Top 10: Grandes Clubes Adormecidos

5. Feyenoord

O De Kuip suspira pelo regresso de conquistas europeias. Fonte: Feyenoord Rotterdam
O De Kuip suspira pelo regresso de conquistas europeias
Fonte: Feyenoord Rotterdam

Juntamente com PSV e Ajax, o Feyenoord é um dos três principais clubes holandeses, mas que nas últimas décadas tem decaído tando a nível europeu como no que diz respeito ao seu desempenho interno. Mas longe vão os tempos de Johan Cruyff, Ronald Koeman ou Henrik Larsson, e apesar de ter vencido a Taça da Holanda na temporada passada, o Feyenoord não vence o título de campeão nacional desde a época de 1998/99, altura em que contava com jogadores como Julio Cruz, Jon Dahl Tomasson e Jerzy Dudek. Não conquistando a Eredivisie desde então, o Feyenoord, que conta com 14 galardões de campeão, viu os restantes “grandes” do futebol holandês dividirem entre si a maior parte dos títulos disputados (venceram 15 das 17 edições do campeonato holandês).

A juntar ao seu sucesso nacional, o Feyenoord conta também no seu currículo com um Liga dos Campeões conquistada em 1969/1970 frente ao Celtic, sagrando-se assim o primeiro clube holandês a sagrar-se vencedor da maior competição europeia de clubes.

Para além desse, o Feyenoord conquistou ainda uma Taça Intercontinental e duas Taças UEFA, a última das quais frente ao Borussia Dortmund com um bis de Pierre van Hooijdonk, quando eram orientados por Bert van Marwijk, na época de 2001/2002.

Desde então, o Feyenoord tem andado arredado de títulos de maior expressão (conquistou apenas duas Taças da Holanda), mas tem mantido a sua tendência para mostrar ao mundo os talentos que vai lapidando nas suas categorias base, como foram os casos de Robin van Persie, Dirk Kuyt ou Giovanni van Bronckhorst.

Frederico De Távora Pedro
Frederico De Távora Pedrohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, é a ver e a analisar futebol que se sente como um peixe na água. O Benfica corre-lhe nas veias, e apaixonou-se por futebol no dia em que ainda criança entrou pela primeira vez na Velhinha Luz. O futebol europeu é o que mais o atrai, sendo em Inglaterra que semana a semana segue o seu campeonato de eleição: a Premier League.                                                                                                                                                 O Frederico não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim conquista a Premier League Summer Series

O Manchester United conquistou a Premier League Summer Series. A equipa de Ruben Amorim fechou a competição com um empate a dois golos frente ao Everton.

André Almeida pode deixar o Valencia e rumar ao futebol da Turquia

André Almeida pode estar em vias de deixar o Valencia. O médio português de 25 anos é pretendido pelo Trabzonspor.

Fechado: Son Heung-min deixa o Tottenham por 15 milhões de euros e já está definido o seu destino

Son Heung-min vai mesmo deixar o Tottenham. O avançado sul-coreano vai reforçar os Los Angeles FC por 15 milhões de euros.

Luuk de Jong deixa carta de despedida para o PSV: «Isto não é um adeus, é um até logo»

Luuk de Jong deixou uma mensagem de despedida para os adeptos do PSV. O avançado neerlandês assinou contrato com o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

PSV bate Go Ahead Eagles e conquista a Supertaça dos Países Baixos

O PSV é o vencedor da Supertaça dos Países Baixos. A equipa neerlandesa bateu o Go Ahead Eagles.

Gonçalo Ramos soma mais um interessado e está na lista da mais um gigante da Premier League

Gonçalo Ramos está na lista do Newcastle para a nova época. O avançado internacional português é a alternativa a Benjamin Sesko.

Wolverhampton de Vítor Pereira derrotado por Girona em jogo particular

O Wolverhampton de Vítor Pereira perdeu este domingo com o Girona por 2-1 num jogo de preparação da pré-temporada.