As Figuras do Ano de 2021 nas Modalidades

TÉNIS

Fonte: ATP Tour

Novak Djokovic – Mais um ano passado e o número um do ranking ATP não mudou. Novak Djokovic teve um ano (quase) impecável, um dos melhores da carreira e é, sem dúvida, a figura do ano.

O tenista sérvio conquistou três Grand Slams (Australian Open, Roland-Garros e Wimbledon), um ATP Masters 1000 (Paris) e um ATP 500 (Belgrado 2). Djokovic quase completou o calendário Grand Slam, ao ter perdido na final para Daniil Medvedev, ficando perto de ser o primeiro tenista a completá-lo na nova era da modalidade.

No Australian Open, Djokovic não teve muitas dificuldades para conquistar o seu nono título na competição. No Roland-Garros, o tenista sérvio surpreendeu tudo e todos ao ter derrotado, nas meias-finais, o eterno favorito Rafael Nadal na competição favorita do espanhol e de ter alcançado uma reviravolta épica, na final, frente a Stefanos Tstitsipas, depois de estar estado a perder por dois sets a zero. No Wimbledon, Djokovic mostrou que estava acima de todos na relva e levou o seu terceiro e último troféu da categoria, em 2021.

Nem tudo foi o mar de rosas para Djokovic: não ganhou todas as competições em que participou, não revalidou o ATP Cup, não ganhou o US Open e não conquistou qualquer medalha nos Jogos Olímpicos de Verão 2020 em Tóquio – nem no individual (4º lugar), nem no misto (4º lugar, com Nina Stojanovic).

O que realmente importa referir é que foi um ano incrível para Novak Djokovic, tanto a nível de prémios como em número de recordes: ultrapassou o recorde de Roger Federer como o número um do ranking em semanas consecutivas, juntou-se a Federer e Nadal no número de Grand Slams conquistados (20), foi o primeiro tenista a vencer cada um dos\ quatro Grand Slams em pelo menos duas ocasiões, entre outros.

Muito possivelmente, Djokovic vai quebrar mais recordes no próximo ano, mas não vai ter tarefa fácil, os tenistas mais novos com mais qualidade estão mais experientes e um deles já conhece a sensação de levantar um troféu de Grand Slam: o carrasco de Djokovic, Daniil Medvedev.

José Maria Reis e Filipe Torres

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os 5 destaques da vitória do FC Porto diante do CD Nacional por 1-0

O FC Porto venceu o CD Nacional por 1-0 na quinta jornada da Primeira Liga. Fica com os principais destaques do triunfo azul e branco.

FC Porto continua imparável na Primeira Liga e 100% vitorioso depois de vencer o CD Nacional

O FC Porto continua só com vitórias na Primeira Liga. Triunfo sobre o CD Nacional na quinta jornada permite manter o registo vitorioso da equipa de Francesco Farioli.

Eis os onzes oficiais de Famalicão e Sporting para lutar pelo topo da Primeira Liga

Famalicão e Sporting defrontam-se esta noite a partir das 20h30. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas para o confronto.

Tottenham acentua mau momento do West Ham, vence dérbi londrino e junta-se à liderança da Premier League

O Tottenham regressou às vitórias na quarta jornada da Premier League. Triunfo incontestável na casa do West Ham para a turma de Thomas Frank.

PUB

Mais Artigos Populares

Muitos golos e emoção até aos descontos: Juventus vence Inter Milão por 4-3 e sobe à liderança da Serie A

No jogo grande da Serie A, a Juventus recebeu e venceu o Inter Milão. Jogo teve muitos momentos de relevo e decidiu-se nos descontos.

Samu Aghehowa marca de penálti e FC Porto já vence o CD Nacional no Estádio do Dragão

Samu Aghehowa abriu o marcador através da conversão de uma grande penalidade. O FC Porto x CD Nacional joga-se no Estádio do Dragão.

Atlético Madrid encabeça lista de 8 clubes no Dragão a assistir ao FC Porto x CD Nacional: eis os olheiros no camarote

Há muitos clubes atentos ao FC Porto x CD Nacional. Olheiros de oito clubes diferentes no camarote do Estádio do Dragão a observar os jogadores das duas equipas.