📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rúben Prey: A nova coqueluche do Basquetebol Nacional | Olheiro BnR

- Advertisement -

Rúben Prey: A nova coqueluche do Basquetebol Nacional

Durante o mais recente Challenger da FIBA, na categoria de Sub-16, na Bulgária, um talento despertou os olhares dos olheiros presentes.

Rúben Prey – A nova coqueluche do Basquetebol Nacional

Rúben Prey, de apenas 16 anos, é um extremo/poste que está a representar o Joventut Badalona, em Espanha, e que começou a representar as seleções jovens portuguesas.

Com formação também feita no Paço d’Arcos e no CA Queluz, o jogador decidiu emigrar para uma das melhores escolas europeias.

Com jogadores como Rudy Fernández ou Ricky Rubio formados nas suas fileiras, o clube catalão foi um passo acertado para o sonho de, provavelmente, conseguir melhores opções na carreira.

Durante a temporada passada, na categoria de Cadetes, o clube venceu o campeonato da Catalunha, frente ao FC Barcelona, por 79-67. No jogo decisivo, Rúben Prey anotou 24 pontos em 37 minutos e deixou água na boca para os compromissos internacionais que se avizinhavam.

Logo durante a primeira partida do Challenger, Mike Schmitz, um dos primeiros olheiros a mecionar o nome de Neemias Queta nos Estados Unidos da América, ficou impressionado com Prey. Segundo Schmitz, o jogador demonstrou bons instintos defensivos, boas mãos e um grande “feel” pelo jogo.

Durante a primeira partida, Rúben Prey terminou com a folha cheia.

Os 14 pontos, 17 ressaltos, seis desarmes de lançamento e três assistências, frente à Ucrânia, não deixaram ninguém indiferente. Depois de se fazer notar, Rúben Prey nunca mais parou de surpreender.

O jogo de pés é surpreendente para a idade e para a estatura que apresenta. Os impressionantes 2,07 metros não retiram capacidades e técnica ao jovem basquetebolista.

O extremo/poste demonstrou uma boa visão de jogo e uma boa leitura dos movimentos do adversário. Além, claro, da grande capacidade defensiva, onde é um desarmador de primeira linha.

Portugal terminou o Challenger de Sub-16 em terceiro lugar, mas ganhou uma estrela para os próximos anos. Além da qualidade coletiva, o buzz criado em redor de Rúben Prey vai ser positivo para dar a conhecer potenciais novos talentos para enriquecer o Basquetebol português.

Durante o último mês, o país viu Neemias Queta a ser o primeiro luso na NBA e um talento a despontar na seleção. É precoce prever o futuro de um atleta que ainda está na fase embrionária da carreira, mas é verdade que já deu todos os indicadores de que pode fazer um percurso sólido durante a carreira.

Com o conhecimento do nome além das fronteiras europeias, é provável que as universidades da Division I da NCAA (Liga Universitária americana) comecem a sondar o basquetebolista. Se tudo correr muito bem, poderemos ter mais um português na NBA a partir de 2024, quando completar 18 anos.

A qualidade existe e já demonstrou que é superior a muitos basquetebolistas do mesmo escalão, mas é preciso dar tempo a um jovem que está a começar a dar os primeiros passos no mundo da ribalta.

Apesar de toda a cautela pedida, há motivos para ficar entusiasmados, porque Rúben Prey é um potencial talento geracional em construção.

Foto de capa: FIBA

Artigo revisto por Joana Mendes

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio por 5,4 milhões de euros

O Palmeiras fechou a contratação de Marlon Freitas ao Botafogo. Médio de 30 anos assinará contrato de três épocas.

Dodi Lukebakio deixa mensagem nas redes sociais: «Mal posso esperar para voltar»

Dodi Lukebakio deixou mensagem nas redes sociais. Avançado do Benfica está a recuperar de uma fratura no tornozelo.

Presidente do Estrela Amadora confirma Sidny Cabral no Benfica: eis todos os detalhes

Sidny Cabral vai mesmo ser jogador do Benfica. Paulo Lopo, presidente do Estrela Amadora, revelou todos os detalhes.

Gonçalo Ramos pode trocar PSG por gigante da Premier League

O Liverpool está interessado em Gonçalo Ramos. Reds ponderam contratar avançado português do PSG por empréstimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting continua com prioridade em mente e vinda de Luís Guilherme não muda isso

O Sporting olha para o mercado de janeiro. Vinda de Luís Guilherme, caso aconteça, não trava contratação de outro extremo.

É um dos principais alvos do FC Porto, tem «dezenas de clubes interessados» e pode sair: «Há conversas em várias frentes»

Ziemowit Deptula, presidente cessante do Jagiellonia, falou sobre a situação de Oskar Pietuszewski, alvo do FC Porto.

CAN 2025: Angola regista o primeiro ponto ao empatar com Zimbabué

A Angola empatou 1-1 com o Zimbabué na segunda jornada da CAN 2025. Gelson Dala marcou o primeiro golo do jogo.