Fórmula E Diriyah E-Prix: Sam Bird voou para a vitória

- Advertisement -

A Fórmula E começou hoje a sua temporada no E-Prix da Arábia Saudita. Muitas novidades já cobertas aqui no Bola na Rede, pelo meu colega redator dos desportos motorizados, Luís Manuel Barros, por isso vamos diretos à primeira corrida.

Assim, para a Arábia Saudita, nós portugueses colocávamos as nossas esperanças no mais recente recruta da DS Techeetah, António Félix da Costa. Mas, na qualificação, a divisão por grupos voltou a não resultar para o português, que assim só se qualificou na 21.ª posição. Na pole position ficou o ex-colega de Félix da Costa, Alexander Sims, da BMW I Andretti Motorsport. A estreante Mercedes, com Nyck de Vries e Stoffel Vandoorne, também ficaram muito bem qualificados, lá na frente.

Assim, no arranque, Alexander Sims saiu da pole position e arrancou bem, conseguindo logo uma distância de cerca de um segundo para Stoffel Vandoorne e Nyck De Vries.

Nyck De Vries em estreia na Fórmula E pela equipa oficial da Mercedes
Fonte: Mercedes-Benz EQ Formula E Team

António Félix da Costa conseguiu logo subir duas posições e ficar em luta com um dos rookies desta temporada, Brendon Hartley da Geox Dragon. A primeira bandeira amarela da temporada foi provocada por Sébastien Buemi que viu o seu monolugar ficar parado na pista da Arábia Saudita, levando à desistência do piloto suíço. Mau arranque da temporada para a Nissan e.DAMS.

Mas, as grandes lutas desta primeira corrida começaram a ser pela quinta posição, onde cinco carros disputavam as honras. Sam Bird, Jérome D’Ambrosio, Oliver Rowland, André Lotterer e Max Gunther trocavam tinta.

Na frente da corrida, ambos os Mercedes foram ao Attack Mode, para tentar chegar a Sims, que uma volta depois respondeu aos homens das flechas prateadas. Beneficiando das bandeiras amarelas, Félix da Costa conseguiu fugir de Hartley e aproximar-se de Lucas Di Grassi. Quando já estava próximo do brasileiro, o piloto do Audi passou por Daniel Abt. Assim, o piloto português utilizou o Attack Mode para passar o alemão, pela 16.ª posição, colocando-se outra vez atrás de Di Grassi.

Na frente, a luta estava ao rubro. A cerca de 16 minutos para o final, Sam Bird atacou Nyck De Vries e depois, na volta seguinte, colocou-se na segunda posição, pois Vandoorne também atacou Sims pela liderança.

Mais atrás, Félix da Costa subia ao 14.º lugar, devido à desistência do seu companheiro de equipa, Jean Éric-Vergne, com problemas na suspensão dianteira direita do seu monolugar. Outro mau arranque da temporada, especialmente sendo Vergne o piloto com o campeonato a defender.

O campeão em título não começou bem a defesa do bicampeonato
Fonte: DS Techeetah

Félix da Costa continuou a pressionar, tentando aproximar-se de Felipe Massa, utilizou o segundo Attack Mode disponível e também o Fan Boost, mas não conseguiu, tendo sido ultrapassado por Lucas Di Grassi. Mais uma vez o português a receber o Fan Boost, decidido pelos adeptos da modalidade.

Na frente, Sam Bird colocou-se na liderança. Numa excelente manobra sobre Vandoorne, o britânico colocou-se logo a cerca de um segundo do belga, que ficou à mercê de André Lotterer.

Mas, a cinco minutos do fim, Daniel Abt cometeu um erro e colocou o Audi no muro, deixando detritos em pista, o que fez com que outro português entrasse em pista. Bruno Correia e o Safety Car estiveram em pista durante cerca de três minutos.

Com dois minutos e uma volta para o fim, na frente ninguém conseguiu incomodar Bird, que cruzou a meta na frente de Lotterer e Vandoorne.

Mais atrás, Félix da Costa terminou em 14.º lugar, e esteve sob investigação pelo incidente envolvendo Daniel Abt, que trouxe o Safety Car para a pista, mas nada daí resultou.

A segunda corrida é amanhã, às 11h45, com transmissão no Eurosport 1.

Foto De Capa: Envision Virgin Racing

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.