Publicidade

FIBA World Cup: E por fim restam oito

Vicente Tigre Avelar · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Terminada a segunda ronda, restam apenas oito selecções que vão tentar conquistar o troféu da 18ª edição do Mundial da FIBA! São as selecções dos Estados Unidos da América, da Argentina, da Espanha, da Austrália, da Polónia, da Sérvia, da República Checa e ainda a selecção da França.

Do top oito: Estados Unidos da América (América do Norte), a Argentina (América do Sul) e a Austrália (Oceânia) já carimbaram a passagem aos próximos jogos Olímpicos, a realizar no Japão, ao serem as últimas selecções restantes no torneio pertencentes aos seus respetivos continentes.

No restante quadro classificativo, as selecções que também já garantiram passagem directa são a da Nigéria (África) e a do Irão (Ásia).

Assim, restam ainda duas vagas para selecções Europeias a serem preenchidas pelas cinco selecções Europeias que chegaram até esta fase do torneio.

OS SUSPEITOS HABITUAIS

Selecção Invicta e com o primeiro posto do grupo K são os Estados Unidos. Apesar de uma equipa menos expressiva com menos poderio ofensivo, os Estados Unidos têm-se mantido na luta pelo titulo com prestações sólidas e a conseguirem sair invictos da fase de grupos. Poderão ainda tornar-se na única selecção da História do Mundial da FIBA a ganhar o troféu por três edições seguidas (foram já campeões em 2010 e 2014).

Os Estados Unidos podem tornar-se na primeira selecção a ganhar o torneio três vezes consecutivas
Fonte: FIBA World Cup

Vão defrontar a França, o segundo classificado do grupo L. selecção que se têm vindo a demonstrar muito capaz e feito uma campanha de louvar mas que, uma derrota contra a selecção Australiana valeu-lhes o segundo lugar do grupo. Assim, a selecção liderada por Nicolas Batum e Evan Fournier irá ter de defrontar aquela que é a selecção favorita a ganhar o titulo já nos quartos-de-final do torneio.

A selecção que marca sempre presença quando mais conta, que também vêm invicta da fase de grupos é a Espanha! Ao bater a Sérvia por 11 pontos no ultimo jogo da segunda ronda, a Espanha, liderada pelo veterano da NBA Ricky Rubio, carimbou a passagem aos quartos de final mantendo-se ainda um forte candidato ao titulo. A Espanha entra assim como favorita nesta ronda enfrentando a selecção da Polónia que, mesmo fazendo jogos pouco expressivos e sofrendo apenas a derrota contra a Argentina, conseguiu chegar ao top oito do mundial.

“O JOGO”

A Argentina, depois de ter conseguido terminar a fase de grupos sem derrotas e fazendo-se apurar para os Olímpicos com uma vitória imponente sobre a Polónia, irá no entanto ter de defrontar a Sérvia. Isto uma vez que a Sérvia perdeu o último jogo da fase de grupos para a Espanha, ficando assim com o segundo posto do grupo.

Apesar de os argentinos puderem contar com experiência e maturidade de jogo, liderada por Luís Scola, do lado Sérvio conta-se com algumas das melhores jovens estrelas da NBA, como Bogdan Bogdanovic, que se têm mostrado um jogador eximio com médias de 20.3 pontos por jogo, e ainda Nikola Jokic, jogador que apesar de jovem têm uma leitura de jogo fenomenal (algo demonstrado ao longo do torneio) demonstrando-se uma peça fulcral para o sucesso da selecção Sérvia.

Bogdan Bogdanovic tem sido o grande destaque na equipa da Sérvia neste Mundial
Fonte: FIBA World Cup

Assim, este será talvez o jogo mais empolgante dos quartos de final, podendo a vitória cair para qualquer um dos lados!

A SURPRESA

Por fim, mas não menos importante, resta a selecção da Austrália, que também sai invicta da fase de grupos, fazendo um mundial com um estilo de jogo expressivo mas modesto. É a selecção que conseguiu sempre ganhar às selecções que foram aparecendo no seu caminho para o titulo, mas que, a nivel de talentos individuais, não demonstra muita expressividade.

Irá assim ter de defrontar a selecção da República Checa, que, apesar de pouco mediática, foi uma selecção que demonstrou muita preparação e profissionalismo na forma como lidou com os jogos na fase de grupos, incluindo o jogo contra os EUA em que soube explorar as poucas falhas do adversário!

Assim, os suspeitos do costume como os Estados Unidos, a Espanha e a Sérvia mantém-se na corrida para o titulo . E algumas selecções que têm “voado mais por baixo do radar” como a França e a Austrália aparecem assim com alguma força e demonstrando vontade de vencer os quartos-de-final do mundial da FIBA.

Foto de Capa: FIBA World Cup

Revisto por: Jorge Neves

Vicente Tigre Avelar

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.