📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Como formar jogadores inteligentes?

- Advertisement -

Introdução

Os jogadores inteligentes são os que têm capacidades para resolver problemas, vêm e pensam o jogo de forma clara, decidem de forma autónoma, são criativos, mantêm o foco no que é importante, antecipam decisões, sabem jogar em equipa e criam muitas dificuldades aos adversários.

Ao processarem a informação a grande velocidade, conseguem não só controlar os adversários e companheiros como também têm em conta a importância do tempo e do marcador.

O que separa um bom jogador de um grande jogador é o seu QI de basquetebol. O bom jogador só passa a ser um grande jogador quando consegue melhorar o seu QI da modalidade.

Assim, um jogador inteligente conhece e domina os aspetos mentais do jogo e está apto a tomar boas decisões.

A inteligência não está contemplada na folha da estatística, mas é determinante nas vitórias e derrotas das equipas.

Um jogador inteligente está sempre um passo à frente de todos, lê a defesa e o ataque e descobre o que vão fazer ajustando-se rapidamente.

Fonte: Macmillan
Ao ler o livro de Johan Cruyff é fácil entender a definição jogador inteligente:

 

“Todos los entrenadores hablan sobre movimiento, sobre correr mucho. Yo digo que no es necesario correr tanto. El fútbol es un deporte que se juega con el cerebro. Debes estar en el lugar adecuado, en el momento adecuado, ni demasiado pronto ni demasiado tarde”,

 

Para Cruyff, o jogador necessita não só de alta resistência física para se destacar no futebol, mas também de outras capacidades como a orientação espacial, a habilidade para calcular a velocidade de uma jogada e sobretudo concentração. Estas aptidões, somadas à capacidade de resolução de jogadas, é o que preocupa os técnicos para melhorarem os jogadores. Passou a ser conhecida como neuro-futebol, que não é mais que a utilização de elementos da neurociência para a formação de jogadores mais inteligentes.

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot avalia momento de avançado do Liverpool: «Se tivesse de escolher alguém para marcar e salvar a minha reputação, seria ele»

Arne Slot falou sobre o momento de Mohamed Salah e Milos Kerkez e deixou elogios aos dois jogadores do Liverpool.

João Diogo Manteigas faz apelo a envolver Casas do Benfica e diz: «Estou aqui para ser presidente já este ano»

João Diogo Manteigas falou no dia de eleições do Benfica. Advogado é um dos seis candidatos à presidência das águias.

Jogo do Bayern Munique muda de hora devido a motivo insólito

O Bayern Munique atrasou-se devido a trânsito na viagem. Jogo com o Borussia Monchengladbach passará para as 14h45.

Luís Filipe Vieira: «Madrugada? Para mim não vai ser longa, porque eu vou dormir»

Luís Filipe Vieira falou no dia de eleições do Benfica. Os encarnados decidem quem assume a presidência neste sábado, dia 25 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting B goleia Lusitânia de Lourosa e reforça liderança na Segunda Liga: Eis os resultados do dia da competição

O Sporting B recebeu e venceu o Lusitânia de Lourosa por 4-0. A equipa forasteira ficou reduzida a nove jogadores ainda na primeira parte.

Rui Borges antevê Tondela x Sporting AO MINUTO

Rui Borges marcou presença na sala de imprensa de Alcochete, de modo a realizar a antevisão à partida entre o Sporting e o Tondela.

Nuno Gomes: «O importante é que o Benfica possa sair daqui mais forte e mais unido»

Nuno Gomes falou no dia de eleições do Benfica. Os encarnados decidem quem assume a presidência neste sábado, dia 25 de outubro.