Rivaldo: Um lugar no Olimpo

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Deuses, heróis, mitos, filosofia, Zeus, Alexandre O Grande, Platão ou Aristóteles são algumas das palavras e figuras que nos vêm à memória quando nos falam na Grécia. Actualmente, no plano desportivo, o golo solitário de Charisteas na final do Euro 2004 será certamente a lembrança grega mais fresca na cabeça de todos nós portugueses. No entanto, quando pensamos em Futebol e Grécia simultaneamente há um nome que nem sempre nos vem há memória: Rivaldo Vítor Borba Ferreira.

Decorria a época 2003/2004 quando Rivaldo, Campeão Europeu em título pelo Milan, decide deixar o clube e rumar ao Brasil para representar o Cruzeiro. Após época e meia em Milão, em que o seu rendimento tinha ficado muito aquém daquilo que haviam sido as expectativas, o seu regresso ao Brasil, com 31 anos, foi encarado como um ponto final na sua carreira ao mais alto nível. Para trás ficavam os tempos áureos do Barcelona ou do seu incrível Mundial da Coreia e Japão em 2002. Com uma Bola de Ouro e um Prémio de Melhor do Mundo FIFA no currículo, Rivaldo poderia ter terminado em casa e em beleza os últimos anos do seu futebol. Provavelmente, nem o próprio estaria perto de imaginar quão erradas estavam essas previsões.

Após 10 jogos no Cruzeiro, e depois de muitos rumores de regresso à Europa, inclusivamente ao FC Porto, Rivaldo, com 32 anos, assina pelo Olympiacos no verão de 2004. O Panathinaikos era o campeão em título, mas 2 empates nas últimas 3 jornadas permitiram ao Olympiacos sagrar-se campeão com apenas mais 1 ponto do que o rival. A vitória na Taça da Grécia coroou o regresso do brasileiro à Europa com uma dobradinha, numa caminhada onde Rivaldo foi absolutamente decisivo.

Rivaldo deixou a sua marca no Pireu Fonte: Goal.com
Rivaldo deixou a sua marca no Pireu
Fonte: Goal.com

Nos 2 anos seguintes o Olympiacos haveria de conquistar mais 2 campeonatos e uma taça, sempre com Rivaldo ao mais alto nível. Na sua terceira e última época ao serviço do clube do http://www.a-sports.gr Pireu, já com 34 anos, Rivaldo apontou 17 golos em 31 jogos, deixando o seu nome gravado lado a lado com os Deuses do Olimpo com a impressionante marca de 43 golos em 95 jogos!

Seria uma epopeia de sonho terminar a sua passagem na Grécia desta forma, no entanto, e apesar das três épocas impressionantes e de muitos adeptos o considerarem como o melhor jogador de sempre a actuar pelo clube, Rivaldo rescinde o contrato com o Olympiacos em litígio com o Presidente, alegando salários em atraso. No entanto, muitas vozes referiram que o Presidente havia dispensado Rivaldo pois acreditava que a sua idade, 35 anos, já não lhe permitiria jogar ao mais alto nível.

Contudo, à imagem dos heróis da Mitologia Grega, a odisseia de Rivaldo não ficaria por aqui dado que uma das suas mais belas e frustrantes páginas ainda estaria por escrever. Após a sua rescisão com o Olympiacos o brasileiro iria surpreendentemente assinar pelo rival AEK de Atenas para cumprir a temporada de 2007/2008.

Pedro Fernandez da Silva
Pedro Fernandez da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, futebol e futebol. Quando está perto de um relvado a Gestão e a Engenharia ficam para segundo plano e é como treinador que materializa a sua grande paixão. Com passagem por vários clubes e diversos escalões, é um amante da liderança, da táctica e do treino.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lens recupera desvantagem de dois golos e vence Toulouse na 30.ª jornada da Ligue 1

O Lens derrotou o Toulouse por 3-2 na 30.ª jornada da Ligue 1. A equipa da casa chegou a estar a perder por dois golos, mas consumou a reviravolta no marcador.

Inter Milão bate Cagliari de Zé Pedro e está cada vez mais próximo da conquista da Serie A

O Inter Milão recebeu e bateu o Cagliari por 3-0, na jornada 33 da Serie A. A equipa de Christian Chivu está cada vez mais próxima do título.

Ex-Benfica marca e ajuda FC Koln a empatar com o St. Pauli na 30.ª jornada da Bundesliga

O FC St. Pauli e o FC Koln empataram 1-1 na 30.ª jornada da Bundesliga. Luka Waldschmidt foi o autor do golo da equipa visitante.

Eddie Howe assume que pode sair numa semana em que José Mourinho foi apontado ao Newcastle: «Se isso significar que eu tenha de sair...

Eddie Howe abriu, pela primeira vez, a porta de saída do Newcastle. O técnico assumiu também que há um final de ciclo para alguns jogadores no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Neto antevê Eslováquia x Portugal: «Estamos numa fase muito positiva e tenho a certeza de que amanhã vamos dar continuidade»

Francisco Neto e Tatiana Pinto realizaram a conferência de antevisão ao Portugal x Eslováquia da Liga das Nações Feminina.

Vítor Vinha e Gonçalo Oliveira lamentam eliminação do Benfica na Youth League: «O sonho acabou»

Vítor Vinha e Gonçalo Oliveira lamentaram a derrota do Benfica na Youth League. Os encarnados foram eliminados pelo Club Brugge nas meias-finais da competição.

Vitória SC confirma data das eleições para a presidência do clube

O Vitória SC anunciou, esta sexta-feira, a data oficial das eleições para os órgãos sociais após a demissão de António Miguel Cardoso.