Tóquio 2020, Atletismo #5: O apagar da chama Olímpica

- Advertisement -

WE’LL ALWAYS HAVE TOKYO. ATÉ JÁ, PARIS!

O silêncio tornou-se uma das características mais marcantes destes Jogos Olímpicos. Depois do crescente aumento da pandemia da Covid-19 no Japão, as bancadas do Estádio Olímpico e as ruas de Tóquio estiveram praticamente desertas durante toda a competição.

Apesar de termos todos assistido a feitos históricos, faltou o público para condimentar uma organização quase sem falhas.

Quanto à participação portuguesa no certame, é preciso esboçar um sorriso. Entre as quatro medalhas conquistadas, metade foram no Atletismo.

Com o ouro de Pedro Pablo Pichardo e uma prata de Patrícia Mamona no Triplo Salto, Portugal estabeleceu-se como uma potência da especialidade.

Nos últimos três dias, no entanto, ainda faltavam decidir algumas participações. Quando muitos achavam que as medalhas já eram uma miragem, a comitiva lusa levantou-se para aplaudir João Vieira.

Aos 45 anos, o marchador terminou em 5.º lugar dos 50km marcha e fechou a carreira olímpica de forma categórica. Não chegou para subir ao pódio, mas conquistou muitos corações.

Para fechar a participação portuguesa no Atletismo, faltava a Maratona. Carla Salomé Rocha terminou no 30.º lugar, enquanto que Sara Catarina Ribeiro se ficou pelo 70.º posto. Pior sorte teve Sara Moreira, que teve de abandonar depois de desmaiar durante a prova.

O Comité Olímpico de Portugal pode sair contente de Tóquio, mas continuam os mesmos problemas estruturais dos apoios.

Todos os dias, os atletas dão tudo para honrar o país. Contudo, é preciso reforçar esta temática e não falar apenas de quatro em quatro anos. Que venha Paris 2024 e novos campeões!

Foto de Capa: World Athletics

 

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dirigente dos Boston Celtics deslumbrado com Neemias Queta: «Se o Neemias não estivesse a ter o ano que ele está a ter, nós não...

Brad Stevens, presidente de operações de basquetebol dos Boston Celtics, falou de Neemias Queta. Poste português muito elogiado.

Sporting ainda pode recuperar 2 jogadores para o Dragão: eis as novidades sobre os lesionados em Alvalade

Fotis Ioannidis e Zeno Debast correm contra o tempo. Dupla pode estar disponível para o FC Porto x Sporting.

Eis os onzes prováveis do Benfica x Alverca da Primeira Liga

O Benfica recebe o Alverca na 21.ª jornada da Primeira Liga. Jogo antecede Clássico entre FC Porto e Sporting.

Uma corrida contra o tempo | Estrela da Amadora 1-0 Santa Clara

Estrela da Amadora e Santa Clara reencontraram-se este domingo para disputar mais uma jornada da Primeira Liga. Mais do que a 21ª jornada do campeonato, esta era a oportunidade de uma e outra equipa darem um pontapé numa série de jogos sem ganhar

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal cai frente a Espanha na final do Euro de Futsal | Portugal 3-5 Espanha

Portugal falhou o assalto ao terceiro título europeu consecutivo e viu a Espanha reconquistar o trono continental, ao perder por 5-3 na final do Euro Futsal 2026.

Clube da Premier League viu FC Porto desviar Samu Aghehowa em 2024 e vai avançar com tudo pelo avançado no verão

Samu Aghehowa é alvo do Chelsea para este verão. Avançado do FC Porto já esteve muito perto dos blues antes de rumar ao FC Porto.

Um olho na Luz e outro no Dragão | Benfica x Alverca

Afinal ainda há esperança no título de campeão nacional. Com a derrota do FC Porto frente ao Casa Pia, o Benfica ficou a nove pontos da liderança.