João Barbosa, um nome ainda desconhecido dos portugueses

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Em fevereiro de 2014 escrevi sobre João Barbosa e na altura referi que era um nome praticamente desconhecido para a grande maioria da população portuguesa. Hoje, passado mais de ano e meio, o nome continua a ser pouco conhecido por nós.

Na altura dei um exemplo de como o nome não é conhecido entre nós através da Wikipédia, e escrevi que no referido site “apenas existem, para este piloto, páginas em inglês, espanhol, francês, alemão e finlandês.” Passado mais de ano e meio foram acrescentadas mais duas línguas, o polaco e o malagasy (de Madagáscar). Pelo que, por cá no burgo, nada mudou.

Mas este artigo surge no seguimento do segundo título de campeão nacional nos Estados Unidos por parte do piloto nascido no Porto. Uma vitória suada e conquistada apenas na última corrida em Atlanta. Esta segunda vitória na United SportsCar Championship foi alcançada ao lado de Christian Fittipaldi, tal como a primeira, e é um passo muito grande na sua consagração como piloto de protótipos, como se ainda fossem precisos mais passos para tal.

Barbosa, Fittipaldi e o Corvette da Action Express têm sido uma tripla muito forte, como provam os dois títulos americanos conquistados, mas no domingo passado, além deste título, a tripla ganhou a Taça norte americana de Endurance. Este ano ficaram ainda em segundo nas 24h de Daytona, uma das provas mais importantes de resistência, que também já foi ganha por duas vezes pelo português, a última das quais em 2014.  Este ano ganhou ainda as 12h de Sebring.

O portuense tem cada vez mais razões para sorrir
O portuense tem cada vez mais razões para sorrir
Fonte: Facebook do piloto

Em 2015 João Barbosa voltou às 24h de Le Mans, a mais importante prova de resistência do Mundo, depois de quatro anos de ausência. Neste seu regresso não foi muito feliz, tendo ficado em 12.º na sua categoria, a segunda mais importante em disputa. A sua presença nesta prova pode ajudar na sua divulgação em Portugal; afinal, a proximidade e o destaque dado à prova são muito maiores do que em relação aos Estados Unidos.

Agora, quantos de vocês ouviram falar neste título através dos média? Poucos ou nenhuns, apenas umas referências em rodapé. Todos nós sabemos que o futebol é que vende, mas falamos de um bicampeão nos Estados Unidos.

Em Portugal parece que um jogo da quinta divisão de futebol do Sudão do Sul tem mais importância do que um qualquer campeonato de uma modalidade dita amadora ou do que um desportista português, a não ser, claro, quando ele ganha alguma coisa importante. Aí sempre o apoiámos e acreditámos em que tinha qualidade para tal.

Como diz o piloto, “ser chamado de campeão soa bem”, só é pena poucos saberem da existência do piloto para o poderem chamar campeão, neste caso, bicampeão!

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Volta a Portugal 2026: uma corrida entre a celebração e a memória

A 87.ª Volta a Portugal chegou ao fim com a consagração de Alexis Guérin como vencedor da classificação geral, culminando uma demonstração de força coletiva da Anicolor/Campicarn que marcou toda a corrida.

FC Porto na corrida por ponta de lança do Championship: Sporting atento em caso de saída de Luis Suárez

Mohamed Touré pode vir a ser reforço do FC Porto neste mercado de transferências. O Sporting também tem o avançado referenciado.

Rodrigo Mora a caminho da AS Roma: eis os detalhes do contrato do médio ofensivo

Rodrigo Mora está cada vez mais perto de ser jogador da AS Roma ainda neste mercado. O médio ofensivo deve sair do FC Porto.

Benfica: valor pretendido por Richard Ríos definido e destino está descartado

O Benfica procura receber 40 milhões de euros por Richard Ríos, que não deve regressar ao Brasil neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Depois de perder a corrida por Rodri: José Mourinho já deu o seu aval e novo alvo do Real Madrid está definido

O Real Madrid pode avançar para a contratação de Martín Zubimendi. José Mourinho deu o seu aval para a compra.

Mercado ao rubro: internacional português avaliado em mais de 115 milhões de euros

O Al Hilal está interessado em garantir Pedro Neto. O Chelsea procura receber 115 milhões de euros pelo internacional português.

Sporting: excedentário é para sair esta semana e com destino quase definido

O Sevilha quer fechar a contratação de Giorgi Kochorashvili, médio que pertence aos quadros do Sporting e que não entra nos planos de Rui Borges.