A estatística é uma arte no basquetebol

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesEstive presente no Clínic “The Art of Analytics in Basketball’ – organizado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra, nas pessoas do Prof.º Dr. Carlos Gonçalves e Mestre António Pereira, e que contou com a presença de Dean Olivier especialista da nova tendência de análise do jogo (Analytics), o primeiro profissional desta área a ser contratado pela NBA, sendo considerado nos Estados Unidos o pioneiro do desenvolvimento de Analytics no desporto. Reforcei não só a convicção da importância da estatística no basquetebol como ambém o facto de estarmos atrasados nesta área do conhecimento.

Relativamente aos conteúdos não foi grande a surpresa porque tenho o livro e estudei superficialmente o mesmo. Ainda lembro do passado recente em que contratávamos jogadores norte americanos seguindo apenas as denominadas “single metric stats”, e tentávamos descobrir talento barato apenas com a leitura das médias (PPG,APG,RPGe and 2FG%, 3FG% ) e pelas percentagens . Claro está que estes dados eram manipulados facilmente e muitas vezes recrutamos “gato por lebre”. Como o dinheiro não abundava convencíamos os atletas norte americanos mais jovens a virem jogar numa liga menor para “fazer números” de forma a que no ano seguinte conseguissem melhores contratos.

Como Dean Oliver teve oportunidade de mostrar, nos Estados Unidos usam, faz muito tempo, aplicam o denominado “advanced statistics”. Na Europa começam alguns treinadores, a maioria com alguma experiência na NBA , a acreditarem nos benefícios de uma análise estatística mais elaborada. Em Portugal, que eu saiba, Jaime Sampaio é uma das excepções.

Obviamente nem todos os treinadores tem de ter conhecimentos avançados de estatística mas hoje não faz muito sentido que um treinador não saiba, pelo menos, calcular o número de posses de bola:

calcular nºs posse de bola

O que é e como se calcula o PER (Player Efficiency Rating)?  Quem nunca tenha ouvido falar de John Hollinger (ESPN analytics e guru do PER ), como calcular a eficácia ofensiva e defensiva da equipa?

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Joshua Zirkzee vai continuar no Manchester United depois da saída de Ruben Amorim

O diretor da AS Roma, Ricky Massara, revelou que o Manchester United já não pretende vender Joshua Zirkzee, após o despedimento de Ruben Amorim.

Barcelona estava interessado no novo reforço do FC Porto, Oskar Pietuszewski

O agente de Oskar Pietuszewski, revelou que o Barcelona foi um de vários clubes que mostraram interesse pelo polaco no início da época.

Flamengo perto de fechar contratação de Andrew

Andrew chegou a acordo com o Flamengo para assinar um contrato válido até 2030. O clube brasileiro negoceia agora a transferência com o Gil Vicente.

Braga apresenta proposta por médio do Besiktas que já passou pela Primeira Liga

O Braga ofereceu cinco milhões de euros pelo médio de 21 anos Demir Tiknaz, que esteve emprestado ao Rio Ave na temporada passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola encantado com reforço do Manchester City: «Muitos clubes o queriam e decidiu juntar-se a nós»

Pep Guardiola deixa vários elogios a Antoine Semenyo. Extremo ganês deixa Bournemouth e é o mais recente reforço do Manchester City.

Não joga desde final de agosto e pode deixar Moreirense: eis o ponto de situação

O Moreirense pode ver Lawrence Ofori sair neste mercado de inverno. Médio de 27 anos tem mercado e já houve sondagens.

Pares: Francisco Cabral avança para as meias finais de torneio na Austrália

Francisco Cabral e Lucas Miedler venceram Manuel Guinard e Luke Johnson e qualificaram-se para as meias finais do ATP 250 de Brisbane.