Taça Asiática | Destaques da primeira fase

- Advertisement -

Neste mês de janeiro está a decorrer, no Catar, a Taça Asiática 2023. A fase a eliminar começou com um Austrália 4-0 Indonésia, mas existem outras seleções em destaque na competição.

Nos oitavos de final da Taça Asiática estão presentes as seguintes seleções: Austrália (já apurada para os quartos de final), Indonésia (entretanto eliminada), Tajiquistão, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Jordânia, Catar, Palestina, Usbequistão, Tailândia, Arábia Saudita, República da Coreia, Barém, Japão, Irão e Síria.

Pelo caminho, após terminar a fase de grupos, foram eliminadas as seleções da China, do Líbano, da Índia, de Hong Kong, do Vietname, da Malásia, do Omã e do Quirguistão.

Os principais favoritos à conquista do troféu são os nipónicos, que foram finalistas vencidos na última edição. Além do Japão, o Catar venceu o grupo A, com nove pontos e é o detentor do título. Os outros dois mais fortes candidatos são o Irão que somou três vitórias na fase de grupos e a Coreia do Sul, capitaneada por Son e treinada por Jurgen Klinsmann. Por fim, a Arábia Saudita treinada por Roberto Mancini, venceu todos os jogos do grupo F, sendo outra das seleções que poderá vencer o troféu.

Na fase de grupos, surgiram dois apuramentos históricos para a fase seguinte: A Síria, liderada pelo histórico argentino Héctor Cúper, e a Palestina conseguiram apurar-se, sendo dois dos melhores terceiros classificados, nos grupos B e C, respetivamente.

Outro dos principais destaques coletivos nesta Taça Asiática tem sido a seleção do Iraque, que fez o pleno de vitórias no grupo D, sendo o primeiro classificado, perante a favorita seleção nipónica de Hidemasa Morita. Entre os destaques individuais, está o iraquiano Aymen Hussein, melhor marcador na fase de grupos com cinco golos. Na seleção do Iraque, atua o jogador do Vizela, que foi utilizado nos três jogos e apontou um golo na primeira jornada, diante a Indonésia.

A disputar esta edição da Taça Asiática, estão dois jogadores que atuam no futebol português. O médio leonino Hidemasa Morita somou dois jogos na fase de grupos pelo Japão. Já o portista Mehdi Taremi foi titular nos três jogos, tendo marcado dois golos na vitória sobre os Emirados Árabes Unidos, orientados pelo português Paulo Bento. Outro dos interesses nesta competição será acompanhar, o que o treinador português conseguirá fazer na liderança dos EAU.

A Taça Asiática entra na sua fase decisiva, vale a pena acompanhar as “surpresas” e os “favoritos” da competição que, tal como o Mundial 2022, se disputa do Catar.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol Feminino: Camarões de Michaely Bihina fazem história e conquistam a CAN pela primeira vez

Michaely Bihina, guarda-redes do Benfica, foi titular na vitória dos Camarões por 3-0 frente ao Malawi, na final da CAN 2026.

Sporting empata com London City Lionesses no Algarve

O Sporting empatou com as London City Lionesses de Alexias Putellas. O encontro foi de carácter particular e terminou com empate a uma bola.

Jamie Vardy no Brasil? Eis o clube que está interessado e o abordou

O São Paulo está interessado em contratar Jamie Vardy a custo zero. Avançado inglês de 39 anos encontra-se livre no mercado.

Fafe vence no terreno do S. João Ver e Varzim derrota o Marco 09: Eis os resultados do dia na Liga 3

O Fafe viajou até casa do S. João Ver para vencer por 3-1 e o Varzim superou o Marco 09 por 2-1, em jogos da segunda jornada da Liga 3.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro e Vasco da Gama de Pedro Emanuel sofrem derrotas pesadas: Eis os resultados do dia no Brasileirão

Na 23.ª jornada do Brasileirão, o Grémio foi derrotado por 3-0 frente ao Atlético Mineiro, assim como Vasco da Gama diante do Santos.

Braga a fechar médio do Barcelona por um valor superior aos 10 milhões de euros

O Braga aproxima-se da contratação de Tommy Marqués, jovem médio defensivo do Barcelona. Eis o ponto de situação.

Besiktas e Basaksehir iniciam campanha 2026/27 com vitórias caseiras: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Besiktas venceu o Eyuspor pela margem mínima e o Basaksehir bateu o Kocaelispor por 2-0, na primeira jornada da Liga Turca.