O Dicionário de Fernando Santos: João Mário

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

João Mário: Inteligência.

O futebol não é feito de se’s, mas ficará sempre a dúvida de até onde poderia ter ido Portugal na Taça das Confederações caso João Mário tivesse sido integrado a convocatória.

Talvez por não se destacar tanto nas estatísticas, o médio de 25 anos por vezes é esquecido, mas a verdade é que é um dos imprescindíveis de Fernando Santos.

Titular no lado esquerdo do meio-campo luso, o médio fez todos os jogos do Euro a titular à exceção da partida com a Áustria, onde acabou por entrar no segundo tempo.

As combinações com Raphael Guerreiro, que aproveita os movimentos interiores do médio para subir pelo flanco, dinamizam o ataque português, que beneficia ainda das suas assistências para Ronaldo.

Com muito talento, João Mário destaca-se pela forma como trata a bola e elegância que demonstra em campo. Sempre muito inteligente nas tomadas de decisão, a forma como pensa o jogo acelera o processo ofensivo português, sem que precise de grandes correrias.

Os seus movimentos para dentro permitem a Portugal equilibrar o meio-campo, funcionando João Mário simultaneamente como terceiro médio centro e médio esquerdo.

Uma variedade de utilidades que só um craque com muito entendimento do jogo pode oferecer.

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica baixa exigência por António Silva

António Silva pode ser um dos nomes a sair do Benfica no próximo mercado de transferências, já que vai entrar no último ano de contrato.

Mateo Tanlongo regressa ao plantel principal do Sporting 3 anos depois

Mateo Tanlongo regressou ao plantel do Sporting, quase três anos depois. O argentino integrou os trabalhos liderados por Rui Borges.

Bernardo Silva com futuro indefinido: internacional português ainda pode cumprir sonho

Bernardo Silva está em final de contrato com o Manchester City. O internacional português tem o sonho de representar o Barcelona.

Imprensa francesa revela que erro médico no Real Madrid atrasa recuperação de mais um jogador

Segundo a imprensa francesa, o departamento clínico dos merengues examinou o tornozelo errado de Eduardo Camavinga após queixas físicas.

PUB

Mais Artigos Populares

Harry Maguire sai em defesa de Ruben Amorim: «Continuará a ter uma carreira incrível»

Harry Maguire saiu em defesa de Ruben Amorim, treinador que deixou o Manchester United a meio da presente temporada.

Para seguir os passos de Luis Suárez? Avançado da La Liga 2 convence e promete jackpot no verão

Chupe tem sido o destaque do Málaga nesta temporada, sendo atualmente o terceiro melhor marcador da La Liga 2.

Benfica: jogador de regresso ao Brasil

Jacaré não vai continuar ao serviço do Benfica. O jogador de futsal vai assinar pelo Joinville, emblema brasileiro.