Em busca da liderança roubada | Académico Viseu FC x Sporting CP

    modalidades cabeçalho

    Primeira (I) Divisão, 19.ª jornada, sábado, 1 de abril de 2023, 15:00

    A ANTEVISÃO: Viseenses recebem último Golias

    Depois da receção ao Futebol Clube do Porto há duas semanas, o Académico de Viseu volta a ser o anfitrião frente a um candidato ao título. No encontro da primeira volta, o Sporting conseguiu uma vitória confortável por 39-19 frente aos academistas, no Pavilhão João Rocha.

    O Sporting Clube de Portugal, líder em grande parte desta edição da I Divisão, tenta recuperar o primeiro lugar. O FCP ultrapassou os leões por ter antecipado o jogo desta jornada [vitória frente ao Póvoa AC 42-23] e tem dois pontos de vantagem. Assim, os leões sabem que, se vencerem os viseenses, saltam novamente para a liderança isolada.

    A equipa treinada por Ricardo Costa vem ainda motivada pela remontada frente aos espanhóis do CD Bidasoa e consequente passagem aos Quartos de Final da Liga Europeia.  

    Por outro lado, o Académico Viseu recebe o último dos grandes e termina uma série de quatro jogos complicados. Para além das receções aos dragões e aos leões, os beirões foram a Braga defrontar o ABC e a Lisboa enfrentar o Belenenses. O objetivo da equipa treinada por Rafael Ribeiro será, com certeza, tentar manter-se na luta pelo resultado mais tempo do que contra os portistas, onde a derrota ficou praticamente sentenciada até ao intervalo.

    Em conclusão, o Sporting CP é claramente favorito para levar os três pontos. No entanto, o maior desgaste físico, a perda da liderança e o possível excesso de confiança pelo sucesso europeu podem transformar-se em inimigos para os leões.

    Já o Académico Viseu não tem nada a perder perante a diferença de forças e sabe que um empate ou uma vitória perante os leões seria um resultado extraordinário. O confronto decisivo para as contas do playoff de manutenção será, na próxima jornada, na visita ao ADA Maia.

    10 DADOS RÁPIDOS

    É a estreia em Viseu de um jogo entre as duas equipas;

    Os leões têm o dobro dos pontos dos viseenses (26);

    O Sporting é a única equipa a quem o Académico marcou menos de 20 golos, esta época;

    O Sporting é a única equipa que ainda não perdeu no Campeonato, 16 vitórias e dois empates;

    O Académico está numa série de três derrotas consecutivas;

    O Sporting tem seis vitórias consecutivas no Campeonato desde o empate frente ao Benfica;

    O Académico de Viseu é a terceira defesa mais batida (541 golos sofridos) e o quarto ataque menos concretizador (456 golos obtidos) da competição;

    O Sporting tem o segundo melhor ataque (589) e a segunda melhor defesa (461) da I Divisão;;

    Os viseenses não contam com Aldrin Andrade por lesão;

    O central Miguel Cortinhas é o melhor marcador na competição do Académico com 75 golos, enquanto do lado portista é o lateral internacional português Martim Costa com 101 tentos obtidos.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    André Lima (Académico Viseu FC) – O lateral do Académico que chegou a Viseu, já no decorrer da temporada, trouxe mais soluções à equipa para a ponta direita. Talvez sem ter os minutos que justificaria em campo pelo seu desempenho, André Lima será certamente importante no movimento ofensivo finalização e nas transições rápidas em que a equipa vem gradualmente a mostrar melhorias.

    Martim Costa (Sporting CP) – Depois de, na época passada, o irmão Francisco se ter destacado como o melhor marcador, nesta, é o irmão mais velho a destacar-se. O lateral esquerdo é o mais concretizador do Sporting, em todas as competições e na I Divisão, com 231 e 101 golos, respetivamente, sendo o quinto melhor marcador do Campeonato. O internacional português é um elemento fundamental para os leões e é dos elementos que poderá desequilibrar desde cedo o jogo para os visitantes.

    EQUIPAS PROVÁVEIS

    Académico Viseu FC: António Silva, Ruben Sousa, Rodrigo Gameiro, Miguel Cortinhas, Diogo Liberato, André Lima, Benjamim João, João Macedo, Eduardo Almeida, Eduardo Martins, Diogo Quintas, Miguel Vieira, Tiago Heber, Jefferson Bastos, Kevin Diaz, José Crespo

    Treinador: Rafael Ribeiro

    “[Sporting CP] É uma equipa muito ativa que se expõe muito nos duelos 1×1. É muito ágil, rápida e criativa. É uma formação que, se subirmos a defesa, vão-nos provocar dificuldade aos seis metros, mas se ficarmos atrás, vamos ter dificuldades aos nove, dez metros. Os pontos fortes são muitos”.

    Muito complicado para nós. São duas realidades completamente diferentes. Não temos nada a perder. A responsabilidade é do Sporting. Queremos ganhar embalo porque depois desta jornada entramos nos jogos cruciais”.

    “Teremos de sermos nós mais a adaptar-nos ao Sporting e não ao contrário porque eles são melhores do que nós. Se ficarmos estáticos atrás, vamos ter grandes dificuldades. Vamos ter de promover uma agressividade maior do que com as equipas que não com as três grandes”.

    [Pressão extra por terem perdido liderança por Porto ter antecipado jornada] Não vêm com qualquer tipo de pressão por não estar no primeiro lugar. É só uma questão de calendário. Ter de virar um resultado de três golos de desvantagem [na Liga Europeia] isso sim é que é pressão”.

    “[Para adeptos] É uma ótima e a última oportunidade esta época de termos um grande aqui [em Viseu] a jogar. É um jogo que merece pessoas ativas na bancada e que desfrutem do jogo”.

    Sporting CP: André Kristensen, Leonel Maciel, Natán Suárez, Carlos Ruesga, Mamadou Gassama , Francisco Tavares, Étienne Mocquais, Josep Folqués, Edy Silva, Patryk Walczak, Espen Våg, Francisco Costa, Ronaldo Almeida, Edmilson Araújo, Salvador Salvador, Martim Costa

    Treinador: Ricardo Costa

    Edmilson Araújo, lateral  

    “[Académico Viseu] É uma equipa nova, que tem lutado para se manter na I Divisão e que tem vindo a melhorar. Sabemos as dificuldades que teremos pela frente, mas preparámos este jogo da melhor maneira para ganharmos e para trazermos mais três pontos”

    “Estamos habituados a ter pouco tempo de descanso e a jogar Campeonato Nacional, EHF European League e Taça de Portugal seguidos, mas vamos pensando e trabalhando jogo a jogo. Agora estamos apenas focados no Académico Viseu”

    Não sei como eles encaram este jogo, mas acredito que estão motivados. Se dermos o nosso máximo, acredito que temos todas as condições para vencer o jogo.

    “Esta mudança de chip é fácil porque já estamos habituados a que assim seja. Foi um grande jogo e uma boa vitória, mas agora já estamos focados no Campeonato Nacional, que também é um dos nossos objectivos”.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.