📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Turquia | Quatro candidatos, quatro pontos

- Advertisement -

Vivem-se tempos difíceis atualmente, com o surto de COVID-19 a tomar proporções arrepiantes na sociedade em geral. Parou o mundo, parou o mundo do futebol, mas na Turquia a liga continuou a jogar-se por mais uma semana até que esta semana foi também ela suspensa.

Numa altura em que a saúde devia ser a principal preocupação de todos (e por todos), a verdade é que, passando os olhos pelo campeonato turco, resiste também uma das lutas mais acesas pelo título de campeão – com Trabzonspor, Ínstanbul Basaksehir, Galatasaray e Sivasspor no top-4 da competição e separados por apenas… quatro pontos.

Não é uma situação nova na Turquia, dado que estamos perante um dos campeonatos mais competitivos no mundo do futebol – ainda que muitas vezes seja esquecido na zona ocidental da Europa –, mas há uma novidade no topo da classificação face às últimas temporadas.

Com Besiktas e Fenerbahçe (dois emblemas icónicos do futebol turco), uns furos abaixo do esperado, é o Sivasspor quem aparece entre os quatro primeiros classificados e com legítimas aspirações na luta pelo título. Na passada jornada, nenhum dos quatro venceu, nenhum dos quatro se descolou verdadeiramente e a luta, essa, mantém-se bem acesa.

Não muito habituado a estas andanças, o Sivasspor encontra-se a apenas quatro pontos do líder
Fonte: Demir Grup Sivasspor

Ora, vamos a números. O Trabzonspor de João Pereira aparece em primeiro com 53 pontos, a par do clube que eliminou o Sporting da Liga Europa, o Basaksehir. Seguindo-se o Galatasaray no último lugar do pódio, com 50 pontos, e o Sivasspor então com 49. Recorrendo ao passado recente, esta é a menor diferença entre o primeiro e o quarto classificado a oito jornadas do fim.

E o cenário na Turquia torna-se ainda mais imprevisível face ao calendário que as equipas têm pela frente. O Galatasaray – bicampeão turco – tem ainda de defrontar os dois primeiros classificados (que se defrontaram entre si na passada jornada e não foram além de um empate) e, pasme-se, todos os adversários do Sivasspor estão teoricamente ao alcance da equipa-sensação, que já defrontou os clubes do pódio. Mas quanto a isto já todos sabemos, a teoria nem sempre corresponde à prática e futebol…é futebol!

Lembrando ainda que as últimas duas épocas tiveram retas finais frenéticas (quatro pontos entre os primeiro e o quarto classificado em 2018/19 e seis em 2017/18), esta não será exceção e não há dúvida nenhuma de que o título turco será decidido nos detalhes mais minuciosos. Qualquer uma das quatro formações pode conquistar o campeonato. As circunstâncias para a prática desportiva são as piores, mas emoção não faltará, mais ainda quando são conhecidos os excessos e os festejos eufóricos das massas associativas turcas.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.