- Advertisement -

A posição “9” sempre foi uma posição vista com preocupação pelos portugueses desde que Nuno Gomes e Pedro Pauleta se reformaram. Houve uma espécie de crise de pontas de lança matadores, mas, hoje em dia, o contexto é diferente. Continua a não haver um verdadeiro matador de área na seleção, André Silva é o mais próximo disso, mas o futebol mudou, a seleção mudou e as necessidades e características para essa posição também mudaram.

Há uma transformação e nova adequação para a posição de ponta de lança, sendo que essa moda chegou à nossa seleção portuguesa.  A prova mais recente dessa mesma mudança, aparece na Liga das Nações. A mais recente conquista da seleção nacional, foi carimbada com vitórias sobre a Suíça e sobre a Holanda.

Félix foi a grande novidade na meia final da Liga das Nações
Fonte: SL Benfica

Na meia final, jogou João Félix. O jovem craque do SL Benfica, não é, de todo, um verdadeiro número 9. É um jogador explosivo, que sabe jogar entrelinhas e descaído nos corredores, que explora muito bem a profundidade e sabe fazer golos. Na final, alinhou Gonçalo Guedes, avançado do CF Valencia. Muito na linha de João Félix, Guedes tem como grande diferença, a menor capacidade de finalização em relação ao atual craque encarnado.

O “joker” desta história, é o melhor jogador de sempre de Portugal: Cristiano Ronaldo. O astro da Juventus FC parte sempre da esquerda do ataque, mas aparece muitas vezes no corredor central para finalizar, havendo constantes permutas com o ponta de lança, que, lá está, tem de ser móvel e não pode ser o típico “9”.

Diogo Jota promete também ser um dos novos goleadores
Fonte: FPF

Numa era do futebol estudado ao limite, o típico ponta de lança parado na frente, para encostar e aguentar os defesas, vai caindo em desuso. Hoje em dia, é mais importante a mobilidade para desfazer a organização defensiva adversária, arrastando jogadores e abrindo espaços para os colegas. Jogadores como Dyego Sousa, que, por acaso, até foi integrado recentemente na realidade da seleção portuguesa, cada vez terão menos espaço para iniciar no onze inicial, sendo mais um jogador de recurso para os últimos terços dos jogos. Enquanto André Silva, apesar de ser um jogador de corredor central, consegue ter a mobilidade e capacidade técnica para funcionar nesta nova dinâmica da seleção.

Destaco ainda Diogo Jota. O avançado do Wolverhampton Wanderers FC, encaixa na perfeição nesta dinâmica da seleção e, diria mesmo, que encaixa tão bem ou até melhor que Félix ou Guedes, sendo uma questão de timing a sua grande oportunidade para também fazer estragos pela seleção nacional.

É uma nova era, que tem sido recheada de títulos e Portugal promete não parar por aqui.

 

Fonte: UEFA

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges faz um balanço à época do Sporting: «Acaba por não ser positiva, tinha de culminar com conquista»

Rui Borges analisou o desempenho geral do Sporting na temporada 2025/26, após a derrota na final da Taça de Portugal diante do Torreense.

WWE Saturday Night’s Main Event: The Vision não deixa os títulos fugir

O último sábado trouxe mais uma edição do WWE Saturday Night’s Main Event, em Indiana, numa noite que tinha cinco combates, todos a envolver campeões.

GP Canadá: Kimi Antonelli dá golpe importante nas contas do Mundial

Quarta vitória consecutiva para Andrea Kimi Antonelli numa corrida de domingo no Mundial de Fórmula 1 e o italiano parece embalado para o título

Nápoles confirma a saída de Antonio Conte: «Obrigado, Mister»

Antonio Conte vai deixar o comando técnico do Nápoles após duas temporadas, nas quais conquistou a Serie A e Supertaça Italiana.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Travassos despede-se do Sporting depois de 16 anos no clube: «Uma carreira é feita de desafios. Está na hora de começar o próximo!»

O novo reforço do Braga, Diogo Travassos, deixou uma mensagem de despedida para o Sporting. Jovem de 22 anos realizou toda a sua formação em Alcochete.

Rui Borges e o impacto das substituições no Jamor: «Quem entrou não conseguiu ajudar muito»

Rui Borges esteve presente em conferência de imprensa após o Sporting conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

Famalicão: Lazar Carevic soma interessados

Lazar Carevic conta com interessados nos seus serviços. O guarda-redes do Famalicão pode render um bom encaixe aos minhotos.