Turquia | Quatro candidatos, quatro pontos

- Advertisement -

Vivem-se tempos difíceis atualmente, com o surto de COVID-19 a tomar proporções arrepiantes na sociedade em geral. Parou o mundo, parou o mundo do futebol, mas na Turquia a liga continuou a jogar-se por mais uma semana até que esta semana foi também ela suspensa.

Numa altura em que a saúde devia ser a principal preocupação de todos (e por todos), a verdade é que, passando os olhos pelo campeonato turco, resiste também uma das lutas mais acesas pelo título de campeão – com Trabzonspor, Ínstanbul Basaksehir, Galatasaray e Sivasspor no top-4 da competição e separados por apenas… quatro pontos.

Não é uma situação nova na Turquia, dado que estamos perante um dos campeonatos mais competitivos no mundo do futebol – ainda que muitas vezes seja esquecido na zona ocidental da Europa –, mas há uma novidade no topo da classificação face às últimas temporadas.

Com Besiktas e Fenerbahçe (dois emblemas icónicos do futebol turco), uns furos abaixo do esperado, é o Sivasspor quem aparece entre os quatro primeiros classificados e com legítimas aspirações na luta pelo título. Na passada jornada, nenhum dos quatro venceu, nenhum dos quatro se descolou verdadeiramente e a luta, essa, mantém-se bem acesa.

Não muito habituado a estas andanças, o Sivasspor encontra-se a apenas quatro pontos do líder
Fonte: Demir Grup Sivasspor

Ora, vamos a números. O Trabzonspor de João Pereira aparece em primeiro com 53 pontos, a par do clube que eliminou o Sporting da Liga Europa, o Basaksehir. Seguindo-se o Galatasaray no último lugar do pódio, com 50 pontos, e o Sivasspor então com 49. Recorrendo ao passado recente, esta é a menor diferença entre o primeiro e o quarto classificado a oito jornadas do fim.

E o cenário na Turquia torna-se ainda mais imprevisível face ao calendário que as equipas têm pela frente. O Galatasaray – bicampeão turco – tem ainda de defrontar os dois primeiros classificados (que se defrontaram entre si na passada jornada e não foram além de um empate) e, pasme-se, todos os adversários do Sivasspor estão teoricamente ao alcance da equipa-sensação, que já defrontou os clubes do pódio. Mas quanto a isto já todos sabemos, a teoria nem sempre corresponde à prática e futebol…é futebol!

Lembrando ainda que as últimas duas épocas tiveram retas finais frenéticas (quatro pontos entre os primeiro e o quarto classificado em 2018/19 e seis em 2017/18), esta não será exceção e não há dúvida nenhuma de que o título turco será decidido nos detalhes mais minuciosos. Qualquer uma das quatro formações pode conquistar o campeonato. As circunstâncias para a prática desportiva são as piores, mas emoção não faltará, mais ainda quando são conhecidos os excessos e os festejos eufóricos das massas associativas turcas.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deixa mensagem para António Silva: «Um de nós»

O Benfica deixou mensagem para António Silva. «Um de nós», lê-se na publicação partilhada pelo clube encarnado nas redes sociais.

Diogo Costa mostra-se rendido a Victor Froholdt e elogia depois jogador do Sporting: «Cresceu muito e eu admiro-o»

Diogo Costa falou sobre muitos temas em entrevista. Guarda-redes do FC Porto destacou Victor Froholdt e Francisco Trincão.

Diogo Costa em larga entrevista: «Somos um povo que está sempre disposto a sofrer pelo sucesso»

Diogo Costa falou de muitos temas: chegada de Francesco Farioli, morte de Jorge Costa, ser capitão do FC Porto, Mundial 2026 e mais.

Jordan Holsgrove de fora: Conhecidos os convocados da Escócia para o Mundial 2026

Já são conhecidos os convocados da Escócia para o Mundial 2026. Jordan Holsgrove (médio do Estoril Praia) ficou fora dos eleitos.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting paga 20 milhões de euros e pode fechar reforço em breve

O Sporting aproxima-se da contratação de Issa Doumbia. Leões estão perto de um acordo com o Venezia pelo médio de 22 anos.

Trubin revela conselhos de José Mourinho, elogia De Zerbi e ainda afirma: «Não há nenhum jovem jogador que não queira jogar na Premier League»

Anatoliy Trubin deixa elogios a José Mourinho e Roberto De Zerbi. Guarda-redes fala também sobre a Premier League e ida à Seleção.

Qualificação Roland Garros: Jaime Faria segue em frente após vencer antigo n.º 3 do mundo

Jaime Faria está garantido na segunda ronda da fase de qualificação de Roland Garros. Tenista português venceu o búlgaro Grigor Dimitrov.