GP Países Baixos: Fim de semana perfeito para Oscar Piastri

- Advertisement -

A CORRIDA: OSCAR PIASTRI APROVEITA ABANDONO DE NORRIS PARA AUMENTAR A VANTAGEM NO CAMPEONATO DE PILOTOS

A Fórmula 1 está de regresso, depois da pausa de verão, e o domínio da McLaren continua. Oscar Piastri liderou desde o início até ao fim e venceu o Grande Prémio dos Países Baixos. O atual líder mundial aumentou a diferença para 34 pontos, em relação a Lando Norris, que desistiu. Max Verstappen e Isack Hadjar beneficiaram do abandono do britânico e fecharam o pódio.

Piastri sai do circuito de Zandvoort com uma vitória magnífica. No sábado fez a pole, e hoje não largou a liderança durante as 72 voltas. Aproveitou o duelo entre Norris e Verstappen, no arranque, para abrir uma boa vantagem. Nesse duelo, o tetracampeão mundial saiu por cima e subiu para segundo. Os pneus macios de Verstappen a fazerem diferença e ainda passou por susto na saída da curva dois.

Na antevisão da corrida, o piloto da Red Bull não estava com muitas expetativas, mas conseguiu um segundo lugar e continua a fazer milagres com este monolugar. Teve vários duelos com Norris que foi o seu rival direto, neste domingo, onde viu na primeira fila o abandono do carro número quatro. A algumas voltas do fim, o carro começou a deitar fumo e teve que desistir. Norris foi o terceiro piloto a abandonar a corrida.

Hadjar, sem dúvida, foi quem mais beneficiou desta desistência. O rookie termina no pódio pela primeira vez e amealha pontos importantes para o Campeonato de Pilotos. O jovem piloto fez uma corrida exímia ao defender a sua posição dos ataques de Charles Leclerc e depois de George Russell.

A Ferrari termina este Grande Prémio, sem qualquer piloto a cruzar a linha de meta. Lewis Hamilton em perseguição a Russell despistou-se e bateu nas barreiras da curva três. A 20 voltas do fim, Leclerc teve o mesmo destino do que o seu companheiro de equipa. O monegasco num duelo com Kimi Antonelli sofreu um toque do italiano e acabou por bater no muro. A maré de azar continua na equipa de Maranello.  

Russell fez mais uma corrida sólida e terminou na quarta posição. O piloto da Mercedes teve duelos intensos com Leclerc, onde saiu com alguns danos no monolugar, mas conseguiu manter um bom ritmo de corrida.

Logo atrás, terminou Alexander Albon. Excelente corrida do tailandês, que não fez uma grande qualificação, mas o arranque permitiu-lhe subir cinco lugares e os três abandonos e os Safety Car, outros cinco. A Aston Martin teve mais um fim de semana satisfatório, com os dois pilotos a terminarem nos pontos. Lance Stroll, que partiu de 19.º terminou em sétimo e ficou uma posição à frente de Fernando Alonso.

Outro piloto a fazer uma grande recuperação foi Oliver Bearman. O jovem britânico saiu das boxes e acabou a corrida no sexto lugar. Yuki Tsunoda e Esteban Ocon fecharam os lugares pontuáveis, respetivamente.

Neste Grande Prémio tivemos muito drama. Três abandonos, três Safety Car, um Virtual Safety Car e três penalizações. Um incidente entre Carlos Sainz e Liam Lawson, resultou numa penalização de dez segundos para o espanhol. Antonelli recebeu as outras duas. Uma pelo toque em Leclerc e a outra por exceder os limites de velocidade nas boxes.

PILOTO DO DIA

Isack Hadjar (Racing Bulls) – Podia distinguir outros pilotos como Albon, Bearman ou Stroll, mas a corrida do jovem francês foi espetacular. Aguentou a pressão de ter dois pilotos de enorme qualidade e levou o Racing Bulls ao pódio. A equipa de Faenza não tinha um piloto no pódio desde o Grande Prémio de Baku, em 2021, com Pierre Gasly.

DESILUSÃO DO DIA

Ferrari – Outro fim de semana terrível para a Scuderia. A qualificação não foi extraordinária, mas a corrida conseguiu ser ainda pior. Hamiltoncontinua com dificuldades em dirigir o SF-25. O azar persegue Leclerc e o monegasco perde pontos valiosos na disputa pelo quarto lugar no Campeonato de Pilotos.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Marítimo revela bastidores da subida à Primeira Liga em documentário

O Marítimo vai estrear, a 26 de agosto, o documentário «Marítimo É de Primeira», que revela os bastidores da época 2025/26.

Eis os convocados para as seleções sub-15, sub-16 e sub-17 de Portugal

As seleções portuguesas sub-15, sub-16 e sub-17 já anunciaram os convocados para os estágios de preparação na Cidade do Futebol.

Alverca contrata Gabriel Carioca ao Athletic MG

O Alverca oficializou Gabriel Carioca como reforço. O avançado de 20 anos deixou o Athletic MG para se juntar aos ribatejanos.

Palmeiras contrata substituto de Kaique

O Palmeiras assinou com Bruno Bertinato. O guarda-redes deixou a Portuguesa para substituir Kaique que está a caminho do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Bodo/Glimt confirma favoritismo e LASK Linz carimba reviravolta histórica: eis os primeiros apurados para a Champions League pelo playoff

O Bodo/Glimt e o LASK Linz juntam-se ao Sabah Baku na fase de liga da Champions League. Primeiros apurados via playoff.

FC Porto e AC Milan têm reunião agendada por Santiago Giménez: eis as novidades quanto ao negócio

O FC Porto e o AC Milan têm agendada uma reunião com vista ao futuro de Santiago Giménez. Avançado tem acordo com os dragões.

Sporting não dá hipóteses e goleia Benfica na Liga Next Gen

Primeiro dérbi na Liga Next Gen (sub-23) e goleada das grandes. O Sporting recebeu e bateu o Benfica por 4-1.