10.

Thomas Rohler x Johannes Vetter (Lançamento do Dardo)

Thomas Rohler: 27 anos (PB: 93.90 metros)

Johannes Vetter: 25 anos (PB: 94:44 metros)

Anúncio Publicitário

Era para 2018 que esperávamos o apogeu deste duelo germânico, mas apesar das várias marcas acima dos 90 metros, não foi um ano em que ambos os atletas se aproximassem do recorde mundial de Jan Zelezny, de 98.48 metros. Ainda assim, Johannes Vetter e Thomas Rohler foram os atletas que mais se aproximaram na história do evento com o atual engenho e ambos alcançaram essas marcas em 2017. Em 2018 era, portanto, um evento bastante aguardado, mas alguns constrangimentos – como a lesão de Vetter – levaram a que, apesar de alguns grandes duelos, os atletas não superaram o seu melhor pessoal.

Mais do que os confrontos entre si, é interessante constatar como têm sido dividido os grandes títulos nos últimos anos: em 2016, Rohler sagrou-se campeão olímpico no Rio; em 2017, Vetter sagrou-se campeão mundial em Londres; em 2018, Rohler conquistou o título europeu. No que diz respeito à Diamond League, por incrível que pareça, apenas Rohler conquistou uma edição e foi em 2014! Já que falamos do circuito de elite da IAAF, esse é também um bom ponto de partida para introduzir na batalha do Dardo, Andreas Hofmann (92.06), outro alemão, que está cada vez mais próximo dos melhores de Rohler e Vetter, tendo vencido a edição 2018 da Liga Diamante, bem como o título interno alemão. O que esperar para 2019? Várias marcas acima dos 90 metros e, apesar da época ser mais comprida do que o habitual, não admiraria nada que essas marcas surgissem desde bem cedo, como tem sido hábito. Para as grandes finais do ano e em especial para os Mundiais de Doha, provavelmente nem a poucos dias do evento conseguiremos fazer uma previsão com elevado grau de certeza, dado o histórico apresentado.

Comentários

Artigo anteriorReal Betis Balompié 1-2 Real Madrid CF: Um “ex” empatou, outro “ex” decidiu
Próximo artigoForça da Tática: Deus é um Diabo… e voa
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.