As maiores lições aprendidas em 2022 | Ciclismo

5. Há novas promessas entre os sprinters

Se por um lado, ciclistas como Mark Cavendish parecem estar mesmo fora dos seus anos de glória e até à procura de equipa, também começam a surgir nomes muito promissores para as chegadas ao sprint. Entram em cena Olav Kooij e Arnaud de Lie.

Olav Kooij é um ciclista neerlandês de 21 anos que corre ao serviço da Jumbo-Visma e que para muitos fãs passa debaixo do radar, uma vez que ainda não tem dado cartas em grandes corridas de um dia ou em provas de 3 semanas. Ainda assim, Olav Kooij foi um dos ciclistas mais vitoriosos de 2022, com 12 triunfos, nomeadamente na primeira etapa da Volta a Polónia e em duas etapas da Volta à Dinamarca. Kooij já conta com triunfos sobre Elia Viviani, Mark Cavendish e ainda sobre Arnaud Demáre.

O mesmo pode ser escrito sobre Arnaud de Lie, ciclista belga da Lotto Soudal, que aos 20 anos, foi o maior trunfo da formação belga para escapar à despromoção para o escalão pro continental. Vitórias bem distribuídas por todo o ano, sobretudo em solo belga, de Lie ganha em sprint puro frente a ciclistas como Giacomo Nizzolo ou a Sam Bennett (o caso da Ronde van Limburg) e em corridas de sobe e desce constante como é o caso da Clássica de Limburgo em que chegou isolado, frente a nomes como Loic Vliegen ou Tom Dumoullin.

Arnaud de Lie e Olav Kooij são, desta forma, dois nomes muito promissores no que ao sprint diz respeito e vão dar muito que falar ao longo de 2023. Com ambas as equipas a ter lugar assegurado nas corridas World Tour, é quase certo que os dois vão começar a dar as primeiras pedaladas em monumentos e em corridas de três semanas já no próximo ano.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Baleba não fecha a porta ao Manchester United de Ruben Amorim e CEO do Brighton reage: «Esperamos que fique aqui por muitos anos»

Carlos Baleba tem interesse em ouvir a sondagem do Manchester United. O CEO do Brighton também já reagiu a toda a especulação.

Ponto de situação no interesse do Manchester United em Benjamin Sesko: ainda não há fumo branco

O Manchester United quer contratar Benjamin Sesko. No entanto, ainda não há acordo com o RB Leipzig para a transferência.

Vancouver Whitecaps confirmam contratação de Thomas Muller

Thomas Muller foi confirmado como reforço dos Vancouver Whitecaps. O avançado internacional alemão assinou a custo zero com a equipa da MLS.

Son Heung-min oficializado nos Los Angeles FC e faz história na MLS

Os Los Angeles FC confirmaram a contratação de Son Heung-min. O avançado sul-coreano tornou-se no reforço mais caro da história da MLS.

PUB

Mais Artigos Populares

Franck Haise lamenta derrota do Nice: «Não estamos na mesma categoria [do Benfica], sabíamos disso antes»

Franck Haise analisou o encontro entre o Benfica e o Nice. Duelo da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League.

Florentino Luís deixa garantia sobre o seu futuro no Benfica: «Vou dar o meu máximo durante os dois anos que tenho de contrato»

Florentino Luís analisou o encontro entre o Benfica e o Nice. Duelo da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim tem concorrência de 2 rivais da Premier League por médio

Carlos Baleba é alvo do Manchester United de Ruben Amorim para o meio-campo. O médio tem mais interessados na Premier League.