📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Eindhoven | Clube histórico perto da promoção 45 anos depois

- Advertisement -

O segundo clube de Eindhoven, o clube que se debatia frente ao PSV Eindhoven na longa história do futebol neerlandês, opera na Segunda Divisão (Eerste Divisie) desde 1977, ano em que foi despromovido da Eredivisie e nunca mais conseguiu obter a promoção.

Os Blaw-witten, ou azuis e brancos, foram fundados em 1909 com o nome EVV Eindhoven e tiveram sucesso durante as décadas de 1930 e 1950, vencendo a primeira taça (KNVB Beker) em 1937 e o campeonato em 1954.

A partir daí a história do clube amargura e conta com várias despromoções, ocorrendo a mais grave na época 1976-77 e desde então, nunca mais conseguiu regressar à Eredivisie.

A maior rivalidade do clube é frente ao PSV Eindhoven, o chamado Lichstad Derby, porém, ambos os clubes não se defrontam desde a despromoção de 1977.

Saltamos para 2022, mais precisamente para maio. A Eerste Divisie terminou e o FC Eindhoven concluiu a sua prestação em terceiro lugar, apenas a quatro pontos do segundo classificado (promoção direta), contudo, garantiu assim uma vaga nos Playoffs de promoção.

Durante a época apresentaram a quarta melhor forma em casa com 40 pontos em 19 jogos, o sétimo melhor ataque com 69 golos apontados e a quarta melhor defesa, permitindo 43 golos. O conjunto alinha num sistema táctico de 3-2-3-2, sendo que este sofre algumas adaptações, como 3-4-3 ou 3-4-2-1.

Respetivamente aos registos mais positivos da temporada, estão em foco a vitória por 6-0 (o melhor resultado fora da liga) e a sequência de 13 jogos consecutivos sem perder, de 10 de dezembro de 2021 a 25 de março de 2022.

No final da época, o FC Eindhoven contou com a conquista de um prémio individual, “Beste Keeper” (Melhor guarda-redes), atribuído ao guardião Nigel Bertrams que segurou 14 clean sheets, todavia, esse não é a única figura da temporada.

Um dos destaques claros é a exibição estelar do extremo Joey Sleegers (22 golos e 12 assistências) que continua a brilhar na frente da equipa, as contribuições do ponta de lança Jort van Der Sande (13 golos e 6 assistências), do médio Jasper Dahlhaus (8 golos e 5 assistências), do médio-ala Valentino Vermeulen (4 golos e 8 assistências) e da aquisição mais sonante da temporada, o jovem belga Brian De Keersmaecker a custo zero, cujo fez parte do plantel do Beerschot VA (campeão da Proximus League 2019/20).

Aqui segue o esquema dos Playoffs atuais:

No segundo escalão dos Países Baixos, apenas garantem a promoção o primeiro e o segundo classificados, enquanto os restantes seis competem nos Playoffs à procura da última vaga.

Estes conseguem uma vaga nos Playoffs tendo em conta a classificação da liga, porém, durante a temporada ocorrem quatro períodos, onde os pontos se reiniciam e o vencedor no final de cada assegura um lugar nos Playoffs.

Neste momento, o FC Eindhoven disputou a primeira-mão em casa do Graafschap na segunda-feira passada, tendo conseguido um empate 1-1 e agora decide a segunda-mão em casa na sexta-feira. Se avançarem, os Blau-witten defrontam na próxima fase o vencedor da eliminatória entre o ADO Ten Haag e NAC Breda.

Enquanto o PSV vence mais uma KNVB Beker em 2022 e conta com o seu treinador ligado a uma mudança para o SL Benfica, os antigos rivais também procuram dar que falar com um muito aguardado regresso, que apesar de próximo ainda conta com duros obstáculos.

 

Artigo da opinião de Marcos Brea.

Marcos Brea
Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim sai do Manchester United: eis a sua comparação com Erik ten Hag

O Manchester United vai confirmar nas próximas horas a saída de Ruben Amorim do comando técnico do emblema do Old Trafford.

Manchester United já tem definido o sucessor de Ruben Amorim

Ruben Amorim foi despedido do comando técnico do Manchester United. O técnico português deve ser rendido por Darren Fletcher no comando da equipa.

Análise às equipas #4: Aston Martin, quando a promessa caiu mais rápido do que o projeto

A temporada de 2025 da Aston Martin foi, acima de tudo, uma desilusão proporcional à ambição que a própria equipa criou.

Ruben Amorim despedido do comando do Manchester United

Ruben Amorim prepara-se para ser despedido do comando técnico do Manchester United, equipa da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Tondela perto de reforçar o seu plantel com extremo da Eredivisie

Makan Aiko deve reforçar nos próximos dias o plantel principal do Tondela. O jogador ainda pertence aos quadros do Fortuna Sittard.

Internacional francês em negociações com a Juventus para um regresso à Serie A

O defesa-lateral do Al Hilal, Theo Hernández, está perto de assinar pela Juventus. O francês chegou este verão à Arábia Saudita.

Para Sporting manter debaixo de olho? Sergio Arribas somou mais uma assistência no último fim de semana

Sergio Arribas tem sido apontado ao Sporting. O jogador do Almería fez mais uma assistência ao serviço dos andaluzes.