Rodrygo: mais uma jovem promessa que deixará precocemente o futebol brasileiro

- Advertisement -

Casa de grandes jogadores e com campeonatos cada vez menos qualificados, o Brasil continua a sua notória e ingrata missão de exportar “diamantes brutos” para serem lapidados em grandes e pequenas equipas de futebol da Europa. É o caso do miúdo Rodrygo, que mal vestiu a camisa da equipa principal do Santos e já atuará pelo Real Madrid em 2019.

Com apenas 17 anos de idade, 29 partidas e 9 golos pela formação brasileira, Rodrygo Silva de Goes é mais um de centenas de jogadores que anualmente deixam o futebol brasileiro para encher os bolsos – e o ego – no velho continente.

Vítima ou premiado do predador mercado europeu, que leva cada vez mais cedo os atletas da América do Sul, o jovem Rodrygo não é ídolo e pouco fez – ou teve oportunidade de fazer – para merecer tal estatuto no Santos, contudo, a expectativa depositada nele já tem o peso da camisola do todo poderoso Real Madrid. Um peso que pode – e certamente vai – influenciar negativamente o seu desempenho enquanto permanecer no futebol brasileiro.

Rodrygo é jovem mas captou a atenção do Real Madrid
Fonte: Santos FC

Rodrygo chegou ao Santos em 2011 para jogar na equipa de futsal do clube, no mesmo ano passou a atuar pelos escalões de formação, onde se destacou, com golos e assistências precisas e boas atuações que lhe renderam uma convocação para a Seleção Brasileira Sub-17.

Veloz pelas alas, dribles curtos e bastante intensidade em suas partidas, são algumas das principais características do ‘garoto’, que tem se mostrado decisivo nas partidas, mesmo quando a equipe da Vila Belmiro joga mal. Estilo parecido com o de Vinícius Jr., outra jovem promessa brasileira negociada com os madrilenos a peso de ouro, ou melhor, de Euro, cerca de €85 milhões nas duas transferências, para ser mais exato. Um padrão de investimentos do Real Madrid que se der certo renderá muitos títulos.

No entanto, diferente de jogadores como Neymar e Robinho, que já eram ídolos quando deixaram o Peixe, Rodrygo ainda é uma promessa, com muito potencial, é verdade, mas como diriam os saudosos comentadores do futebol brasileiro: “ainda não está maduro”. É certo que a maturidade vem com o tempo, o que resta saber é se o futebol, as atitudes e a mentalidade do jovem permanecerão intactos.

Foto de Capa: Santos FC

Artigos revistos por: Jorge Neves

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica fecha venda de ponta de lança: já são conhecidos os valores e confirmação está por horas

O Benfica deve confirmar nas próximas horas a venda de Gustavo Varela ao Monza. O avançado vai juntar-se a Ricardo Mangas.

Hidemasa Morita confirmado na Premier League

Hidemasa Morita foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do Hull City, equipa da Premier League.

Real Madrid: estreia de José Mourinho já contou com uma grande penalidade desperdiçada

O Real Madrid está a enfrentar o Alcorcón num encontro particular. Arda Guler desperdiçou uma grande penalidade.

Benfica avança por defesa que esteve no Mundial 2026: quem é Josip Sutalo?

Josip Sutalo é o mais recente nome apontado ao Benfica. O internacional croata representa o Ajax, formação dos Países Baixos.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Mangas diz adeus ao Sporting: «Despeço-me do clube que aprendi a amar desde pequeno»

Ricardo Mangas já foi oficializado como reforço do Monza. Lateral deixou mensagem de despedida ao Sporting.

Eis os onzes oficiais de Benfica e Belenenses para mais um jogo particular

O Benfica defronta o Belenenses num jogo particular que se segue à derrota na Suíça. Jogadores menos utilizados vão ser testados.

Itália movimenta-se rápido depois da nega de Pep Guardiola e fecha contratação de novo treinador

Andrea Pirlo é o novo selecionador de Itália. Antigo médio sucede a Gennaro Gattuso ao leme da seleção transalpina.