O último teste em terrenos lusos | Portugal x República da Irlanda

- Advertisement -
Jogo particular: Terça-feira, 11 de junho de 2024, 19:45h

A ANTEVISÃO: UM JOGO PARA MORALIZAR OU NÃO…

O último teste de Portugal antes do Europeu 2024, é frente à República da Irlanda, uma seleção modesta, em Aveiro, no Estádio Municipal da cidade.

Após a derrota no segundo jogo de preparação por 1-2 perante os croatas comandados por Luka Modric, a seleção das quinas necessita dar uma resposta antes de partir para o campeonato da Europa, na Alemanha. Defensivamente levantou dúvida e no último terço a falta de criatividade dos jogadores foi gritante.

A vitória é obrigatória. Os irlandeses são os 60º classificados no ranking das seleções, algo que expressa bem a fragilidade inerente a esta equipa, apesar de ser representada por muitos jogadores que disputam a primeira e segunda divisão de Inglaterra.

No entanto, é de notar a vitória no último confronto por duas bolas a uma, num amigável contra a Hungria que estará presente no europeu. Esta foi a primeira vitória do novo treinador John O´Shea ao leme da seleção irlandesa.

O favoritismo está claramente do lado português que além de ser uma das principais seleções do mundo quer provar aos seus adeptos que o resultado com a Croácia, foi apenas um deslize.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o 16º jogo entre ambas as seleções.
  2. Portugal leva uma clara vantagem com oito vitórias.
  3. A República da Irlanda, em contrapartida, tem apenas quatro vitórias.
  4. A maior vitória é lusa e foi pelo placar de 5-1.
  5. Em termos de golos marcados a seleção das quinas faturou por 22 vezes.
  6. Já os irlandeses fizeram 11 golos.
  7. O último duelo ficou empatado e foi referente ao grupo A no apuramento para o mundial 2022.
  8. O melhor marcador dos confrontos entre Portugal/República da Irlanda é Fernando Peyroteo com três golos marcados em três jogos.
  9. O último confronto de Portugal foi frente à Croácia, na qual a seleção nacional foi derrotada por 1-2.
  10. No sentido oposto, a Irlanda venceu o último jogo por 2-1 contra a Hungria.

JOGADORES A TER EM CONTA

Nélson Semedo
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola

Nélson SemedoSem dúvida a surpresa dos últimos jogos da seleção das quinas. O lateral tem dado resposta e poderá ser o titular no início do europeu. Nos dois últimos jogos fez três assistências (duas na partida, em março, contra a Suécia) e tanto ofensiva como defensivamente é muito eficaz. Tem aproveitado as oportunidades de forma notável.

Adam Idah – O avançado é das peças mais importantes do conjunto irlandês e vem de uma metade de época fantástica no Celtic de Brendan Rogers, sendo decisivo em diversos momentos como na final da Taça escocesa. Na temporada foram 19 jogos, 9 golos e duas assistências. Pela sua seleção nacional fez um dos golos na vitória sobre a Hungria e tendo em conta a importância de Portugal, no contexto futebolístico, Adam Idah estará desejoso para voltar a faturar.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal: Rui Patrício, Nélson Semedo, António Silva, Rúben Dias, João Cancelo, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Vitinha, Rafael Leão, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo

Treinador: Roberto Martínez

«Falamos muito de adversários e é um erro, precisamos de falar de Portugal».

República da Irlanda: Caoimhín Kelleher, Seamus Coleman, Matt Doherty, Shane Duffy, Dara O´Shea, Josh Cullen, Sammie Szmodics, Finn Azaz, Will Smallbone, Robbie Brady, Adam Idah

Treinador: John O’Shea

«Gostava que o Cristiano Ronaldo tivesse mais uma semana de descanso».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 4-1 Irlanda

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pré-temporada 2026/27: Eis as datas e adversários dos jogos de preparação do Sporting

Esta segunda-feira, o Sporting divulgou as datas e os adversários dos jogos de preparação da pré-temporada de 2026/27.

Sporting: Já é conhecida a data do arranque da pré-temporada dos leões

O Sporting regressa aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo no dia 1 de julho, iniciando a pré-temporada de 2026/27

Maxi Araújo reage ao empate do Uruguai e aborda o futuro no Sporting: «Não posso prometer nada»

Maxi Araújo voltou a brilhar no empate do Uruguai frente a Cabo Verde, acumulando já dois golos e uma assistência no Mundial 2026.

AC Milan: Jorge Mendes entra em cena e prepara-se para colaborar com Ruben Amorim

A imprensa italiana avança que Jorge Mendes pode vir a ter um papel importante nos próximos investimentos do AC Milan de Ruben Amorim no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Costa do Marfim critica alemães: «Gostaríamos de ter visto mais fair-play»

O selecionador da Costa do Marfim criticou a Alemanha. Emerse Faé acusou os germânicos de falta de fair-play.

Lamine Yamal marca e entra na história ao lado de Pelé

Lamine Yamal marca o seu primeiro golo em Mundiais. Após grande jogo entra na história ao lado de Pelé.

João Pinheiro nomeado para quarto árbitro no duelo entre Marrocos e Haiti do Mundial 2026

O árbitro português João Pinheiro foi nomeado pela FIFA para desempenhar funções de quarto árbitro no encontro entre Marrocos e Haiti.