Turquia | Quatro candidatos, quatro pontos

- Advertisement -

Vivem-se tempos difíceis atualmente, com o surto de COVID-19 a tomar proporções arrepiantes na sociedade em geral. Parou o mundo, parou o mundo do futebol, mas na Turquia a liga continuou a jogar-se por mais uma semana até que esta semana foi também ela suspensa.

Numa altura em que a saúde devia ser a principal preocupação de todos (e por todos), a verdade é que, passando os olhos pelo campeonato turco, resiste também uma das lutas mais acesas pelo título de campeão – com Trabzonspor, Ínstanbul Basaksehir, Galatasaray e Sivasspor no top-4 da competição e separados por apenas… quatro pontos.

Não é uma situação nova na Turquia, dado que estamos perante um dos campeonatos mais competitivos no mundo do futebol – ainda que muitas vezes seja esquecido na zona ocidental da Europa –, mas há uma novidade no topo da classificação face às últimas temporadas.

Com Besiktas e Fenerbahçe (dois emblemas icónicos do futebol turco), uns furos abaixo do esperado, é o Sivasspor quem aparece entre os quatro primeiros classificados e com legítimas aspirações na luta pelo título. Na passada jornada, nenhum dos quatro venceu, nenhum dos quatro se descolou verdadeiramente e a luta, essa, mantém-se bem acesa.

Não muito habituado a estas andanças, o Sivasspor encontra-se a apenas quatro pontos do líder
Fonte: Demir Grup Sivasspor

Ora, vamos a números. O Trabzonspor de João Pereira aparece em primeiro com 53 pontos, a par do clube que eliminou o Sporting da Liga Europa, o Basaksehir. Seguindo-se o Galatasaray no último lugar do pódio, com 50 pontos, e o Sivasspor então com 49. Recorrendo ao passado recente, esta é a menor diferença entre o primeiro e o quarto classificado a oito jornadas do fim.

E o cenário na Turquia torna-se ainda mais imprevisível face ao calendário que as equipas têm pela frente. O Galatasaray – bicampeão turco – tem ainda de defrontar os dois primeiros classificados (que se defrontaram entre si na passada jornada e não foram além de um empate) e, pasme-se, todos os adversários do Sivasspor estão teoricamente ao alcance da equipa-sensação, que já defrontou os clubes do pódio. Mas quanto a isto já todos sabemos, a teoria nem sempre corresponde à prática e futebol…é futebol!

Lembrando ainda que as últimas duas épocas tiveram retas finais frenéticas (quatro pontos entre os primeiro e o quarto classificado em 2018/19 e seis em 2017/18), esta não será exceção e não há dúvida nenhuma de que o título turco será decidido nos detalhes mais minuciosos. Qualquer uma das quatro formações pode conquistar o campeonato. As circunstâncias para a prática desportiva são as piores, mas emoção não faltará, mais ainda quando são conhecidos os excessos e os festejos eufóricos das massas associativas turcas.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça Revelação: Gil Vicente leva a melhor sobre o Santa Clara na primeira mão da final

No primeiro jogo da final da Taça de Revelação, o Gil Vicente recebeu e bateu o Santa Clara por duas bolas a uma.

João Gião deixa o Sporting e sucede Tiago Margarido no comando do CD Nacional

João Gião é o novo treinador do CD Nacional. O técnico português de 39 anos comandou as equipas B e Sub-19 do Sporting.

Massimiliano Allegri tem princípio de acordo com o Nápoles

Após fazer parte de um despedimento de grupo no AC Milan, Massimiliano Allegri está perto de tornar-se o sucessor de Antonio Conte no Nápoles.

‘Muita história por fazer’: Florentino Pérez formaliza candidatura e deve abordar o caso José Mourinho

Florentino vai apresentar oficialmente a candidatura à presidência do Real Madrid na próxima quarta-feira e deve esclarecer a situação de José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham e Juventus querem contratar craque do Liverpool

O Tottenham e a Juventus estão interessados em contratar Andy Robertson. Lateral de 32 anos está em final de contrato com o Liverpool.

Estoril Praia prepara-se para 2 saídas e define setor prioritário a reforçar no mercado de verão

O Estoril Praia vai ao mercado por pontas-de-lança e jogadores capazes de jogar no centro do ataque. Alejandro Marqués e Yanis Begraoui devem deixar clube.

Vitinha muito elogiado: «No grupo e no campo, é um jogador que interpreta o futebol como eu o interpretava»

Daniele De Rossi é o treinador do Genoa desde o início de temporada e deixou vários elogios ao avançado português Vitinha.