Mundial de Corta-Mato: Será este o renascer do Crosse?

- Advertisement -

Feminino

Também na provas das mulheres o domínio africano tem sido absoluto e assim continuará. Das últimas 21 presenças em pódios, apenas uma atleta não foi africana e é difícil imaginar não vermos um pódio totalmente africano na Dinamarca. Há dois anos, o Quénia conseguiu as 6 primeiras posições, o que não será, ainda assim, fácil de repetir.

Sem a presença da campeã de há dois anos (Irene Cheptai), a comitiva queniana será comandada por Hellen Obiri, a atleta que venceu o Campeonato Nacional de Crosse e que é também a dominadora da distância de 5.000 metros em pista (campeã mundial e bicampeã da Diamond League).

Obiri mostrará no Corta-Mato o que já provou em pista?
Fonte: IAAF

Como compatriotas, terá a companhia de uma integrante do pódio de há dois anos, Lilian Rengeruk e de Agnes Tirop que foi a campeã há 4 anos, mas certamente outro nome que todos reconhecerão é o de Beatrice Chepkoech, a atual recordista mundial dos 3.000 obstáculos em pista. Letesenbet Gidey foi a campeã júnior nas duas últimas edições e tentará aqui recuperar um título sénior individual para a Etiópia, título que tem fugido (individualmente) para as quenianas desde 2009. Dera Dida foi a campeã etíope este ano e é também outro nome a considerar, sendo que no coletivo o Quénia também aqui parece levar vantagem.

De dupla campeã júnior a campeã sénior?
Fonte: IAAF

Através de várias atletas naturalizadas, o Bahrein tem também na prova feminina boas chances – pelo menos a nível coletivo pode sonhar com a medalha – com nomes como Rose Chelimo (atual campeão mundial da Maratona) ou Eunice Chumba. Do Uganda, Stella Chesang é o nome mais forte, numa prova em que as europeias deverão passar praticamente despercebidas. Sifan Hassan foi uma possibilidade falada, mas, incrivelmente, a Holanda – que até organizou o Europeu há 3 meses! – não enviou qualquer atleta a esta competição. Portugal, que até já teve uma campeã mundial em Albertina Dias (1993, em Amorebieta) e que também já venceu por equipas (1994, em Budapeste), não terá qualquer representante.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça da Liga: A análise tática da final entre Vitória SC e Braga

O SC Braga entrou melhor e conseguiu ultrapassar, em várias ocasiões a primeira pressão do Vitória, com os dois médios arsenalistas, João Moutinho e Grillitsch, a receberem nas costas e a partir daí, entraram com critério na segunda fase de jogo.

Hansi Flick na antevisão ao El Clásico: «Jogamos contra o Real Madrid, não contra o Mbappé»

Hansi Flick desvalorizou a possível recuperação de Kylian Mbappé, na antevisão ao Barcelona x Real Madrid na Supertaça de Espanha.

Benfica recebe uma boa notícia na preparação para o encontro com o FC Porto

O Benfica treinou, este domingo, no Estádio do Dragão. José Mourinho pôde contar com uma novidade na sessão desta manhã.

FC Porto está de regresso ao Olival com o foco no Benfica

O FC Porto voltou este domingo de manhã ao Olival. Dragões recebem o Benfica nos quartos de final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona e Manchester United “presentes” na final da Taça da Liga: quais clubes se fizeram representar?

Houve vários clubes "presentes" na final da Taça da Liga, numa altura em que o mercado de inverno está aberto. Vitória SC venceu a prova.

Francisco Cabral: «Terminar a primeira semana do ano com um título ATP e uma vitória sobre os número um do mundo é um motivo...

Francisco Cabral já reagiu à conquista do ATP 250 de Brisbane. Tenista português venceu torneio ao lado de Lucas Miedler.

Sporting volta às vitórias em jogo de muitos momentos: 2 reviravoltas, 5 golos e 2 expulsões

O Sporting venceu fora o Racing Power por 3-2 na jornada 9 da Primeira Liga Feminina. Houve duas reviravoltas no marcador.