10 frente-a-frente que queremos ver em 2019

3.

Juan Miguel Echevarría x Luvo Manyonga

Juan Echevarría: 20 anos (PB: 8.68)

Luvo Manyonga: 28 anos (PB: 8.65)

A história de Luvo Manyonga é uma das mais bonitas do nosso desporto. Tendo caído no abismo da dependência de drogas, o atleta saiu desse buraco, não só recuperando-se para o desporto profissional, mas também para conquistar uma medalha olímpica, logo seguida de um Ouro nos Mundiais de Londres. O futuro parecia sorrir para um domínio do sul-africano, mas 2018 trouxe-nos um jovem cubano que promete abanar com a disciplina. Em pista coberta, Juan Miguel Echevarría teve um começo sensacional, culminando com a surpreendente vitória na final dos Mundiais de Birmingham. Ao ar livre, o cubano teve algumas performances impressionantes, com o seu melhor pessoal, com vento legal, a ser já de 8.68 metros (+1.7), mas o mais incrível talvez tenha sido o seu salto de 8.83 com um vento minimamente irregular (+2.1) em Estocolmo, salto que até pareceu limitado pelo tamanho da caixa. Uma lesão limitou a parte final da temporada de Echevarría, que foi obrigado a terminar mais cedo a época. No entanto, em 4 confrontos ao ar livre com Manyonga em 2018, o cubano venceu 3.

Será um dos concursos mais entusiasmantes do ano e desenganem-se os que pensam que Echeverría é o único com potencial para entrar, pelo menos, na casa dos 8.8. Manyonga tem vários videos disponíveis com saltos nulos que dão a ideia de serem enormes, andando por essas marcas e um deles até foi mesmo nos Mundiais de Pista Coberta de Birmingham. Todo o ano promete interessantes batalhas, embora seja de lamentar a decisão da IAAF de manter os concursos de saltos horizontais e lançamentos limitados a apenas 4 meetings + a final no circuito Diamond League. Principalmente tendo em conta o entusiasmo que alguns destes eventos estão a levantar, parece uma decisão pouco compreensível por parte da organização que gere o Atletismo a nível mundial.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage projeta Benfica x Santa Clara: «Vencer os três pontos para conquistar o objetivo principal que é o campeonato»

Bruno Lage realizou esta quinta-feira a antevisão da partida entre o Benfica e o Santa Clara, relativo à quinta jornada da Primeira Liga.

Real Madrid: Xabi Alonso impõe-se e expulsa peso pesado do treino da equipa principal

Xabi Alonso não mostrou qualquer receio em expulsar Antonio Rudiger do treino, depois de um conflito com Vinícius Júnior.

Kylian Mbappé já quis ser português, diz mãe do jogador

Mãe do jogador conta em entrevista como o fascínio de Kylian Mbappé por Cristiano Ronaldo em criança levou o francês a declarar-se português.

Diego Simeone não hesita em eleger um jogador seu como o melhor do mundo

O treinador do Atlético de Madrid, quando questionado sobre quem é o melhor jogador do mundo, respondeu sem hesitar: Julián Álvarez.

PUB

Mais Artigos Populares

Comentários racistas direcionados a Kylian Mbappé levam a detenção de adepto do Real Oviedo

Nesta quarta feira foi detido um adepto do Real Oviedo por gestos e sons ofensivos apontados a Kylian Mbappé. Denúncia foi feita pela Liga.

Presença em particular pode impossibilitar Mile Svilar de representar país onde nasceu

Guarda Redes da AS Roma quer jogar pela seleção da Bélgica, porém a sua presença pela Sérvia num particular pode impossibilitar esta transição.

Real Madrid pode surpreender na escolha do substituto para Rodrygo

O Real Madrid procura já uma alternativa para a possível saída de Rodrygo e pode tentar roubar talento do PSG no mercado de inverno.