondar os 10 milhões de euros.

Diogo Leite quer jogar em clube da Serie A que ofereceu 8 milhões de euros

A Fiorentina ofereceu 8 milhões de euros ao Union Berlin por Diogo Leite. Defesa português quer jogar no clube italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

A hora da verdade | Benfica x Fenerbahçe

Após o empate na Turquia é altura de o Benfica receber o Fenerbahçe num jogo que promete, e muito, não só pelos intervenientes em campo como fora dele.

Nuno Borges arranca US Open com vitória clara frente a Brandon Holt

Nuno Borges entrou com o pé direito no US Open. O tenista português derrotou o norte-americano Brandon Holt na primeira ronda.