As maiores lições aprendidas em 2022 | Ciclismo

5. Há novas promessas entre os sprinters

- Advertisement -

Se por um lado, ciclistas como Mark Cavendish parecem estar mesmo fora dos seus anos de glória e até à procura de equipa, também começam a surgir nomes muito promissores para as chegadas ao sprint. Entram em cena Olav Kooij e Arnaud de Lie.

Olav Kooij é um ciclista neerlandês de 21 anos que corre ao serviço da Jumbo-Visma e que para muitos fãs passa debaixo do radar, uma vez que ainda não tem dado cartas em grandes corridas de um dia ou em provas de 3 semanas. Ainda assim, Olav Kooij foi um dos ciclistas mais vitoriosos de 2022, com 12 triunfos, nomeadamente na primeira etapa da Volta a Polónia e em duas etapas da Volta à Dinamarca. Kooij já conta com triunfos sobre Elia Viviani, Mark Cavendish e ainda sobre Arnaud Demáre.

O mesmo pode ser escrito sobre Arnaud de Lie, ciclista belga da Lotto Soudal, que aos 20 anos, foi o maior trunfo da formação belga para escapar à despromoção para o escalão pro continental. Vitórias bem distribuídas por todo o ano, sobretudo em solo belga, de Lie ganha em sprint puro frente a ciclistas como Giacomo Nizzolo ou a Sam Bennett (o caso da Ronde van Limburg) e em corridas de sobe e desce constante como é o caso da Clássica de Limburgo em que chegou isolado, frente a nomes como Loic Vliegen ou Tom Dumoullin.

Arnaud de Lie e Olav Kooij são, desta forma, dois nomes muito promissores no que ao sprint diz respeito e vão dar muito que falar ao longo de 2023. Com ambas as equipas a ter lugar assegurado nas corridas World Tour, é quase certo que os dois vão começar a dar as primeiras pedaladas em monumentos e em corridas de três semanas já no próximo ano.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens elogia Ferencváros e garante Braga na máxima força: «A equipa está motivada e empenhada para fazer boa eliminatória»

Carlos Vicens fez a antevisão do Ferencváros x Braga, da primeira-mão dos oitavos de final da Europa League. Também Gustaf Lagerbielke falou antes do encontro.

Imprensa espanhola garante que Sporting fez oferta de 20 milhões de euros por avançado da nova equipa de Cristiano Ronaldo

O Sporting está novamente de olho na contratação de Sergio Arribas. O clube verde e branco pode pagar 20 milhões de euros pelo avançado.

Flamengo bate Cruzeiro na estreia da Leonardo Jardim no Brasileirão e Josué faz 2 assistências na vitória do Coritiba frente ao Corinthians

Na 5.ª jornada do Brasileirão, o Flamengo recebeu e derrotou o Cruzeiro por 2-0 e o Coritiba venceu por 2-0 na visita ao Corinthians.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Sporting contra o Bodo/Glimt na Champions League

O Sporting foi goleado pelo Bodo/Glimt na Champions League. Derrota não trouxe pontos a Portugal no Ranking UEFA.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting terá 2 regressos para a receção ao Bodo/Glimt na Champions League

Pedro Gonçalves e Maxi Araújo falharam o Bodo/Glimt x Sporting, mas já estarão disponíveis para a receção em Alvalade.

Kjetil Knutsen elogia Andreas Schjelderup depois da vitória sobre o Sporting: «É um bom jogador e joga numa boa equipa»

Kjetil Knutsen já reagiu ao desfecho do Bodo/Glimt x Sporting. Leões perderam por 3-0 e estão em desvantagem na eliminatória.

Bodo/Glimt bate Sporting e continua 100% vitorioso frente a equipa portuguesas: eis o registo

O Bodo/Glimt bate em casa o Sporting por 3-0 na Champions League e continua assim 100% vitorioso frente a equipas portuguesas.