A Etiópia dominou, o Uganda surpreendeu e Obiri fez história

    De seguida, passou-se para a prova de juniores no feminino. E que prova! Foi uma chegada verdadeiramente ao limite, apertada, entre duas etíopes (Alemitu Tariku e  Tsigie Gebreselama) e uma queniana (Beatrice Chebet). Chebet já era considerada a favorita, pelo que havia mostrado em pista na temporada passada (campeão mundial júnior de 5.000) e chegava aos últimos metros na frente. No entanto, aí decidiu festejar com os braços no ar, não se apercebendo, de certo, do quão apertada a chegada seria.

    A chegada mais apertada do Mundial
    Fonte: IAAF

    As três atletas terminaram coladas e a organização deu inicialmente os dois primeiros lugares do pódio às etíopes. Mas, consultado o photo finish, razão foi dada a Chebet que venceu mesmo a prova, em 20:50, exatamente o mesmo tempo que as etíopes aos segundos!

    Na prova masculina de juniores, havia a curiosidade de se perceber se Jakob Ingebritgsen iria fazer história, uma vez que nos últimos 25 anos, nenhum europeu havia ficado nos dez primeiros. Jakob até começou bem, mas a segunda parte da sua prova foi muito sofrida e foi o atleta que no final mais evidenciou cansaço e os efeitos da dureza do recinto. Na frente, dos dez primeiros, quatro foram etíopes, incluindo os dois primeiros: o vencedor Milkesa Mengesha em 23:52 e Tadese Worku em 23:54.

    Mengesha foi o único campeão individual dos etíopes, que ainda assim dominaram o Mundial
    Fonte: IAAF

    Um segundo mais lento foi Oscar Chelimo, do Uganda, na terceiro posição. Jakob Ingebrigtsen voltou a cair em si e e a mostrar que é humano (depois da derrota para Lewandowski nos Indoor de Glasgow) e o Quénia não alcançou qualquer medalha, algo que não acontecia desde 1984!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.