Mundiais de Atletismo – Guia para Doha 2019 #2: Aqueles que ambicionam o topo do Mundo

    LANÇAMENTO DO PESO

    Lijiao Gong (CHI) é a campeã mundial e a única mulher a ter ultrapassado os 20 metros em 2019, pelo que tem o favoritismo para o Ouro. Ainda assim, há outras oito atletas acima dos 19 metros este ano, que prometem luta. Daniel Thomas-Dodd (JAM) é mais uma candidata jamaicana às medalhas em eventos de lançamentos (o que começa a ser cada vez mais comum) e as norte-americanas têm um forte trio em Chase Ealey (incrível época, depois de nos dois anteriores anos não ter chegado aos 18 metros), Maggie Ewen (que explodiu no ano passado) e a campeã olímpica, Michelle Carter. Da Europa entre os grandes nomes constam Christina Schwanitz (GER), Aliona Dubitskaya (BLR) ou Anita Márton (HUN).

    LANÇAMENTO DO DISCO

    Sandra Perkovic (CRO) é uma instituição (dupla campeã olímpica e mundial), mas não chega a estes campeonatos como favorita. Problemas de lesões afetaram o seu início de temporada e, apesar de já ter lançado a 68 metros, existem dúvidas de que poderá bater uma consistente dupla de cubanas que já lançou este ano acima dos 69 metros.

    Yaimé Perez (CUB) é a líder mundial e duas vezes consecutivas vencedora da Liga Diamante (em 2018 foi bastante surpreendente) e parte com um ligeiro favoritismo, mas Denia Caballero (CUB) é uma campeã mundial (2015) e medalhada olímpica (Bronze no Rio), pelo que essa experiência pode pesar. Será surpreendente se uma das três não ficar nas medalhas, mas entre as candidatas a essa surpresa estão Valarie Allman (USA), Claudine Vita (GER) ou Nadine Muller (GER).

    LANÇAMENTO DO MARTELO

    Será estranho não vermos por lá Anita Wlodarczyk (POL), mas a polaca está a recuperar de uma complicada lesão e não competirá este ano. Nesse caso, a Polónia faz-se representar por Malwina Kopron (que foi Prata em Londres) e Joanna Fiodorow (Bronze nos Europeus de Berlim), uma forte dupla, mas que não deverá ser suficiente para bater as norte-americanas que têm as três marcas que lideram o ranking mundial: DeAnna Price, Brooke Andersen e Gwen Berry. Price, atual líder mundial e dupla campeã norte-americana parece ter o maior favoritismo e, caso o faça, será a sua primeira medalha em eventos globais, de um oitavo lugar no Rio. Zhen Wang (CHI) e Hanna Malyshik (BLR) são outras atletas com aspirações às medalhas.

    LANÇAMENTO DO DARTO

    Apesar de uma Prata e um Bronze, falta um Ouro a Lyu Huiui (CHI) em grandes eventos globais e Doha parece ser a grande oportunidade para a atleta chinesa. Venceu todas as últimas 12 competições em que participou (incluindo a final da Diamond League) e é a líder do ranking mundial (67.98m). A grande Barbora Spotakova (CZE) – dois Ouros em Olímpicos e três em Mundiais, incluindo Londres – está de regresso depois do nascimento do segundo filho, mas parece longe da forma necessária para voltar às medalhas.

    Já em relação a Sara Kolak (CRO), campeã olímpica, o caso parece ser diferente, uma vez que a croata já lançou acima dos 66 metros e pode chegar aos Mundiais ainda em melhor forma. Entre outras grandes candidatas às medalhas, podemos encontrar nomes como Kelsey-Lee Barber (AUS), Nikola Ogrodníková (CZE), Tatsiana Khaladovich (BLR) ou Christin Hussong (GER).

    HEPTATLO

    Há dois nomes que parecem bem distantes de todos os outros em termos de marcas e estes são os de Nafi Thiam (BEL) e Katarina Johnson-Thompson (GBR). A britânica alcançou este ano um novo máximo de carreira e começou o ano a vencer o Pentatlo nos Europeus Indoor de Glasgow. Ainda assim, não nos parece ter ainda o necessário para bater a belga que é a atual campeã europeia, mundial e olímpica. Thiam já alcançou este ano recordes pessoais na Altura e no Comprimento (e no Peso ao ar livre), e vai a Doha à procura de passar Carolina Kluft (SWE) como a melhor europeia e segunda melhor mundial de sempre. Entre as atletas que procurarão uma medalha temos Erica Bougard (USA), Kendell Williams (USA), Carolin Schafer (GER), Xénia Krizsán (HUN) ou Ivona Dadic (AUT).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sérgio Conceição: «O resultado da eliminatória é justo»

    Sérgio Conceição já reagiu ao desafio entre o FC...

    Favoritos para vencer os prémios individuais | NBA 2023-2024

    A fase regular da NBA terminou. Depois de 82...

    Quem vai conseguir contratar Carlos Sainz?

    Ainda não tinha começado a temporada de 2024 e...
    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.