Rodrygo: mais uma jovem promessa que deixará precocemente o futebol brasileiro

- Advertisement -

Casa de grandes jogadores e com campeonatos cada vez menos qualificados, o Brasil continua a sua notória e ingrata missão de exportar “diamantes brutos” para serem lapidados em grandes e pequenas equipas de futebol da Europa. É o caso do miúdo Rodrygo, que mal vestiu a camisa da equipa principal do Santos e já atuará pelo Real Madrid em 2019.

Com apenas 17 anos de idade, 29 partidas e 9 golos pela formação brasileira, Rodrygo Silva de Goes é mais um de centenas de jogadores que anualmente deixam o futebol brasileiro para encher os bolsos – e o ego – no velho continente.

Vítima ou premiado do predador mercado europeu, que leva cada vez mais cedo os atletas da América do Sul, o jovem Rodrygo não é ídolo e pouco fez – ou teve oportunidade de fazer – para merecer tal estatuto no Santos, contudo, a expectativa depositada nele já tem o peso da camisola do todo poderoso Real Madrid. Um peso que pode – e certamente vai – influenciar negativamente o seu desempenho enquanto permanecer no futebol brasileiro.

Rodrygo é jovem mas captou a atenção do Real Madrid
Fonte: Santos FC

Rodrygo chegou ao Santos em 2011 para jogar na equipa de futsal do clube, no mesmo ano passou a atuar pelos escalões de formação, onde se destacou, com golos e assistências precisas e boas atuações que lhe renderam uma convocação para a Seleção Brasileira Sub-17.

Veloz pelas alas, dribles curtos e bastante intensidade em suas partidas, são algumas das principais características do ‘garoto’, que tem se mostrado decisivo nas partidas, mesmo quando a equipe da Vila Belmiro joga mal. Estilo parecido com o de Vinícius Jr., outra jovem promessa brasileira negociada com os madrilenos a peso de ouro, ou melhor, de Euro, cerca de €85 milhões nas duas transferências, para ser mais exato. Um padrão de investimentos do Real Madrid que se der certo renderá muitos títulos.

No entanto, diferente de jogadores como Neymar e Robinho, que já eram ídolos quando deixaram o Peixe, Rodrygo ainda é uma promessa, com muito potencial, é verdade, mas como diriam os saudosos comentadores do futebol brasileiro: “ainda não está maduro”. É certo que a maturidade vem com o tempo, o que resta saber é se o futebol, as atitudes e a mentalidade do jovem permanecerão intactos.

Foto de Capa: Santos FC

Artigos revistos por: Jorge Neves

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Franjo Ivanovic e o empréstimo ao Lens: «Estou muito feliz, mas sou jogador do Benfica e volto no verão»

Franjo Ivanovic abordou o regresso à convocatória da Croácia, relembrou que estará de regresso ao Benfica após o empréstimo ao Lens.

Raphael Guerreiro está sem clube e há 2 interessados: 1 em Itália e outro na Grécia

Noticia-se dois clubes interessados em Raphael Guerreiro: AS Roma e Olympiacos. Internacional português está sem clube.

Ivan Baptista reage ao Juventus x Benfica: «No geral, penso que foi uma vitória merecida»

O Benfica venceu na casa da Juventus por 2-1 para a primeira jornada da Champions League Feminina. Eis a reação de Ivan Baptista.

Portugal Football Summit arranca esta quarta-feira: Bola na Rede vai estar presente

O Bola na Rede vai marcar presença na edição de 2026 do Portugal Football Summit, evento que se realiza na Cidade do Futebol.

PUB

Mais Artigos Populares

CTA admite erro grave no dérbi entre Atlético Madrid e Real Madrid: Kang-In Lee devia ter visto vermelho

O Comité Técnico de Árbitros analisou o dérbi de Madrid e reconheceu um erro grave, considerando que Kang-In Lee deveria ter sido expulso.

Carlos Espí agradece a José Mourinho: «Faz-me sentir mais cómodo, mais seguro, com mais confiança»

Carlos Espí abordou a mudança para o Real Madrid, o grande arranque de temporada e a relação com José Mourinho.

Rodrigo Mora abre o livro sobre a saída do FC Porto: «Precisava de um novo desafio na minha vida»

Em entrevista ao Canal 11, Rodrigo Mora refletiu sobre a despedida difícil do FC Porto e a mudança para a AS Roma.