Volta a Portugal 2017 – E tudo a W52 levou…

- Advertisement -

A W52 tem aqui a sua quinta vitória consecutiva (embora com patrocinadores diferentes) depois dos triunfos de Marque, Veloso, por duas vezes, e Vinhas no ano passado, junta agora a vitória do espanhol, que até se viu nesta Volta a ser “aguadeiro”, lançador do sprinter Samuel Caldeira, rolador, contrarrelogista e, claro, trepador, algo que no seu passado tem mostrado ser, mas é incrível ter “juntado” em poucos anos mais algumas caraterísticas, já descritas, à sua forma de correr.

A equipa do vencedor da Volta, a W52-FC Porto, dominou em quase todos os aspetos, sendo que levam para casa 6 das 11 etapas e colocaram 2 ciclistas nas duas primeiras posições da geral individual, sendo que ainda conseguem meter o português António Carvalho em 6.º lugar, que provavelmente foi o melhor gregário em prova e mostrou uma grande capacidade de recuperação em vários momentos da mesma, depois de trabalhar bem para os seus líderes. É outro caso de relevo e que merece consideração. Veremos o que o futuro reserva a este ciclista de 27 anos e ainda com muito para dar, em princípio.

A Efapel, o Louletano-Hospital de Loulé e a Rádio Popular Boavista tiveram todas uma vitória de etapa e ainda pelo menos um ciclista presente no top’10 final da geral individual. António Barbio – numa fuga bem-sucedida e onde foi o último “sobrevivente” de tal situação – e Vicente de Mateos (que juntou à vitória o lugar no pódio) conseguiram esse feito para as duas primeiras equipas, respetivamente, sendo que foi o veteraníssimo Rui Sousa a dar a vitória à equipa do Boavista e um momento de alegria a todos aqueles que gostam de se ver a ser feita justiça no ciclismo (depois de não ter conquistado a etapa anterior na “sua casa”), além da alegria a todos os fãs e acho que até ao próprio pelotão nacional, que respeita de forma incrível o Rui.

O último “adeus” à carreira de um grande senhor e ciclista português  Fonte: Volta a Portugal
O último “adeus” à carreira de um grande senhor e ciclista português
Fonte: Volta a Portugal

Há que dedicar mais um parágrafo a este grande senhor e enorme ciclista português. Nunca venceu uma Volta a Portugal, mas também nunca desistiu de o tentar, mesmo após ultrapassar os 40 anos. Aos 41 anos e após praticamente 20 anos de carreira, o português passou por equipas bem conhecidas como a Maia Milaneza, LA Alumínios, Liberty Seguros, Efapel e, mais recentemente, a Rádio Popular Boavista, pela qual termina a sua longa e boa carreira no seio do ciclismo nacional. O Bola na Rede deseja as maiores felicidades pessoais e futuramente profissionais a um ícone do ciclismo nacional (a forma como o público e os ciclistas o acarinharam nesta última corrida da sua carreira demonstrou exatamente o quanto ele significa para todo o pelotão nacional e para todo o público português).

Por fim, nota para a equipa do Sporting-Tavira que acabou por ter uma prova infeliz e além de não terem conseguido uma vitória em etapa, também não conseguiram ter um homem no pódio. Após os problemas de Joni Brandão antes da prova e da lesão de Frederico Figueiredo durante a mesma, a equipa do Sporting ficou com menos opções e teve de apostar na dupla Nocentini/Marque para a geral, sendo que até acabaram juntos, respetivamente, no quarto e quinto lugar. 

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ahli derrota Al Ittihad de Sérgio Conceição e assume liderança provisória da Liga Saudita

Al Ahli derrotou o Al Ittihad de Sérgio Conceição por 3-1, no encontro da 25.ª jornada da Liga Saudita. Eis os resultados do dia da competição.

Vangelis Pavlidis e Tomás Araújo atingem marca dos 100 jogos ao serviço do Benfica

Vangelis Pavlidis e Tomás Araújo atingiram a marca dos 100 jogos ao serviço do Benfica no jogo da 2.ª mão do playoff da Champions League frente ao Real Madrid.

Conselho de Disciplina indica abertura de processo disciplinar a Frederico Varandas e Luis Suárez após queixas do FC Porto

O Conselho de Disciplina terá indicado a abertura de um processo disciplinar a Frederico Varandas e Luis Suárez, na sequência de queixas do FC Porto.

Chaves derrota Académico Viseu em jogo à porta fechada da Segunda Liga

O Chaves venceu na receção ao Académico Viseu por 1-0. O encontro, que abriu a 25.ª jornada da Segunda Liga, foi disputado à porta fechada.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges procura primeira vitória frente ao Braga ao comando do Sporting

O Braga é a única equipa que Rui Borges ainda não conseguiu vencer ao serviço do Sporting, somando dois empates em dois jogos.

Quem é Sindre Walle Egeli, jovem avançado que foi apontado ao Benfica?

Sindre Walle Egeli foi apontado recentemente ao Benfica. Avançado norueguês de 19 anos joga atualmente no Ipswich Town.

Freddy Adu recorda passagem pelo Benfica e confessa: «Sabendo o que sei hoje, não tomaria essas decisões»

Freddy Adu recordou a passagem pelo Benfica e confessou que não foi a melhor decisão rumar ao clube da Luz em 2007.