Sob a sombra de Ana Santos

- Advertisement -

A temporada nacional de ciclocrosse terminou a 18 de janeiro com a última etapa da SuperLiga do Porto e tudo o resto foi ofuscado pelo brilho de Ana Santos, a jovem prodígio que venceu todas as provas em que participou.

A nortenha, que na época passada já havia ganho o título nacional de Elite apesar de não ter idade para participar na Taça de Portugal da categoria, não se limitou a conquistar as cinco etapas da Taça de Portugal, o Campeonato nacional e ainda uma etapa da SuperLiga do Porto, mas fê-lo também demonstrando uma inquestionável autoridade, ganhando com margens esclarecedoras para as adversárias e nunca deixando dúvidas sobre quem sairia por cima.

Não se pode dizer que este desempenho seja surpreendente, mas é uma importante confirmação de que a jovem continua a progredir no sentido certo e no caminho de, porventura, se afirmar como a melhor ciclista lusitana.

O lado masculino não foi, desta feita, o destaque, ainda que tenha proporcionado interessantes e equilibradas batalhas. Márcio Barbosa revalidou o título de campeão nacional e foi primeiro em duas provas da Taça, contudo foi demasiado inconstante para discutir os títulos de regularidade.

Mário Costa foi o mais regular nos masculinos
Fonte: FPCiclismo

Aí, foi Mário Costa quem brilhou. O ciclista da AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde levou para casa os troféus da Taça de Portugal e da SuperLiga do Porto, somando ainda duas etapas em cada uma delas.

Uma das estrelas da época transata, Miguel Salgueiro, vencedor da Taça, esteve ausente de várias provas, talvez apostando noutro tipo de preparação para a sua primeira época de estrada entre os profissionais na LA Alumínios. Com uma vitória na Taça e outra na SuperLiga, Roberto Ferreira foi o outro nome em destaque.

No geral, foi uma temporada com alguns pontos de interesse, mas em que faltou a emoção e competitividade de 2018/19, em que tivemos direito a maior incerteza de início a fim.

Foto de Capa: FPCiclismo

Artigo revisto por Joana Mendes

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.