Última horaEntre a ‘segurança’ e a ‘juventude’: Rui Borges com decisão importante a tomar nas próximas horas no Sporting
Publicidade

Oliver Bearman: Ascensão à categoria-rainha | Fórmula 1

Mafalda Ferreira Costa · 2 min

Oliver Bearman: Ascensão à categoria-rainha | Fórmula 1

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

modalidades cabeçalho

Oliver Bearman tem 19 anos e é visto como um jovem piloto bastante promissor. Tem estado em evidência no universo Fórmula 1 devido ao facto de ter sido anunciado como um dos pilotos da Haas já a partir da próxima temporada, para substituir Hulkenberg que vai fazer parte da Sauber. Depois de ter assinado um contrato de vários anos com a construtora norte-americana, Oliver Bearman aguarda a decisão da equipa sobre qual vai ser o seu colega para 2025.

O jovem piloto reserva da Ferrari fez a sua estreia da Fórmula 1 em Março de 2024, no grande prémio da Arábia Saudita, depois de substituir Carlos Sainz que tinha sido operado a uma apendicite. Com apenas um treino livre e uma qualificação feitos, terminou em sétimo lugar naquela que foi uma estreia gloriosa para o miúdo de 19 anos.

Recuando um pouco ao seu passado, Bearman nasceu em 2005, em Chelmsford, Inglaterra, e desde cedo que se foi evidenciando nos karts. Já demonstrava estar um passo à frente e foi tendo sucesso desde pequeno ao vencer vários títulos, consolidando o seu talento à medida em que avançava nas categorias.

Em 2021, teve, possivelmente, a melhor temporada da sua carreira, até ao momento, depois de se tornar no primeiro piloto a vencer dois títulos de Fórmula 4 no mesmo ano. Este seu desempenho chamou a atenção de todos aqueles que procuram cativar novos talentos com vista ao futuro, levando a Academia de Pilotos da Ferrari a contratá-lo. No ano seguinte, entrou na Fórmula 3 e atualmente compete pela equipa Prema na Fórmula 2.

Em 2023, terminou em sexto lugar no campeonato do mundo de Fórmula 2, conquistando quatro vitórias. Em 2024, tem feito uma temporada cinzenta na mesma categoria, ocupando a 13ª posição com 34 pontos. Para além disso, esta época tem feito alguns treinos livres pela Haas que se têm revelado bastante úteis para o desenvolvimento do jovem piloto. Oliver Bearman sempre se sentiu bastante confortável no monolugar da Fórmula 1, conseguindo apresentar um à vontade fora do comum.

Para a temporada de 2025, espera-se com bastante expectativa a prestação de Bearman ao serviço da Haas. É curioso que a construtora norte-americana tenha apostado na jovialidade e, possível, irreverência de um jovem piloto em detrimento da experiência que outros poderiam oferecer à equipa.

Mafalda Ferreira Costa

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quando os outsiders deixam de pedir licença | Premier League

Há uma altura em todas as épocas em que olhamos para a classificação da Premier League e procuramos os intrusos. Aqueles clubes que, por alguma razão, decidiram não respeitar a hierarquia habitual e instalaram-se em lugares que, à partida, pareciam reservados aos mesmos de sempre. Este ano, apenas cinco jornadas decorreram para dois nomes já começarem a desviar a atenção, o Brighton e o Leeds. O primeiro está em terceiro. O segundo, em quinto. Ambos invictos e separados por apenas um ponto. Mas talvez mais interessante do que a posição que ocupam seja a sensação de que nenhum dos dois parece estar ali por acaso... Mas analisemos com factos. O Brighton já marcou 16 golos em cinco jornadas, mais do que qualquer outra equipa do campeonato, e só perdeu um jogo. O Leeds sofreu apenas três golos e ainda não conheceu a derrota.

Francisca Marafona Graça · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.