Sob a sombra de Ana Santos

- Advertisement -

A temporada nacional de ciclocrosse terminou a 18 de janeiro com a última etapa da SuperLiga do Porto e tudo o resto foi ofuscado pelo brilho de Ana Santos, a jovem prodígio que venceu todas as provas em que participou.

A nortenha, que na época passada já havia ganho o título nacional de Elite apesar de não ter idade para participar na Taça de Portugal da categoria, não se limitou a conquistar as cinco etapas da Taça de Portugal, o Campeonato nacional e ainda uma etapa da SuperLiga do Porto, mas fê-lo também demonstrando uma inquestionável autoridade, ganhando com margens esclarecedoras para as adversárias e nunca deixando dúvidas sobre quem sairia por cima.

Não se pode dizer que este desempenho seja surpreendente, mas é uma importante confirmação de que a jovem continua a progredir no sentido certo e no caminho de, porventura, se afirmar como a melhor ciclista lusitana.

O lado masculino não foi, desta feita, o destaque, ainda que tenha proporcionado interessantes e equilibradas batalhas. Márcio Barbosa revalidou o título de campeão nacional e foi primeiro em duas provas da Taça, contudo foi demasiado inconstante para discutir os títulos de regularidade.

Mário Costa foi o mais regular nos masculinos
Fonte: FPCiclismo

Aí, foi Mário Costa quem brilhou. O ciclista da AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde levou para casa os troféus da Taça de Portugal e da SuperLiga do Porto, somando ainda duas etapas em cada uma delas.

Uma das estrelas da época transata, Miguel Salgueiro, vencedor da Taça, esteve ausente de várias provas, talvez apostando noutro tipo de preparação para a sua primeira época de estrada entre os profissionais na LA Alumínios. Com uma vitória na Taça e outra na SuperLiga, Roberto Ferreira foi o outro nome em destaque.

No geral, foi uma temporada com alguns pontos de interesse, mas em que faltou a emoção e competitividade de 2018/19, em que tivemos direito a maior incerteza de início a fim.

Foto de Capa: FPCiclismo

Artigo revisto por Joana Mendes

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

SAD do Braga fecha época 2025/26 com lucro de 17,3 milhões de euros

A SAD do Braga fechou o exercício de 2025/26 com resultado líquido positivo de 17,315 milhões de euros.

Oficial: Marvin Elimbi renova contrato com o Gil Vicente

O Gil Vicente anunciou esta segunda-feira a renovação de contrato de Marvim Elimbi. Defesa-central fica ligado até 2029.

Já é conhecido o árbitro do Portugal x País de Gales na estreia de Jorge Jesus

Donatas Rumsas, árbitro lituano, vai dirigir a estreia de Jorge Jesus ao serviço da Seleção Nacional, frente ao País de Gales.

Rui Rodrigues: «Acreditamos muito nos jogadores, no treinador e no trabalho que estamos a fazer internamente»

Rui Rodrigues falou sobre os primeiros tempos como presidente do Vitória SC. Clube celebra 104 anos de aniversário.

PUB

Mais Artigos Populares

Lesão de Federico Valverde: eis as últimas novidades dadas pelo Real Madrid

Federico Valverde está a contas com uma entorse de grau 3 no tornozelo esquerdo. Real Madrid deixa atualização da situação.

Eis os motivos da ausência de Rui Costa na gala da FPF

Rui Costa não marcou presença na gala da FPF, depois das críticas do presidente do Benfica à arbitragem do Clássico.

Kylian Mbappé fala sobre a corrida à Bola de Ouro e elogia José Mourinho: «É extremamente inteligente e um dos melhores da era moderna»

Kylian Mbappé voltou a falar sobre a corrida à Bola de Ouro e deixou rasgados elogios a José Mourinho.