📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Como formar jogadores inteligentes?

- Advertisement -

Caraterísticas do jogador inteligente

Os jogadores inteligentes têm em comum algumas caraterísticas antropométricas, genéticas e contextuais:

  • Serem ambidextros e com uma bagagem motriz rica;
  • Terem notáveis capacidades para tomar decisões;
  • Responderem bem às incertezas;
  • Conseguirem assumir o risco com naturalidade, integrado num processo de crescimento e melhoria;
  • Estarem dispostos a treinar e competir durante 10 anos de forma intensa, constante e planificada;
  • Gostam apaixonadamente do seu desporto;
  • Estão dispostos a sacrificar seu ego individual pelo coletivo.

O inato não chega, pois, para chegar ao rendimento. A quantidade e a qualidade das práticas são fundamentais. Um jogador inteligente tem uma representação mental da atividade diferente do jogador “normal”.

Os que seguiam o jogo no passado  bem se lembram das ações do Carlos Lisboa (quem não viu aconselho que aproveite vale a pena) e os que o  seguem agora a LPB encontram o pequeno José Barbosa (Oliveirense) sem grande potencial físico mas que interpreta muito bem o papel referido.

O que têm em comum estes atletas inteligentes? Muito talento e uma vasta gama de recursos técnicos, que lhes permite executar com rapidez, precisão e coordenação assombrosas pese o facto de a maioria não ter um físico descomunal.

O basquetebol atual atingiu uma nova dimensão. O treino técnico é outro e está diferente do modelo tradicional das repetições de 1×0. Une recursos técnicos, qualidades físicas, perceção, tomada de decisões e execução no âmbito competitivo… e parece que funciona.

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Amaral pode rumar aos EUA já em janeiro

Pedro Amaral pode estar de saída do Estoril Praia já em janeiro. O defesa português termina contrato no final da temporada e pode rumar aos EUA.

Galatasaray aponta a defesa do Real Madrid para o marcado de janeiro

O Galatasaray quer aproveitar o final de contrato de Antonio Rudiger com o Real Madrid para garantir um reforço de peso para a defesa.

FC Porto: Luuk de Jong já está nos Países Baixos para ser operado

Luuk de Jong já está nos Países Baixos. Avançado vai ser operado em casa e foi acompanhado por profissional do FC Porto.

The United Strand, o rapaz do cabelo, já não pode cortar o cabelo em 2025 depois do empate do Manchester United

Frank Ilett, mais conhecido como The United Strand, já não tem chances de cortar o cabelo em 2025. Empate do Manchester United quebra sequência.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonzalo Calçada ruma ao Rayo Majadahonda após saída conturbada do Estrela da Amadora

Gonzalo Calçada regressa ao seu país para jogar no Rayo Majadahonda, clube da quarta divisão espanhola. O jogador estava livre depois de ter deixado o Estrela da Amadora com várias críticas.

CEO do Bayer Leverkusen acusa Real Madrid e defende Xabi Alonso: «Se o treinador é deixado sozinho…»

Fernando Carro, CEO do Bayer Leverkusen, criticou a falta de apoio do Real Madrid a Xabi Alonso. O futuro do técnico no clube está em aberto.

Jovem do Chelsea farta-se de estar no banco e pondera saída definitiva já em janeiro

Tyrique George está frustrado com a pouca utilização no Chelsea e equaciona deixar o clube em definitivo. Há interessados na Premier League, Bundesliga e Serie A.