FC St.Gallen 1879 | O romper de uma hegemonia dupla

- Advertisement -

St.Gallen ou em bom Português São Galo é uma pequena cidade num extremo da Suíça, com apenas 74 mil habitantes que se encontra mais perto da Alemanha do que o grande centro financeiro que é hoje Zurique.

Fundado em 1879, o clube FC St.Gallen, conseguiu arrecadar o título de campeão no longínquo ano de 1904 e mais recentemente no virar do século, em 2000. Desde então, o campeonato suíço entrou numa hegemonia dupla, comandada pelo FC Basel 1893 e pelo Berner Sport Club Young Boys, mais conhecido só por Young Boys. Mas este ano tem sido diferente, e o grande culpado é a equipa de St.Gallen que até à data da interrupção dos campeonatos, liderava a Super Liga Suíça em igualdade pontual com os Young Boys e com cinco pontos de vantagem do FC Basel.

Até à data, não sabemos qual será o desfecho do campeonato suíço, mas mesmo que o St.Gallen não consiga derrubar esta hegemonia de forma oficial, é certo que merece a nossa atenção. Hoje, vou investigar os pressupostos do sucesso desta equipa e convido-vos a ler as minhas conclusões.

A Suíça nos últimos anos tem nos vindo a presentear com talentos no futebol e isso é algo que tem sido plenamente explanado nos resultados internacionais da seleção Suíça.

A equipa apresenta-se como das mais jovens, se não a equipa com uma média de idades mais baixa do Campeonato, apostando num misto de jovens suíços, entre eles, Cedric Itten, já ele internacional pela sua Seleção com duas internacionalizações e três golos, neste momento afigura-se como um dos melhores marcadores da Liga.

A equipa também tem apostado em alguns jogadores vindos de ligas inferiores de outros países, Jordi Quintallá de 26 anos é um perfeito exemplo do que falo, o médio em 2018 foi transferido do desconhecido Puerto Rico FC e tem sido uma das figuras da Liga Suíça, Demirovic emprestado pelo Alavés é neste momento o melhor marcador do St. Gallen, com dez golos marcados. Lukas Maria Görtler transferiu-se do FC Utrecht, Yannis Letard da terceira liga Alemã e tem sido figura de estaca no 11 de Peter Zeidler, treinador Germânico na segunda época ao serviço da equipa Suíça.

Já com algum faro treinado ao reconhecer trabalho de scouting e prospeção de qualidade, e apesar de ainda não haver noticias a falar sobre o mesmo, parece-me evidente que a época do St.Gallen não é fruto do acaso, mas que estamos perante um trabalho sustentado e de qualidade. Apesar das condições financeiras do St.Gallen estarem longe das melhores da Super Liga Suíça, têm conseguido recrutar jogadores de qualidade para fazer face aos melhores do seu campeonato, algo que poderá resultar em transferências avultadas, permitindo ao clube realizar um salto qualitativo e, quem sabe, começar a almejar resultados internacionais relevantes.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica realiza mais um treino de pré-época: eis a nota oficial

O Benfica realizou esta terça-feira mais um treino de pré-época. Águias enfrentam o Villarreal nesta sexta-feira, 17 de julho, pelas 19h45.

Nuno Borges avança para os oitavos de final do ATP 250 de Bastad e já conhece próximo adversário

Nuno Borges venceu o francês Moïse Kouamé por 6-4 e 6-2 e qualificou-se para os oitavos de final do ATP 250 de Bastad.

Benfica avança por Ibrahima Ba: eis o valor pretendido pelo Famalicão

O Benfica está interessado em garantir a contratação de Ibrahima Ba, sendo que já existem negociações com o Famalicão.

Sporting x Celtic: eis os onzes iniciais para o jogo particular

O Sporting e o Celtic enfrentam-se esta terça-feira num jogo particular disputado no Algarve. Fica com os onzes iniciais.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara confirma continuidade de Guilherme Romão: «Juntos, acredito que teremos uma temporada de sucesso»

O Santa Clara oficializou a renovação de empréstimo de Guilherme Romão. Lateral esquerdo continua assim no clube.

Rui Mota sublinha méritos de Francisco Trincão: «É realmente um virtuoso e um jogador muito diferenciado, também na sua forma de pensar»

Rui Mota foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O técnico orientou Francisco Trincão no Braga e deixou elogios ao extremo.

Rui Mota recorda mudança de Jorge Jesus do Benfica para o Sporting: «Não estávamos à espera, nem lá dentro. Acho que foi uma jogada...

Rui Mota foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O técnico estava no Sporting quando Jorge Jesus trocou de lado na Segunda Circular.