Oliver Bearman: Ascensão à categoria-rainha | Fórmula 1

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Oliver Bearman tem 19 anos e é visto como um jovem piloto bastante promissor. Tem estado em evidência no universo Fórmula 1 devido ao facto de ter sido anunciado como um dos pilotos da Haas já a partir da próxima temporada, para substituir Hulkenberg que vai fazer parte da Sauber. Depois de ter assinado um contrato de vários anos com a construtora norte-americana, Oliver Bearman aguarda a decisão da equipa sobre qual vai ser o seu colega para 2025.

O jovem piloto reserva da Ferrari fez a sua estreia da Fórmula 1 em Março de 2024, no grande prémio da Arábia Saudita, depois de substituir Carlos Sainz que tinha sido operado a uma apendicite. Com apenas um treino livre e uma qualificação feitos, terminou em sétimo lugar naquela que foi uma estreia gloriosa para o miúdo de 19 anos.

Recuando um pouco ao seu passado, Bearman nasceu em 2005, em Chelmsford, Inglaterra, e desde cedo que se foi evidenciando nos karts. Já demonstrava estar um passo à frente e foi tendo sucesso desde pequeno ao vencer vários títulos, consolidando o seu talento à medida em que avançava nas categorias.

Em 2021, teve, possivelmente, a melhor temporada da sua carreira, até ao momento, depois de se tornar no primeiro piloto a vencer dois títulos de Fórmula 4 no mesmo ano. Este seu desempenho chamou a atenção de todos aqueles que procuram cativar novos talentos com vista ao futuro, levando a Academia de Pilotos da Ferrari a contratá-lo. No ano seguinte, entrou na Fórmula 3 e atualmente compete pela equipa Prema na Fórmula 2.

Em 2023, terminou em sexto lugar no campeonato do mundo de Fórmula 2, conquistando quatro vitórias. Em 2024, tem feito uma temporada cinzenta na mesma categoria, ocupando a 13ª posição com 34 pontos. Para além disso, esta época tem feito alguns treinos livres pela Haas que se têm revelado bastante úteis para o desenvolvimento do jovem piloto. Oliver Bearman sempre se sentiu bastante confortável no monolugar da Fórmula 1, conseguindo apresentar um à vontade fora do comum.

Para a temporada de 2025, espera-se com bastante expectativa a prestação de Bearman ao serviço da Haas. É curioso que a construtora norte-americana tenha apostado na jovialidade e, possível, irreverência de um jovem piloto em detrimento da experiência que outros poderiam oferecer à equipa.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Morten Hjulmand agradece apoio dos adeptos antes do embate com o Bodo/Glimt: «É incrível que viajem para tão longe para estarem connosco»

O capitão Morten Hjulmand realizou a antevisão ao Bodo/Glimt x Sporting numa entrevista ao canal do clube, agradecendo o apoio dos adeptos.

Gil Lameiras é o principal candidato à sucessão de Luís Pinto no comando do Vitória SC

Luís Pinto está de saída do Vitória SC e Gil Lameiras, treinador da equipa B, é o candidato melhor posicionado para assumir o cargo.

Norueguês que passou em Alcochete lança o Bodo/Glimt x Sporting: «Nunca se sabe, já provaram que podem vencer qualquer um»

Nicolai Skoglund, avançado norueguês que passou na academia do Sporting, fez a sua antevisão ao embate com o Bodo/Glimt na Champions League.

Amar Dedic integra convocatória da Bósnia para o playoff de acesso ao Mundial 2026

Esta segunda-feira, Amar Dedic foi escolhido pelo selecionador da Bósnia, Sergej Barbarez, na convocatória para o playoff de acesso ao Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Pinto de saída do Vitória SC apesar da conquista da Taça da Liga: Oficialização deve acontecer nos próximos dias

O flashcore avança que Luís Pinto vai abandonar o Vitória SC nos próximos dias, depois da derrota frente ao Santa Clara na Primeira Liga.

Francesco Farioli passou uma mensagem à equipa com um papel que Terem Moffi entregou: Eis os detalhes

O papel que Terem Moffi levou quando entrou no Clássico como substituto continha indicações sobre marcações a quatro jogadores do Benfica.