Rodrygo: mais uma jovem promessa que deixará precocemente o futebol brasileiro

- Advertisement -

Casa de grandes jogadores e com campeonatos cada vez menos qualificados, o Brasil continua a sua notória e ingrata missão de exportar “diamantes brutos” para serem lapidados em grandes e pequenas equipas de futebol da Europa. É o caso do miúdo Rodrygo, que mal vestiu a camisa da equipa principal do Santos e já atuará pelo Real Madrid em 2019.

Com apenas 17 anos de idade, 29 partidas e 9 golos pela formação brasileira, Rodrygo Silva de Goes é mais um de centenas de jogadores que anualmente deixam o futebol brasileiro para encher os bolsos – e o ego – no velho continente.

Vítima ou premiado do predador mercado europeu, que leva cada vez mais cedo os atletas da América do Sul, o jovem Rodrygo não é ídolo e pouco fez – ou teve oportunidade de fazer – para merecer tal estatuto no Santos, contudo, a expectativa depositada nele já tem o peso da camisola do todo poderoso Real Madrid. Um peso que pode – e certamente vai – influenciar negativamente o seu desempenho enquanto permanecer no futebol brasileiro.

Rodrygo é jovem mas captou a atenção do Real Madrid
Fonte: Santos FC

Rodrygo chegou ao Santos em 2011 para jogar na equipa de futsal do clube, no mesmo ano passou a atuar pelos escalões de formação, onde se destacou, com golos e assistências precisas e boas atuações que lhe renderam uma convocação para a Seleção Brasileira Sub-17.

Veloz pelas alas, dribles curtos e bastante intensidade em suas partidas, são algumas das principais características do ‘garoto’, que tem se mostrado decisivo nas partidas, mesmo quando a equipe da Vila Belmiro joga mal. Estilo parecido com o de Vinícius Jr., outra jovem promessa brasileira negociada com os madrilenos a peso de ouro, ou melhor, de Euro, cerca de €85 milhões nas duas transferências, para ser mais exato. Um padrão de investimentos do Real Madrid que se der certo renderá muitos títulos.

No entanto, diferente de jogadores como Neymar e Robinho, que já eram ídolos quando deixaram o Peixe, Rodrygo ainda é uma promessa, com muito potencial, é verdade, mas como diriam os saudosos comentadores do futebol brasileiro: “ainda não está maduro”. É certo que a maturidade vem com o tempo, o que resta saber é se o futebol, as atitudes e a mentalidade do jovem permanecerão intactos.

Foto de Capa: Santos FC

Artigos revistos por: Jorge Neves

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado: EEP renuncia à compra de participação qualificada na SAD

Esta segunda-feira, o Benfica revelou em comunicado oficial que a decisão de a EEP não entrar no capital da SAD encarnada.

Ainda te lembras de Juan Bernat? ‘Flop’ do Benfica tem futuro definido

Juan Bernat vai manter-se ao serviço do Eibar, conseguindo uma renovação de uma época por parte do emblema basco.

Defesa-central regressa ao FC Porto para reforçar a equipa B

Tiago Ferreira, antiga promessa do Olival, está de regresso ao FC Porto 12 anos mais tarde. Defesa-central vai representar a equipa B.

Foi alvo do Benfica de José Mourinho: ala pode rumar à Arábia Saudita

Filip Kostic foi associado ao Benfica no mercado de janeiro, mas acabou por manter-se na Juventus. Pode rumar ao Al Qadsiah.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Vicente com mira na La Liga: guarda-redes português pode chegar de Espanha

O Gil Vicente pode reforçar o seu plantel com Guilherme Fernandes, guarda-redes que pertence aos quadros do Real Bétis.

AO VIVO E EM DIRETO: Vê o França x Senegal do Mundial 2026

França e Senegal têm encontro marcado na fase de grupos do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Nome promete agitar o mercado: antigo craque do Sporting sai do Barcelona

Ferran Font foi dispensado do Barcelona. O jogador de hóquei em patins está assim livre no mercado para assinar por qualquer equipa.