É altura de prestarem atenção a Siakam

- Advertisement -

Já estamos a apenas um mês do fim da fase regular e Pascal Siakam continua a ser um completo desconhecido para uma boa parte dos adeptos da NBA. Como assim? O poste camaronês é o candidato número um ao prémio de Most Improved Player e é peça chave naquela que continua a ser, na minha opinião, a maior candidata do Este a chegar às finais.

Tenho acompanhado alguns jogos dos Raptors este ano e vi neste domingo o jogo contra os meus Heat. Duas coisas saltam constantemente à vista: em primeiro lugar, os Raptors jogam isto como poucos. É incrível o trabalho de Nick Nurse. Em segundo lugar, Pascal Siakam. Como é que um rim runner e um “jogador de equipa” (que no mundo do basquetebol é basicamente um bom jogador que nunca será mais do que uma peça secundária) na faculdade se torna o pilar ofensivo e defensivo de um candidato ao título?

O jogo de Siakam no domingo nem sequer foi nada de extraordinário em termos estatísticos, mesmo com 20 pontos. Mas a sua influência em tudo o que a equipa fez em campo, sem Kawhi Leonard, foi estupenda. Confortável com a bola na mão, a descobrir colegas e a criar para si própria, encontrando sempre a vantagem no ataque e sendo a última barreira para os Heat chegarem ao cesto, o que levou a um festival de lançamentos falhados e triplos forçados.

Siakam em ação frente aos Kings, em Sacramento
Fonte: Toronto Raptors

Mas não era suposto Pascal ser nada do que é hoje. Quando entrou na NBA, era um poste pequeno que usaria a sua velocidade e vontade para tentar integrar-se num grupo, para tentar ser parte de um plantel. Não para jogar, mas para fazer parte de. Mas o que o jovem dos Raptors já exibe é surreal. Faz a turma de Toronto pensar que nem tudo ficará mal se Kawhi Leonard sair.

Siakam é a surpresa do ano, é alguém em quem o seu treinador confia cegamente, é um candidato ao All-Star no futuro e um poste que encaixa perfeitamente na NBA de hoje em dia e no que virá nos próximos tempos. É muito provavelmente a primeira peça para uma reconstrução dos Raptors caso Leonard saia e com o envelhecimento de Lowry. Um dos jogadores a manter debaixo de olho nos playoffs que se aproximam.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Toronto Raptors

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Como 1907 está interessado em mais um jogador do Benfica além de Andreas Schjelderup

O Como 1907 mostrou interesse em Franjo Ivanovic. A equipa orientada por Cesc Fàbregas também já tinha abordado Andreas Schjelderup.

Clément Lenglet a caminho do Benfica: o tempo de contrato do defesa com as águias

Clément Lenglet está muito perto de assinar pelo Benfica por duas temporadas, deixando o Atlético Madrid a título definitivo.

Mario González é reforço do Noah

Mario González, de 30 anos, deixa o Burgos e ruma para o Noah, após uma carreira marcada por passagens de vários países.

Steve Clarke abandona a seleção escocesa após eliminação do Mundial

Selecionador da Escócia, Steve Clarke deixa o cargo de imediato após a eliminação do Mundial, apesar de ter contrato até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Custódio Castro deixa oficialmente o Alverca

Custódio Castro deixou oficialmente de ser treinador do Alverca. O antigo médio será sucedido por Sérgio Ferreira.

FC Porto: coqueluche da formação não vai fazer a pré-temporada às ordens de Francesco Farioli

O FC Porto definiu que Tcherno Jamanca vai realizar a pré-temporada com a equipa B, liderada por João Brandão.

Ricardo Quaresma critica exibição de Portugal e atira: «Falta alegria, falta felicidade, falta criatividade, falta essa arrogância que sempre tivemos e falta vontade»

Ricardo Quaresma criticou a exibição de Portugal no empate com a Colômbia. O antigo jogador apontou falta de atitude.