24 anos depois, Portugal volta a ter um Grande Prémio de Fórmula 1

- Advertisement -

24 de julho de 2020. É preciso guardar este dia na agenda, porque foi o dia em que foi oficializado pela Fórmula 1 que Portugal voltará a ter um Grande Prémio da modalidade, 24 anos depois do último realizado em terras lusas.

E, o palco escolhido, como há muito se fazia «burburinho», é o Autódromo Internacional do Algarve, situado em Portimão. Pela primeira vez, o circuito algarvio recebe um evento deste calibre, sendo que os últimos Grandes Prémios de Portugal passaram por circuitos no Porto, Monsanto e Estoril.

Para além de Portimão, nesta última sexta-feira foram anunciados mais dois circuitos que há muito não entravam no calendário. Os circuitos históricos de Nurburgring, na Alemanha, e Imola, em São Marino (Itália), juntar-se-ão à festa do calendário mais inimaginário dos últimos tempos.

Em contrapartida, Grandes Prémios realizados no continente americano foram devidamente cancelados. Países como Canadá, EUA, México e Brasil, que acolheram a Fórmula 1 durante anos, mostraram-se vulneráveis à realização de eventos, à conta do crescimento de casos de infeção por COVID-19.

Agora, chegamos à parte que mais nos interessa: O Grande Prémio de Portugal de 2020 realizar-se-á no fim-de-semana de 23 a 25 de outubro, e, ao que tudo indica, poderá ser dos primeiros eventos do calendário – se não mesmo o primeiro – a contar com público nas bancadas.

A sede de Fórmula 1 em Portugal é tanta que parece que, por um pouco, nos esquecemos que estamos ainda a viver numa pandemia, que tem assolado o mundo por aí fora.

Mas, a verdade é que, se não fosse a pandemia, a hipótese de termos em Portugal um Grande Prémio era nula, tendo em conta a emergência no mercado de países como o Vietname e países do Médio Oriente, e, por isso, a esperança e a possibilidade remota de que, até outubro, as coisas melhorem em termos de saúde pública, é muito grande.

E, em resposta a esta questão, cerca de 5.000 bilhetes já estão a ser disponibilizados e vendidos, através do site do Autódromo Internacional do Algarve.

Seja de que maneira for que o evento seja realizado, os esforços foram feitos para que, 24 anos depois, o tão esperado dia chegasse: O dia em que voltamos a ver a prova rainha do desporto motorizado em Portugal. De facto, nada disto seria possível sem a dedicação das entidades responsáveis por este regresso, nomeadamente o próprio AIA e o seu CEO, Paulo Pinheiro.

Este também acaba por ser um «prémio» aos fãs portugueses, que tanto esperavam por esta oportunidade. A oportunidade única de voltar a ver a Fórmula 1 em Portugal, numa condição que deveria ser fechada ao público, porém, também poderá haver a possibilidade de juntar-se o útil ao agradável e ter fãs nas bancadas. É apenas majestoso e ainda irreal.

Em suma, Portimão acarreta um circuito de que se gosta à primeira vista, uma pista complexa que agrada tanto às equipas, como aos pilotos. Da nossa parte, esperamos ver um regresso em grande do GP de Portugal, que, quer seja com público ou não, prova que o nosso país tem capacidade para organizar e levar avante eventos desta dimensão. E que seja para continuar assim.

Foto de Capa: Autódromo Internacional do Algarve

Angelina Barreiro
Angelina Barreirohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Monção, a Angelina é Licenciada em Relações Internacionais e, Mestre em Economia Social pela Universidade do Minho. Vê o desporto como um dos bons lados da vida, que forma uma boa parceria com a escrita e o jornalismo. O seu interesse pelo desporto surgiu cedo, tendo como principal área de interesse o Futebol, o Ténis e a Fórmula 1.

Subscreve!

Artigos Populares

As novas pinturas para a nova temporada de 2026 | Fórmula 1

Desde meados de janeiro até agora, as 11 equipas de Fórmula 1 foram mostrando os seus novos carros, com as novas pinturas oficiais. Em época de pré-temporada

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha em Roterdão: Francisco Cabral cai nos quartos de final de pares

A dupla Francisco Cabral e Lucas Miedler perdem frente aos germânicos Jakob Schnaitter e Mark Wallner em dois sets e encerra, a participação no ATP 500 neerlandês.

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.