Taça Asiática | Destaques da primeira fase

- Advertisement -

Neste mês de janeiro está a decorrer, no Catar, a Taça Asiática 2023. A fase a eliminar começou com um Austrália 4-0 Indonésia, mas existem outras seleções em destaque na competição.

Nos oitavos de final da Taça Asiática estão presentes as seguintes seleções: Austrália (já apurada para os quartos de final), Indonésia (entretanto eliminada), Tajiquistão, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Jordânia, Catar, Palestina, Usbequistão, Tailândia, Arábia Saudita, República da Coreia, Barém, Japão, Irão e Síria.

Pelo caminho, após terminar a fase de grupos, foram eliminadas as seleções da China, do Líbano, da Índia, de Hong Kong, do Vietname, da Malásia, do Omã e do Quirguistão.

Os principais favoritos à conquista do troféu são os nipónicos, que foram finalistas vencidos na última edição. Além do Japão, o Catar venceu o grupo A, com nove pontos e é o detentor do título. Os outros dois mais fortes candidatos são o Irão que somou três vitórias na fase de grupos e a Coreia do Sul, capitaneada por Son e treinada por Jurgen Klinsmann. Por fim, a Arábia Saudita treinada por Roberto Mancini, venceu todos os jogos do grupo F, sendo outra das seleções que poderá vencer o troféu.

Na fase de grupos, surgiram dois apuramentos históricos para a fase seguinte: A Síria, liderada pelo histórico argentino Héctor Cúper, e a Palestina conseguiram apurar-se, sendo dois dos melhores terceiros classificados, nos grupos B e C, respetivamente.

Outro dos principais destaques coletivos nesta Taça Asiática tem sido a seleção do Iraque, que fez o pleno de vitórias no grupo D, sendo o primeiro classificado, perante a favorita seleção nipónica de Hidemasa Morita. Entre os destaques individuais, está o iraquiano Aymen Hussein, melhor marcador na fase de grupos com cinco golos. Na seleção do Iraque, atua o jogador do Vizela, que foi utilizado nos três jogos e apontou um golo na primeira jornada, diante a Indonésia.

A disputar esta edição da Taça Asiática, estão dois jogadores que atuam no futebol português. O médio leonino Hidemasa Morita somou dois jogos na fase de grupos pelo Japão. Já o portista Mehdi Taremi foi titular nos três jogos, tendo marcado dois golos na vitória sobre os Emirados Árabes Unidos, orientados pelo português Paulo Bento. Outro dos interesses nesta competição será acompanhar, o que o treinador português conseguirá fazer na liderança dos EAU.

A Taça Asiática entra na sua fase decisiva, vale a pena acompanhar as “surpresas” e os “favoritos” da competição que, tal como o Mundial 2022, se disputa do Catar.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e Leões Porto Salvo arrancam playoffs no Futsal com vitórias

Vitórias de Benfica e de Leões Porto Salvo no primeiro jogo dos quartos de final da Primeira Liga de Futsal. Arrancaram os playoffs.

Benfica vence Quinta dos Lombos no Jogo 5 e é tricampeão em Basquetebol Feminino

O Benfica alcançou o tricampeonato em Basquetebol Feminino. Vitória sobre a Quinta dos Lombos no Jogo 5 resolveu contas.

França anuncia 26 convocados para o Mundial 2026 com várias ausências de peso na lista de Didier Deschamps

Didier Deschamps deu a conhecer a lista de 26 convocados para o Mundial 2026. França escalada para tentar voltar a conquistar o troféu.

Real Madrid vence lanterna vermelho Real Oviedo debaixo de muita contestação: eis os resultados do dia na La Liga

Debaixo de um ambiente hostil, o Real Madrid venceu o Real Oviedo na La Liga. Vitória depois de dias muito delicados.

PUB

Mais Artigos Populares

Afonso Eulálio continua a vestir a camisola rosa no Giro De Itália e vai para a alta montanha na liderança

Afonso Eulálio segurou a camisola rosa no Giro de Itália e vai para a sétima etapa na liderança. Sexta etapa foi ganha pelo italiano Davide Ballerini.

Christian Stuani mostra que a idade é só um número e tira Girona da zona de despromoção com empate diante da Real Sociedad na...

O Girona está fora da zona de despromoção. Empate diante da Real Sociedad permite aos catalães respirar melhor esta noite.

Al Ittihad de Sérgio Conceição vence e está mais próximo do objetivo e Al Fateh de José Gomes volta aos triunfos: eis os resultados...

O Al Ittihad de Sérgio Conceição está um passo mais próximo de confirmar o quinto lugar. Al Fateh de José Gomes também venceu na Liga Saudita.