GP do Japão: pole para Hamilton, último lugar para Alonso

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesParece bastante improvável, mas é verdade: Lewis Hamilton nunca tinha conquistado a pole-position no circuito de Suzuka. 71.ª da carreira, décima da temporada, o piloto inglês continua a colecionar qualificações e a cavar uma distância cada vez maior para Michael Schumacher, que até este ano era o recordista absoluto de poles.

Hamilton esperou pela Q3 para fazer um tempo que lhe garantiu não só o primeiro lugar da grelha, como o recorde de volta no Japão: 1.27.319. Valtteri Bottas classificou-se com apenas 0.332s a mais, mas foi penalizado em cinco posições por ter trocado de caixa de velocidades. Sebastian Vettel, apesar de ter sido o terceiro mais rápido, beneficia do castigo de Bottas e arranca ao lado de Hamilton. Em teoria, é uma boa oportunidade para o alemão tentar um bom começo e intrometer-se na tranquilidade do Mercedes. Mas os tempos de Lewis Hamilton e o andamento que mostrou este fim-de-semana vão tornar a tarefa de Vettel quase impossível.

Os Red Bull saem ambos da segunda linha e têm mais uma oportunidade fulcral para conquistar um pódio e, quiçá, incomodar Vettel. Ainda assim, até pelos tempos de Ricciardo e Verstappen vemos que o controlo da Mercedes em Suzuka é claramente superior àquele que vimos em Sepang na semana passada: o australiano ficou a 0.987s de Hamilton, o holandês a 1.013s.

Fonte: Mercedes-AMG Petronas Motorsport
Fonte: Mercedes-AMG Petronas Motorsport

E se o segundo carro da Mercedes foi penalizado em cinco posições, o segundo carro da Ferrari não quis ficar atrás. Kimi Raikkonen teve um acidente no último treino livre e, apesar de ter feito o sexto melhor tempo do grid, deve arrancar de décimo.

Cá mais para trás, os dois Force India conseguiram ficar nos dez primeiros e Felipe Massa também fez uma classificação notável. Fernando Alonso nem sequer queria correr – já sabia que tinha uma penalização de 35 lugares para cumprir – mas acabou por fazê-lo por, tal como disse, “querer fazer uma boa qualificação perante os adeptos da Honda”. E cumpriu. Fez o décimo melhor tempo. Vai sair de último depois das várias alterações que a Honda fez no monolugar durante a noite.

O Grande Prémio do Japão tem data marcada para amanhã, com início às seis da manhã, hora de Portugal.

 

Foto de Capa: Mercedes-AMG Petronas Motorsport

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Morten Hjulmand: «Estou muito entusiasmado e algo nervoso, é um sonho tornado realidade ser jogador do Atlético Madrid»

Morten Hjulmand foi oficializado como reforço do Atlético de Madrid. Eis primeiras palavras do antigo capitão do Sporting

Alan Shearer projeta futuro de Cristiano Ronaldo: «Se quiser ser selecionador de Portugal no futuro, será apenas uma questão de tempo até lhe entregarem...

Alan Shearer, antigo internacional britânico, acredita que o futuro de Cristiano Ronaldo pode ser ao leme da seleção nacional.

João Palhinha mais perto: Eis a convicção do Benfica relativamente ao negócio

O Benfica está convicto de que João Palhinha está cada vez mais próximo de assinar com o clube e conta com o tempo como aliado.

Iker Casillas sobre José Mourinho: «Cumprimentamo-nos, podemos até sentar-nos à mesa e conversar sem qualquer problema»

Iker Casillas recordou a ligação que tinha com Jose Mourinho no Real Madrid. O guardião espanhol assume que foi um «casamento que acabou mal».

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo internacional francês defende Cristiano Ronaldo e critica jogadores portugueses: «Nota-se que foi boicotado pela própria equipa»

Youri Djorkaeff afirma que os jogadores da seleção nacional boicotaram Cristiano Ronaldo no Mundial de 2026.

Lamine Yamal e o França x Espanha: «Não temos medo. Talvez sejam eles que devessem ter medo de nós»

A Espanha vai enfrentar a França nas meias-finais do Mundial 2026 e Lamine Yamal reagiu. Extremo espanhol recordou últimos jogos.

Oficial: Manchester City contrata pérola inglesa ao Leicester City por 14,3 milhões de euros

Jeremy Monga é reforço do Manchester City por 14,3 milhões de euros. O jovem representava o Leicester City, onde cumpriu toda a formação.