📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Dicionário de Fernando Santos: José Fonte

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

 

José Fonte: Solidez.

Quatro jogos, 450 minutos, um golo sofrido. É este o balanço do desempenho da defesa portuguesa no Euro 2016 desde a entrada de José Fonte na equipa.

É certo que o passado não joga, que já passaram dois anos e que o desempenho na Taça das Confederações já não foi o mesmo, mas a solidez que a defesa da equipa das Quinas ganhou com a entrada de José Fonte é difícil de esquecer.

A quebra física do atual defesa do Dalian Yifang é inegável e, mais do que isso, natural: aos 34 anos é normal que Fonte não tenha a mesma velocidade ou disponibilidade de outrora.

No entanto, a sua experiência e assertividade podem ser trunfos importantes, sobretudo em jogos em que um eventual bloco baixo da Seleção Nacional reduza o espaço nas costas da defesa e dispense o central de grandes correrias.

Uma alternativa totalmente diferente de Rúben Dias, por exemplo. As caraterísticas de cada um estão à vista e caberá a Fernando Santos lançar os trunfos em função do contexto. Quando a estratégia for defender baixo e sólido, Fonte parece ser a opção.

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hansi Flick encantado com exibição de jogador do Barcelona frente ao Espanyol: «Tenho de agradecer»

Hansi Flick elogiou a exibição de Joan García no triunfo do Barcelona frente ao Espanyol por 2-0.

Lorenzo Lucca é alvo do Benfica e há novidades sobre o futuro do jogador do Nápoles

O futuro de Lorenzo Lucca está em dúvida e há novos dados sobre o caso. O Benfica é um dos alvos do avançado emprestado pela Udinese ao Nápoles.

A afirmação completa de Richard Ríos e a ‘desAursnesnização’ do Benfica | Benfica 3-1 Estoril Praia

O Benfica recebeu e venceu o Estoril Praia por três bolas a uma na noite de domingo, em jogo da 17.ª jornada da Primeira Liga.

Eis os onzes prováveis do Santa Clara x FC Porto que pode valer aumento do fosso na liderança da Primeira Liga

O Santa Clara recebe o FC Porto na 17.ª jornada da Primeira Liga. Dragões querem aproveitar deslize do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Calvário perto do final: Zeno Debast deve voltar às opções de Rui Borges e do Sporting na Taça da Liga

A reintegração de Zeno Debast após lesão está mais próxima. Central belga pode ser opção para Rui Borges já na Taça da Liga.

Passo gigante para os sete pontos de vantagem? | Santa Clara x FC Porto

A oportunidade de terminar a primeira volta com sete pontos de vantagem sobre o Sporting será fonte de motivação para o FC Porto.

Luis Suárez partiu porta de vidro em Barcelos: eis as razões e possíveis consequências

Luis Suárez partiu uma porta de vidro em Barcelos depois do empate entre o Gil Vicente e o Sporting. Consequências à vista para o colombiano.