FC St.Gallen 1879 | O romper de uma hegemonia dupla

- Advertisement -

St.Gallen ou em bom Português São Galo é uma pequena cidade num extremo da Suíça, com apenas 74 mil habitantes que se encontra mais perto da Alemanha do que o grande centro financeiro que é hoje Zurique.

Fundado em 1879, o clube FC St.Gallen, conseguiu arrecadar o título de campeão no longínquo ano de 1904 e mais recentemente no virar do século, em 2000. Desde então, o campeonato suíço entrou numa hegemonia dupla, comandada pelo FC Basel 1893 e pelo Berner Sport Club Young Boys, mais conhecido só por Young Boys. Mas este ano tem sido diferente, e o grande culpado é a equipa de St.Gallen que até à data da interrupção dos campeonatos, liderava a Super Liga Suíça em igualdade pontual com os Young Boys e com cinco pontos de vantagem do FC Basel.

Até à data, não sabemos qual será o desfecho do campeonato suíço, mas mesmo que o St.Gallen não consiga derrubar esta hegemonia de forma oficial, é certo que merece a nossa atenção. Hoje, vou investigar os pressupostos do sucesso desta equipa e convido-vos a ler as minhas conclusões.

A Suíça nos últimos anos tem nos vindo a presentear com talentos no futebol e isso é algo que tem sido plenamente explanado nos resultados internacionais da seleção Suíça.

A equipa apresenta-se como das mais jovens, se não a equipa com uma média de idades mais baixa do Campeonato, apostando num misto de jovens suíços, entre eles, Cedric Itten, já ele internacional pela sua Seleção com duas internacionalizações e três golos, neste momento afigura-se como um dos melhores marcadores da Liga.

A equipa também tem apostado em alguns jogadores vindos de ligas inferiores de outros países, Jordi Quintallá de 26 anos é um perfeito exemplo do que falo, o médio em 2018 foi transferido do desconhecido Puerto Rico FC e tem sido uma das figuras da Liga Suíça, Demirovic emprestado pelo Alavés é neste momento o melhor marcador do St. Gallen, com dez golos marcados. Lukas Maria Görtler transferiu-se do FC Utrecht, Yannis Letard da terceira liga Alemã e tem sido figura de estaca no 11 de Peter Zeidler, treinador Germânico na segunda época ao serviço da equipa Suíça.

Já com algum faro treinado ao reconhecer trabalho de scouting e prospeção de qualidade, e apesar de ainda não haver noticias a falar sobre o mesmo, parece-me evidente que a época do St.Gallen não é fruto do acaso, mas que estamos perante um trabalho sustentado e de qualidade. Apesar das condições financeiras do St.Gallen estarem longe das melhores da Super Liga Suíça, têm conseguido recrutar jogadores de qualidade para fazer face aos melhores do seu campeonato, algo que poderá resultar em transferências avultadas, permitindo ao clube realizar um salto qualitativo e, quem sabe, começar a almejar resultados internacionais relevantes.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

António Silva pronto para assinar pelo Bournemouth: Defesa-central passou os exames médicos

Já em território inglês, António Silva passou nos exames médicos do Bournemouth e prepara-se para render 30 milhões de euros ao Benfica.

Benfica x Académico Viseu à porta fechada na primeira jornada da Primeira Liga

Este sábado, o Benfica emitiu um comunicado oficial, no qual confirmou que a primeira jornada da Primeira Liga frente ao Académico Viseu será disputada à porta fechada.

Eduardo Quaresma confiante: «Tenho demonstrado que tenho capacidade para ser titular»

Eduardo Quaresma analisou a partida entre Sporting e Nottingham Forest. Os leões venceram a equipa inglesa por 4-1 no Estádio do Algarve.

Benfica já decidiu: defesa central não será o grande investimento deste mercado

O Benfica não está disposto a gastar mais do que 15 milhões de euros na contratação de um novo defesa central.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: situação de Giorgi Kochorashvili ainda não está resolvida e leões não desistem da sua ideia inicial

Giorgi Kochorashvili está fora dos planos do Sporting. O Getafe e o Sevilha estão na corrida pelo médio internacional pela Geórgia.

Gonçalo Inácio e a chegada de Jorge Jesus à Seleção Nacional: «Vou dar o meu melhor no clube para merecer mais chamadas»

Gonçalo Inácio analisou a partida entre Sporting e Nottingham Forest. Os leões venceram a equipa inglesa por 4-1 no Estádio do Algarve.

Issa Doumbia após exibição de luxo frente ao Nottingham Forest: «Estamos prontos, mal podemos esperar para começar»

Issa Doumbia analisou a partida entre Sporting e Nottingham Forest. Os leões venceram a equipa inglesa por 4-1 no Estádio do Algarve.