Uma nova era

- Advertisement -

A posição “9” sempre foi uma posição vista com preocupação pelos portugueses desde que Nuno Gomes e Pedro Pauleta se reformaram. Houve uma espécie de crise de pontas de lança matadores, mas, hoje em dia, o contexto é diferente. Continua a não haver um verdadeiro matador de área na seleção, André Silva é o mais próximo disso, mas o futebol mudou, a seleção mudou e as necessidades e características para essa posição também mudaram.

Há uma transformação e nova adequação para a posição de ponta de lança, sendo que essa moda chegou à nossa seleção portuguesa.  A prova mais recente dessa mesma mudança, aparece na Liga das Nações. A mais recente conquista da seleção nacional, foi carimbada com vitórias sobre a Suíça e sobre a Holanda.

Félix foi a grande novidade na meia final da Liga das Nações
Fonte: SL Benfica

Na meia final, jogou João Félix. O jovem craque do SL Benfica, não é, de todo, um verdadeiro número 9. É um jogador explosivo, que sabe jogar entrelinhas e descaído nos corredores, que explora muito bem a profundidade e sabe fazer golos. Na final, alinhou Gonçalo Guedes, avançado do CF Valencia. Muito na linha de João Félix, Guedes tem como grande diferença, a menor capacidade de finalização em relação ao atual craque encarnado.

O “joker” desta história, é o melhor jogador de sempre de Portugal: Cristiano Ronaldo. O astro da Juventus FC parte sempre da esquerda do ataque, mas aparece muitas vezes no corredor central para finalizar, havendo constantes permutas com o ponta de lança, que, lá está, tem de ser móvel e não pode ser o típico “9”.

Diogo Jota promete também ser um dos novos goleadores
Fonte: FPF

Numa era do futebol estudado ao limite, o típico ponta de lança parado na frente, para encostar e aguentar os defesas, vai caindo em desuso. Hoje em dia, é mais importante a mobilidade para desfazer a organização defensiva adversária, arrastando jogadores e abrindo espaços para os colegas. Jogadores como Dyego Sousa, que, por acaso, até foi integrado recentemente na realidade da seleção portuguesa, cada vez terão menos espaço para iniciar no onze inicial, sendo mais um jogador de recurso para os últimos terços dos jogos. Enquanto André Silva, apesar de ser um jogador de corredor central, consegue ter a mobilidade e capacidade técnica para funcionar nesta nova dinâmica da seleção.

Destaco ainda Diogo Jota. O avançado do Wolverhampton Wanderers FC, encaixa na perfeição nesta dinâmica da seleção e, diria mesmo, que encaixa tão bem ou até melhor que Félix ou Guedes, sendo uma questão de timing a sua grande oportunidade para também fazer estragos pela seleção nacional.

É uma nova era, que tem sido recheada de títulos e Portugal promete não parar por aqui.

 

Fonte: UEFA

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting sobe a parada e chega aos 16 milhões de euros para contratar mais um médio

O Sporting está na mesa de negociações por Sergi Altimira. Leões fizeram nova proposta pelo médio do Real Bétis.

Florentino Pérez explica demora na renovação de Vinícius Júnior e rejeita envolvimento no dossier: «Acha que eu mando em tudo, mas isso é da...

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid falou da renovação de Vinícius Júnior.

Florentino Pérez tenta fugir ao tema Kylian Mbappé, mas deixa escapar crítica: «Há algo a melhorar»

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid falou de Kylian Mbappé.

Florentino Pérez ataca Barcelona: «Não quero ter qualquer relação com um clube que subornou árbitros durante duas décadas»

Florentino Pérez está no centro do furacão e concedeu uma entrevista. Presidente do Real Madrid visou Barcelona pelo Caso Negreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Alavés vence campeão Barcelona e atira Luís Castro para a zona de despromoção: eis os resultados do dia na La Liga

O Alavés surpreendeu o Barcelona e venceu os culés por 1-0. Vitória permite ao conjunto orientado por Quique Flores deixar a zona de despromoção.

Hearts de Cláudio Braga e Celtic de Jota e Paulo Bernardo vencem e vão decidir título na Escócia com autêntica final no sábado

No próximo sábado, será conhecido o vencedor da Liga Escocesa. Hearts e Celtic lutam pelo título com vantagem para Cláudio Braga e companhia.

Inter Milão vence Lazio na final e junta a Taça de Itália à Serie A nos títulos da temporada

O Inter Milão selou a conquista da Taça de Itália. Conjunto nerazzurri venceu Lazio na final e carimbou a dobradinha na temporada.