A origem das 5 maiores rivalidades do futebol mundial

    2. FC Barcelona x Real Madrid CF – Rivalidade milionária no país de nuestros hermanos

    Talvez não haja maior constelação de estrelas do que aquela que as bancadas dos estádios Santiago Bernabéu e Camp Nou nos habituaram ao longo dos anos. Visto por muitos como o maior de todos os clássicos, “El Clásico”, como é habitualmente denominado, é sinónimo de espetacularidade. O encontro onde os melhores do mundo jogam contra os melhores do mundo.

    E mais do que uma rivalidade histórica, esta é uma rivalidade cultural e política que tem marcado fortemente o país de “Nuestros Hermanos”. É um dos vários palcos das reivindicações independentistas da Catalunha, e também um momento de afirmação do centralismo de Madrid.

    O símbolo maior do nacionalismo catalão foi fundado por estrangeiros (mas não castelhanos!), enquanto por sua vez o Real Madrid teve como fundador e primeiro Presidente um catalão natural de Barcelona, em curiosa inversão de papéis.

    Desde então, a história de ambos os clubes escreveu-se com o contributo de alguns dos melhores praticantes que a modalidade já assistiu: se os merengues contaram com nomes como Puskas, Di Stéfano, Ronaldo, Raúl González ou Cristiano Ronaldo, o percurso dos blaugrana foi evangelizado pela magia de Diego Armando Maradona, Cruijff, Ronaldinho Gaúcho ou Lionel Messi.

    Em termos numéricos, no confronto direto, o Real Madrid apresenta uma ligeira vantagem, registando 98 triunfos, contra 96 dos catalães, para além de 52 empates, num total de 246 jogos. Um duelo de colossos que continuará, certamente, a exacerbar paixões em toda a Espanha e em todo o Mundo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Fábio Pereira Lopes
    Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
    O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.