Taça Asiática | Destaques da primeira fase

- Advertisement -

Neste mês de janeiro está a decorrer, no Catar, a Taça Asiática 2023. A fase a eliminar começou com um Austrália 4-0 Indonésia, mas existem outras seleções em destaque na competição.

Nos oitavos de final da Taça Asiática estão presentes as seguintes seleções: Austrália (já apurada para os quartos de final), Indonésia (entretanto eliminada), Tajiquistão, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Jordânia, Catar, Palestina, Usbequistão, Tailândia, Arábia Saudita, República da Coreia, Barém, Japão, Irão e Síria.

Pelo caminho, após terminar a fase de grupos, foram eliminadas as seleções da China, do Líbano, da Índia, de Hong Kong, do Vietname, da Malásia, do Omã e do Quirguistão.

Os principais favoritos à conquista do troféu são os nipónicos, que foram finalistas vencidos na última edição. Além do Japão, o Catar venceu o grupo A, com nove pontos e é o detentor do título. Os outros dois mais fortes candidatos são o Irão que somou três vitórias na fase de grupos e a Coreia do Sul, capitaneada por Son e treinada por Jurgen Klinsmann. Por fim, a Arábia Saudita treinada por Roberto Mancini, venceu todos os jogos do grupo F, sendo outra das seleções que poderá vencer o troféu.

Na fase de grupos, surgiram dois apuramentos históricos para a fase seguinte: A Síria, liderada pelo histórico argentino Héctor Cúper, e a Palestina conseguiram apurar-se, sendo dois dos melhores terceiros classificados, nos grupos B e C, respetivamente.

Outro dos principais destaques coletivos nesta Taça Asiática tem sido a seleção do Iraque, que fez o pleno de vitórias no grupo D, sendo o primeiro classificado, perante a favorita seleção nipónica de Hidemasa Morita. Entre os destaques individuais, está o iraquiano Aymen Hussein, melhor marcador na fase de grupos com cinco golos. Na seleção do Iraque, atua o jogador do Vizela, que foi utilizado nos três jogos e apontou um golo na primeira jornada, diante a Indonésia.

A disputar esta edição da Taça Asiática, estão dois jogadores que atuam no futebol português. O médio leonino Hidemasa Morita somou dois jogos na fase de grupos pelo Japão. Já o portista Mehdi Taremi foi titular nos três jogos, tendo marcado dois golos na vitória sobre os Emirados Árabes Unidos, orientados pelo português Paulo Bento. Outro dos interesses nesta competição será acompanhar, o que o treinador português conseguirá fazer na liderança dos EAU.

A Taça Asiática entra na sua fase decisiva, vale a pena acompanhar as “surpresas” e os “favoritos” da competição que, tal como o Mundial 2022, se disputa do Catar.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nélson Oliveira faz história no ciclismo mundial e bate recorde: «É um reconhecimento, já que na minha área nunca foi o meu forte ser...

Nélson Oliveira completou a 24.ª grande volta da carreira no Tour de France 2026. Este registo é histórico e único a nível mundial.

PSG perdeu estrela para o Real Madrid de José Mourinho e já reagiu: «O PSG não se deixará arrastar pela inflação artificial dos preços...

O PSG perdeu a disputa de Yan Diomande para o Real Madrid. Parisienses abandonaram a negociação e já reagiram.

Quem é Souza, o jovem com 4 jogos na Europa por quem o Benfica está disposto a chegar aos 20 milhões de euros?

O Benfica fez uma proposta por Souza. Conhece melhor o jovem lateral esquerdo que o Tottenham contratou em janeiro.

AC Milan de Ruben Amorim impõe condição para o futuro de Rafael Leão e imprensa internacional mete novo clube como favorito à contratação

O AC Milan só aceita uma saída de Rafael Leão em definitivo. O Besiktas é dado como o principal interessado no internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

St. Gallen vence com reviravolta na estreia na Liga Suíça e antes da deslocação à Luz e do decisivo jogo contra o Benfica

O St. Gallen derrotou o Zurique na primeira jornada da Liga Suíça. Embate antecede as decisões da Europa League.

Luís Castro não está para brincadeiras: avançado só sai do Levante por 25 milhões de euros

O Levante deve perder Carlos Espí neste mercado de transferências. Os interessados terão de pagar 25 milhões de euros.

Mercado a ferver: imprensa inglesa comenta interesse do Benfica em Lukas Hornicek e aponta guarda-redes a histórico da Premier League

Lukas Hornicek ainda pode trocar de clube neste mercado de transferências. O Benfica fez contactos pelo guarda-redes do Braga.